Está acontecendo desde manhã desta sexta-feira (3), o primeiro Brechó Solidário em Prol da Asnov - Associação de Catadores de Papelão e Material Reaproveitável que sofreu um enorme prejuízo financeiro material, incluindo mobília, maquinário e 40% do rendimento mensal de todos os associados através de um incêndio criminoso.
Presidente da Asnov - Fabiana Sales com algumas associadas durante o brechó |
A Asnov vem desenvolvendo há mais de 13 anos, um trabalho de coleta de materiais recicláveis de 38 toneladas por mês (antes do incêndio) e devido ao incêndio houve uma diminuição de arrecadação para 19 toneladas.
A população de Garanhuns se mobilizou doando roupas e sapatos seminovos para serem comercializadas a preços populares neste primeiro brechó que está sendo realizado no Espaço Largo do Colunata até às 17h desta sexta-feira.
Parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o evento |
A idealização deste evento solidário surgiu em reunião entre representantes da Associação com membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que abraçaram a causa enquanto Governo Municipal e posteriormente conseguindo novos parceiros para a causa como: os meios de comunicação tradicionais e alternativos como rádios e blogs; Projeto Maná; Escritório Virtual e Dario Ferraz JR. Advocacia e Consultoria Jurídica; Lanchonete Mania de Comer; Exército Brasileiro – 71 BI MTz.
Através da mobilização social para restruturação da associação que busca desenvolvimento sustentável e econômico, as pessoas têm comparecido para prestigiar e colaborando com a compra de produtos. Dentre as pessoas que estiveram adquirindo produtos, podemos citar a própria Secretária de Desenvolvimento Econômico – Janecélia Marins pois valoriza a moda sustentável.
Durante a ocasião, a presidente da associação - Fabiana Sales também foi convidada para ser entrevistada no final do dia para contar a experiência do evento para uma rádio local.
O brechó continuará de forma itinerante e as pessoas poderão continuar contribuindo com doações de roupas, calçados, acessórios, eletrodomésticos e objetos de decoração seminovos na sede da Asnov; na Secretaria de Desenvolvimento Econômico; esperar os catadores fardados que passam nas residências pelas localidades nas quais são realizadas as coletas ou ainda no próprio brechó que também é ponto de coleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário