A técnica em literatura do Sesc/Garanhuns - Marcilene Pereira enviou um e-mail para a editora-chefe do BLOGATIVO para convite e divulgação do encontro mensal da ação denominado "Com a palavra, o escritor", que terá na programação da noite de hoje os escritores: Fernando Monteiro e Amâncio Siqueira.
Abaixo encontra-se informações oriundas do e-mail.
Agosto – 26
A partir das 19h30
|
Com a palavra, o escritor
Literatura e espírito de época
Fernando Monteiro conversa com Amâncio Siqueira
|
Salão de Eventos do SESC
|
Público alvo:
Estudantes, professores e afins
|
Sobre os escritores:
Fernando Monteiro
Escritor, crítico de arte e cineasta. Bacharel em Ciências Sociais e estudou Cinematografia em Roma (Itália). Conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais como poeta, romancista e diretor de filmes documentários (no México, na Alemanha e na Polônia). Produziu e dirigiu cerca de 15 documentários de curta-metragem (todos distinguidos com a Classificação Especial do CONCINE, na época). Também diretor de filmes especiais para o Curso de Alfabetização de Adultos (método Paulo Freire), produzido pela OEA/Universidade Federal de Pernambuco/TV-Universitária, entre 1971 e 1972.
Como poeta, conquistou o Prêmio Othon Bezerra de Mello de Academia Pernambucana de Letras, em 1976 – com a peça “O Rei Póstumo” – e o Prêmio Nacional da UBE/Rio, com “Ecométrica”, editado por Massao Ohno Editor (SP). Como romancista, sua estréia foi em Portugal, em 1997, com “Aspades, ETs Etc” – considerada a “melhor obra de ficção, em língua portuguesa”, daquele ano. O livro foi lançado no Brasil em 2000, pela Editora Record, que já lançara o romance “A Cabeça no Fundo do Entulho” – com o qual Fernando Monteiro conquistou o Prêmio BRAVO! de Literatura, em 1999.
Pela Editora Globo, em 2001 ele lançou “A Múmia do Rosto Dourado do Rio de Janeiro” e, pela mesma editora, publicou o romance “O grau Graumann”, em 2002. Pela Editora W11, em 2003, lançou o livro de contos “Armada América”, um dos cinco finalistas do gênero conto, na segunda edição do Prêmio Brasil/TELECOM (2004).
Fernando Monteiro é também o autor do ensaio crítico BRENNAND – que conquistou o Prêmio Santa Rosa, da FUNARTE (1987).
Como crítico de arte, foi o curador da Galeria Espaço Vivo (de 1992 a 1995) e da galeria Estúdio A (de 1996 a 1998), além de apresentador da Exposição FRANCISCO BRENNAND, na Staatliche Kunsthale, em Berlim (1993).
Amâncio Siqueira
Finalista do Prêmio SESC de Literatura 2010 – Categoria Contos, com o inédito O Conta-a-dor de Histórias.
Escritor com o romance “O Evangelho de São Pecador” publicado pela Artexpressa Editora em 2010.
Editor dos blogues phallosdemiurgo.blogspot.com e amanciosiqueira.wordpress.com
Participou da Mostra Literária Luzinette Laporte, promovida pelo SESC Garanhuns em 2011 e ministrou o minicurso O Romance e suas Nuances, em 2014. Seu novo romance, Quebra Cabeças, será publicado em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário