domingo, 21 de julho de 2019

=> Artesanato como contribuição cultural para o Festival de Inverno


FIG também reúne trabalhos feitos à mão e gera oportunidades de negócios

Uma das opções para quem circula pelo Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é aproveitar para conhecer a diversidade do artesanato do Estado e especialmente, local. Este ano dois espaços estão com exposição e comercialização de trabalhos de artistas da Suíça Pernambucana, na programação oficial: A Casa das Artes e o Armazém das Artes e Negócios do FIG. Iniciativas que reúnem produtores individuais e associações.

A Casa das Artes Território Cultural está de portas abertas desde terça-feira (16) com exposições de 28 artistas de Garanhuns e intervenções que variam entre pinturas e esculturas. O espaço, localizado na Avenida Rui Barbosa, funciona das 10 às 22h, todos os dias até o encerramento do festival, 27 de julho. No local é possível apreciar as obras no salão interno e na parte externa, onde foi montado o Jardim das Artes. A estrutura conta também com o Espaço do Artesão para comercialização de artesanatos, espaço gourmet e programação cultural (teatro, dança a música). Este é o segundo ano do projeto Casa das Artes e de acordo com a curadora, Valdéria Santana, a intenção é promover arte durante o FIG e dar visibilidade ao artista de Garanhuns.

O Armazém das Artes e Negócios do FIG é também uma chance para artesãs e artesãos do Estado expor, divulgar e vender seus produtos. Setenta e cinco estandes estão sendo ocupados com produções variadas em madeira, barro, tecido e metais. O pavilhão, localizado no Parque Euclides Dourado, começou a funcionar nesta sexta-feira (18) e suas atividades seguem até o fim do evento, sempre a partir das 16h. Este ano a expectativa é que a movimentação seja 15% maior que em 2018, quando o espaço recebeu, em média, 1.500 pessoas por dia. Um dos nomes presentes este ano é o  mamulengueiro Mestre Zé Lopez, Patrimônio Vivo de Pernambuco, um dos mais representativos da tradição de mamulengo e também um dos mais antigos em atuação.

Serviço

Casa das Artes
Avenida Rui Barbosa, 301, Heliópolis, Garanhuns (PE)
De 16 a 27 de julho - Das 10h às 22h

Armazém das Artes e Negócios do Fig
Parque Euclides Dourado - Avenida Júlio Brasileiro, 363, Heliópolis, Garanhuns (PE)
De 18 a 27 de julho – A partir das 16h


Fonte / Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa – ACSI
Texto: Adnna Fernandes – (Secom/ PMG)


A Equipe do Blogativo esteve presente na abertura da Casa das Artes na última terça-feira (16), conforme o registro fotográfico pode ser visto ao clicar na imagem abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário