sexta-feira, 29 de maio de 2020

=> Ciclo junino terá programação especial online no Cais do Sertão


Internautas vão poder conferir receitas, brincadeiras, lives e muita música nas redes sociais do museu



Este ano, o ciclo junino será comemorado em casa, devido à pandemia, e o Centro Cultural Cais do Sertão, museu localizado no coração do Recife, preparou programação especial e online para junho. Durante todo o mês, os visitantes, que seguem acessando o acervo da instituição cultural pelo instagram, acompanharão lives, brincadeiras, bate-papos e muita música. Todo o conteúdo ficará à disposição do internauta  por meio das redes sociais e do Spotify, com playlists temáticas de artistas locais.

Receitas e atividades recreativas para a garotada são algumas das opções. “A migração para o online foi uma alternativa muito proveitosa para interagirmos com parceiros, admiradores e estudiosos de todo o Brasil. Neste período junino que se inicia, nossa missão é promover o acolhimento virtual a partir das nossas atividades, com novos debates e formas de se pensar a cultura na sociedade”, analisa Rodrigo Novaes, secretário de turismo e lazer de Pernambuco.

Já na primeira semana de junho, a criançada, coladinha aos pais e demais parentes, vai embarcar na pluralidade recreativa no feed do perfil @caisdosertao. Na quinta-feira (5), a educadora Laís Vilar ensinará aos internautas receita especial de cuscuz. Ao longo das semanas, serão publicados vídeos interativos com receita de pão de inhame  passos de xaxado e xote; confecção de sanfona de papel e pau de sebo, bandeirinhas e lanternas.

E, claro, não vai faltar boa música pernambucana! Especialmente durante o ciclo junino, o perfil do Spotify do Cais do Sertão será recheado com playlists temáticas. Casando com a proposta do museu, as seleções vão contar com sucessos de artistas locais e também de ritmos que elevaram a cultura nordestina. Já estão disponíveis para audição e compartilhamento playlists especiais do cantor Josildo Sá e uma especial do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

NOVIDADES: PAPO DE MUSEU E OLHA PRO CÉU, MEU AMOR

Além das playlists e dos vídeos interativos, o Cais continuará realizando lives, devido ao acolhimento e sucesso obtido na Semana Nacional dos Museus. Nas terças e quintas-feiras do mês de junho, a equipe educativa, de gestão e de coordenação de conteúdo vão ter a oportunidade de promover a interlocução entre gestores de instituições culturais, pesquisadores e artistas, nos quadros “Papo de Museu” e “Olha pro Céu, meu amor”.


Na primeira terça-feira de junho, 2, a equipe do Cais do Sertão realiza a primeira edição do Papo de Museu. Sob o tema “Provocações Endêmicas – Desafios dos Educativos Museais na Pós-Pandemia. Educação, Cultura e Mercado da Arte”, Sandro Santos, educador do museu, conversa com Luciara Ribeiro, pesquisadora, curadora e  hoje educadora museal no Instituto Tomie Othake. Juntos, discorrem sobre o papel dos museus durante a pandemia e planejamento para o pós-pandemia. As lives posteriores contarão com participação de representantes do Museu da Abolição, Rádio Catimbau e do Instituto Ricardo Brennand.

Já na quinta-feira, 4, o papo é regado à música e histórias juninas. O primeiro ao vivo do “Olha pro céu, meu amor” recebe o doutor (UFPE) e mestre (UFRPE) em história Mário Ribeiro. Em bate-papo com Perácio Gondim, educador do museu, o especialista relembra as “Noites festivas de junho: Histórias do São João no Recife” e a importância cultural dos festejos juninos na capital pernambucana. Ao longo do mês, o quadro trará atrações musicais para relembrar momentos marcantes da festividade. Os encontros virtuais vão trazer à baila o protagonismo feminino no forró, a modernidade das quadrilhas juninas e as  consequências da pandemia na festa do Nordeste.  


--
---
Fonte / Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA 
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário