segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

=> CRÔNICA: MARCHINHAS E MARCHINHAS

POR: Givaldo Calado de Freitas*

Meu amigo Lucas me ligou nessa quarta-feira de cinzas. Estava eu, ainda, recolhido à minha alcova, mas já pronto para o desjejum. "Mas, já?" - disse a mim mesmo - "nesse primeiro dia da Quaresma, a ser comemorada por nós cristãos ocidentais ao longo dos próximos quarenta e cinco dias?"

E, eu, pecador, estou entre eles porque cristão ocidental. E, por cima, católico apostólico romano. Sobretudo, depois da entronização de Jorge Mario Bergoglio, na cadeira de Pedro com a santidade interior e as práticas de São Francisco, máxime com suas ações pelos mais pobres. E, inclusive, com seu nome: Papa Francisco. Que encantou e encanta o mundo com suas práticas misericordiosas. Que o mundo todo estava a desejar.

Mas eu dizia que nesse santo dia - o primeiro de tantos - eu recebera uma ligação do amigo, Lucas. “Mas, amigo, que quer que eu faça? Não sou do mundo artístico. Das músicas, dou minhas opiniões porque tenho ouvidos. Por eles distinguo as músicas que, para mim, prestam e as que, para mim, não prestam. Ou, como diz você, às que irão às paradas e as que devem ser postas no lixo.

Por eles, sim, meu amigo. Por meus ouvidos, posso dizer que as boas músicas são eternas. E, nessa perspectiva jamais seriam atingidas por tiros ou balas perdidas, como virou moda em nosso país. Até porque, amigo, tiros com alvos ou perdidos, matam. Mas são incapazes de matar músicas de qualidade, que vieram pra ficar. E ficar, eternamente, porque contemplativas por nossas mentes".

Posto que sabendo a que gênero de música se referia Lucas, disse-lhe: "Sei que você quer minha opinião sobre as marchinhas que desfilaram neste carnaval de 2018. Estou certo? Pois bem! Vou recuar um pouco no tempo para poder lhe fazer uma pergunta. Você lembra, não? Da marchinha 'ABRE ALAS', de Chiquinha Gonzaga, do incrível ano de 1899, animando nossos carnavais de lá, até hoje?

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar 
Eu sou da lira não posso negar 
Eu sou da lira não posso negar

E também de 'MAMÃE EU QUERO', de Jararaca, de 1936?

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta 
Dá a chupeta pro bebê não chorar

Ainda ALLAH-LÁ-Ó, de Haroldo Lobo, de 1940?

Allah-lá-ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô 
Mas que calor, ô, ô, ô, ô, ô, ô
atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente 
Queimou a nossa cara

E tantas e tantas mais como 'Ô Balancê', de Braguinha - 1936; 'Aurora', de Mário Lago - 1940; 'Cabeleira do Zezé', de João Roberto Kelly, esta de ontem - 1963?

Pois bem! Só essa última nasceu pouco depois de você, já que você é de 1960. E todas, desde ABRE ALAS, presentes em nossos carnavais. Porque imorredouras. Porque eternas.
Do outro lado, as músicas, as marchinhas que você manda pro lixo, elas já nasceram moribundas. Portanto, com morte anunciada. Sem direito de chegar às paradas, mesmo por ousadia, mesmo por intromissão de seus autores. Elas, mal aparecem, e morrem. Morrem da memória do carnavalesco, mesmo este recolhido por alguma razão. Porque indébitas. Porque acinzentadas... porque distantes da genial construção das músicas, das marchinhas... que não deixamos de cantar por anos e anos; décadas e décadas.... E, mal termina o tríduo momesco, esses lixos de que você fala, mesmo sem bala com alvo ou bala perdida, morrem. Morrem para nunca mais voltar anos seguintes.

É isso, amigo, que penso das músicas ou marchinhas que você chama de 'lixos', posto que nesse carnaval procurei me recolher para avançar um pouco nas minhas leituras e nas minhas linhas, e, portanto, não tê-las ouvido. Mas sem tirar da mente as palavras que ouvira de Dom Hélder Câmara: 'Não sei o que pesa mais diante de Deus: se os excessos aqui e ali, cometidos por foliões, ou o farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar carnaval'.

E, ainda, palavras do passado, mas atuais para nossos dias a dia, referidas por Ribeiro Couto: 'O carnaval é a única festa nacional que consola a gente do calor, da queda do mil-réis, da política dos progamas de salvação pública...'.

Brinquei muitos e ainda hei de brincar muitos carnavais. Não sou de esconder minhas emoções, sobretudo diante de mais um santo da minha Igreja. E, por não tê-lo feito esse ano, pouco posso ajudar a você, amigo, nessa sua obsessão que querer levar ao 'lixo' algumas músicas - marchinhas, sambinhas, frevinhos - de autores desejosos de ascenderem às paradas nesse Carnaval 2018".

Não sei se meu amigo, Lucas, gostou de minhas elucubrações. Penso que não. Contudo, fui-lhe muito sincero como sempre sou e hei de ser com um amigo.


* Figura Pública. Empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário