O primeiro dia útil do mês de fevereiro teve a inauguração da sala do programa “Melhor em casa” da Secretaria de Saúde responsável pela EMAD – Equipe Multifuncional de Assistência Domiciliar na Unidade Mista, por trás do hospital.
A equipe de 2 enfermeiras, 2 técnicas em enfermagem, 1 fisioterapeuta, 1 clínico geral e motorista se dispõem a acolher lajedenses que necessitam de cuidados e atendimentos em suas casas por consequência de condições físicas e psicossociais que impedem a locomoção. Para organizar esse novo serviço, uma sala foi disponibilizada onde sempre haverá alguém presente enquanto a equipe itinerante faz os atendimentos, a exemplo desta segunda-feira, com a triagem para ser feita no Poço, Vila dos Prazeres e Bom Jesus.
Antes de tudo é preciso entender a EMAD. Para isso usamos o seguinte exemplo fictício de caso que cabe ao programa Melhor em Casa atender:
Dona M., 70 anos, diabética e hipertensa desenvolveu uma úlcera por pressão na região sacral, classificada como grau II, necessitando de maiores cuidados, como a renovação mais frequente de curativo e de mais uma visita por semana.
A equipe de profissionais da saúde, através da admissão do médico, vai construir um plano de cuidados através da análise da estrutura familiar dessa senhora, e estabelecer: quadro clínico, suporte terapêutico, reabilitação, cuidados de enfermagem, cuidados paliativos. Para isso, o atendimento domiciliar será designado como de curta, média ou longa permanência. E todo o processo, desde o conhecimento da existência do paciente, acolhimento, cuidados, até a alta serão executados com base na ética, respeitando os direitos dos doentes, enfatizou a coordenadora Luana Araújo.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Lajedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário