A partir desta quarta (20), o Espaço Ciência realiza, de forma remota, o Encontro de Educação e Divulgação Científica do Museu. Durante três dias, os monitores estarão compartilhando os projetos de pesquisa, relatos de experiência e propostas de intervenção, que foram produzidos durante o ano de 2020. O Encontro será transmitido pelo Youtube Espaço CiênciaPE.
São mais de 30 projetos, divididos em sessões de projetos de pesquisa, no dia 20; propostas de intervenção, no dia 21; e relatos de experiência, no dia 22. A abertura será às 9h da quarta (20), com participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos; do presidente da Facepe, Fernando Jucá; e do diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão. A solenidade de encerramento acontece na sexta-feira (22), a partir das 14h.
Segundo Vitória Pessoa, da Coordenação de Monitores do Espaço Ciência, a iniciativa surgiu da necessidade de estimular a produção científica em meio à pandemia. Mas veio para ficar. A ideia é que se torne mais um evento anual do Espaço Ciência. Os artigos produzidos pelos monitores serão transformados em uma revista digital, disponibilizada no site do Museu.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 20 – PROJETOS DE PESQUISA
ABERTURA – 9h
Com: Lucas Ramos, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação;
Fernando Jucá, presidente da Facepe
Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência;
BLOCO MANGUEZAL CHICO SCIENCE – 9:15h ÀS 10:20h
- Um estudo comparativo da avifauna do Manguezal Chico Science
- Guaiamum do manguezal urbano
- Levantamento bibliográfico e classificação dos estudos, realizados de 2000 a 2020, no Manguezal Chico Science
- Natural e o virtual: mídias sociais como meio facilitador no ensino do manguezal
BLOCO EDUCAÇÃO E QUÍMICA – 10:25h às 11:10h
- Contextualizando a investigação criminal com o ensino de Química para alunos do Ensino Médio
- A influência do aprendizado micro, macro e simbólico da Química nos visitantes do Espaço Ciência
- O ensino da Química através de experimentos e elementos caseiros, abordados em atividades práticas no Espaço Ciência
BLOCO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEUS IMPACTOS – 11:15h às 12h
- Educação não formal: Espaço Ciência como colaborador no processo de aprendizagem
- Do ensino em espaços não escolares a materialidade formativa de habilidades
- Museu Espaço Ciência como instrumento de formação do cidadão
BLOCO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEUS IMPACTOS 2 – 14h às 15:10h
- Museu de ciências nas representações dos monitores
- O Espaço Ciência e a reflexão sobre o papel da mulher na pré-história
- A assimilação do conteúdo referente a relevo e limites territoriais relacionado à compreensão do experimento mapa de Pernambuco do Espaço Ciência.
- Aportes ao ensino matemático: uma abordagem sobre a perspectiva do aprendizado por libras em ambientes não escolares
- O ensino da matemática fora da sala de aula: museu como espaço de interação matemática
BLOCO ASTRONOMIA E BIOLOGIA – 15:30h às 16:15h
- Importância das práticas pedagógicas desenvolvidas no Observatório Astronômico do Alto da Sé como alternativas na popularização do ensino de Astronomia
- O que você sabe sobre epidemias?
- Ipê-Roxo
DIA 21 – PROJETOS DE INTERVENÇÃO
BLOCO TECNOLOGIA – 9h às 9:55h
- A utilização de códigos QR como ferramenta de suporte em museus
- Motor Stirling como proposta de experimento para o Espaço Ciência
- Abordagem educativa no ensino de energia nuclear através de maquete interativa
BLOCO ASTRONOMIA – 10h às 10:30h
- Proposta de melhoria para a Área Espaço
- Planetário como ferramenta de divulgação astronômica para a população
BLOCO QUÍMICA – 10:35h às 11:05h
- Realidade virtual como ferramenta para o aprendizado do ensino de Química em espaços não formais aplicada no museu Espaço Ciência
- Abordagem experimental de Química como ferramenta de aprendizagem informal no Espaço Ciência
BLOCO ATENDIMENTO – 11:10h ÀS 11:40h
- A importância da difusão da LIBRAS no Espaço Ciência
- Metodologia de Atendimento ao Visitante
DIA 22 – RELATOS DE EXPERIÊNCIA
BLOCO EXATAS – 9h às 9:55h
- O ensino da Astronomia indígena brasileira no Espaço Ciência
- Introdução da Robótica para o desenvolvimento acadêmico do estudante
- O conhecimento da energia nuclear para todos
BLOCO METODOLOGIAS – 10h às 11h
- A experimentação informal do método científico como incentivo para o meio acadêmico
- Jogos e aprendizados
- Ensino da Geometria gráfica através do desenvolvimento de jogos educativos: um relato de experiência do projeto Gepetto – Ateliê de Ciência
- O uso de Tenebrio molitor como alternativa para a reciclagem de poliestireno expandido EPS
BLOCO HUMANAS – 11:05h às 11:50h
- O ensino da História através de práticas interativas em museus de ciências
- Linguagens alternativas para o ensino de História: a aprendizagem através do museu Espaço Ciência
- Educação ambiental no Manguezal Chico Science: um panorama geográfico
SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO – A partir das 14h
Nenhum comentário:
Postar um comentário