quarta-feira, 21 de agosto de 2019

=> Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla debate inclusão em Garanhuns


Atividades estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais até o dia 28 de agosto

Processos de inclusão, protagonismo e implementação de políticas públicas para pessoas com deficiência são os principais assuntos a serem discutidos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, iniciada nesta terça-feira (20), em Garanhuns. A abertura municipal foi realizada pela Secretaria de Educação e recebeu apresentações culturais do projeto ‘Ludicidade na aprendizagem’, desenvolvido pela Escola de Musicalização, e da cordelista Edilene Soares, além de uma roda de conversa sobre os tópicos abordados com o advogado, Jarbas Trindade, e a professora Doutora em Educação Especial, Norma Maciel. A secretária de Educação, Eliane Vilar, também participou do momento e trouxe dados sobre a Educação Inclusiva no município. Este ano, o tema da Semana é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”.

De acordo com a supervisora pedagógica responsável pela Educação Inclusiva do município, Rosineide Chaves, a rede atende cerca de 500 alunos com deficiência. “Todas as escolas da rede atendem estudantes com deficiência e até o dia 28 iremos vivenciar atividades de inclusão. Queremos mostrar a todas as crianças que a deficiência não limita uma pessoa, porque antes de tudo ela é um ser humano e tem um nome e muitas habilidades”, comentou.

Representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde, Câmara Municipal de Garanhuns, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud), Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (Cap), Rede Estadual de Ensino, Lions Club, estudantes da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), gestores e professores das Salas de Recurso Multifuncional da Rede Municipal participaram da abertura. 

A Secretaria de Educação conta com professores de Atendimento Educacional Especializado, intérpretes de Libras, brailistas, cuidadores e estagiários que atuam no apoio aos alunos. Os estudantes também recebem o atendimento do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e foto: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário