Um novo projeto realizado pela secretária de assistência social, Marconeide Félix em parceria com o Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, irá mudar o futuro das crianças lajedenses. A apresentação somou com a presença da pastora Eliane e a integrante do Conselho Tutelar, Fátima Lira. Numa atitude pioneira, crianças das comunidades do Bom Jesus e Multirão que estejam estudando começam a formar o 7ª Cia GPA de Lajedo-PE. Essa companhia consiste num quartel mirim envolvendo meninos de 7 a 16 anos, e que está se formando a partir de hoje na cidade com o intuito de educar e disciplinar essas crianças, como também afiançar seus estudos, uma vez que apenas as crianças que estiverem matriculadas participarão.
Dentro das duas comunidades privilegiadas 120 alunos receberão o fardamento completo adequado às normas impostas pelo grupo dos Patrulheiros do Agreste sob as autoridades do Comandante Ítalo que formou esse projeto há 4 anos e hoje tem serviços prestados à sociedade com um número de 470 jovens de várias faixas etárias. Conjuntamente, outras prefeituras também aderiram à patrulha objetivando um melhor futuro para os filhos das cidades de Capoeiras, Brejão, Jucati e Caetés. Entusiasmada com o projeto, a secretária de Assistência Social comunica às mães que “se ocupar seus filhos com coisas boas, teremos, com certeza, frutos bons”.
Em meio às ações, instruções, atividades e cursos que esse projeto engloba, estão blitz educativas, campanhas em combate às drogas e cidadania, ensina a ter disciplina, resgate de valores patrióticos, educação moral e cívica, também campanhas sociais como sobre a dengue. Além disso, os meninos são preparados para defesa pessoal, e atividades que estimulem a criação, lazer e cultura como visitas aos Batalhões, acampamentos e primeiros socorros.
“Aprenderão a ter respeito, a andar por um bom caminho...”, diz o comandante e criador Ítalo. Um investimento que renderá muito mais para as famílias dessas comunidades que se aproveitam de atividades assim para melhorar sua vida. “A 7ª Companhia de Lajedo é um projeto social que complementa a educação da família”, afirma o Comandante. Junto com ele, um dos jovens cuja jornada dentro do quartel mirim já dura alguns anos, pôde demonstrar um pouco do que é feito nesse plano.
Os alunos que formarão esse curso serão acompanhados bem de perto pela equipe dos Patrulheiros, garantindo a frequência, e as notas boas na escola. Esse investimento terá início a partir desta quarta (13), e serão nos períodos diurno e vespertino de acordo com as aulas para que não comprometa o ano letivo. Tendo início das 8h até às 10h30 na manhã e 13h20 às 16h, muitos estudantes já se encontravam nas Escolas Irene Leão e Frei Fernando Rossi para assegurar que as mães assinassem as atas de responsabilidade e de que estão de acordo, autorizando os meninos a fazerem parte deste projeto inovador.
Para os estudantes que se enquadram na faixa de idade e que estudam no período da noite, também há vagas. É só procurar as escolas da sua comunidade com a presença do pai ou da mãe. “O projeto não é tornar os filhos militares. E sim fazer com que sejam cidadãos de bem”, completa o Comandante Ítalo.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Lajedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário