Estão abertas as inscrições de projetos para mais uma Ciência Jovem – Feira de Ciências de Pernambuco. Em 2019, a Feira completa 25 anos e, para celebrar, um evento especial de lançamento está programado para a próxima quarta, 7 de agosto, a partir das 10h. Na ocasião, haverá mostra de alguns projetos de destaque, depoimentos de participantes e exposição de fotos.
PROGRAME-SE:
Lançamento da 25ª CIÊNCIA JOVEM
Dia 7 de agosto, às 10h, no auditório do Espaço Ciência
A Ciência Jovem é promovida pelo Espaço Ciência (Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco) desde a criação do Museu. “Ela acompanha a nossa história porque sua concepção, de aprender com a prática e experimentação, é também o conceito explorado no Museu”, explica o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.
Nestes 25 anos de experiência, a Feira, que começou com alcance estadual, cresceu, e hoje é uma das maiores do Brasil. Recebe projetos de todos os estados, além de outros países latino-americanos. As inscrições já podem ser feitas pelo site: www.espacociencia.pe.gov.br
O prazo para inscrições vai até o final do mês. Para os projetos indicados pelas Feiras afiliadas, a inscrição deve ser feita até o dia 15. A 25ª Ciência Jovem acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Shopping RioMar.
São cinco categorias: Iniciação à Pesquisa, para alunos da Educação Infantil e Fundamental 1; Divulgação Científica, para estudantes do Fundamental 2; Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, voltadas ao Ensino Médio; e Francis Dupuis, para projetos do exterior. Além disso, educadores podem inscrever projetos na categoria Educação Científica e compartilhar experiências pedagógicas bem sucedidas.
Cada escola pode inscrever até dois projetos, em categorias diferentes. Cada projeto deve ser representado por um professor e dois alunos. Todos os inscritos serão submetidos a uma seleção, cujos resultados serão divulgados no dia 20 de setembro.
O Espaço Ciência não cobra taxa de inscrição, mas será de responsabilidade de cada equipe inscrita os custos com transporte, alimentação e hospedagem.
No ano passado, foram selecionados 300 projetos, dentre quase 600 inscritos. A Feira é, ainda, uma das poucas que recebem projetos de alunos desde a Educação Infantil. E também de professores, que encontram espaço para compartilhar experiências pedagógicas bem sucedidas.
Outra característica da Ciência Jovem é o estímulo à realização dos projetos durante todo o ano letivo, de forma integrada ao currículo escolar. Para isso, aqueles que realizam a inscrição antecipada, no mês de março, são beneficiados com uma pontuação extra no resultado final. Este ano, por exemplo, a Feira recebeu mais de 200 pré-inscrições.
A Ciência Jovem tem mais de 80 Feiras afiliadas, das várias partes do país e do exterior. Por meio da relação entre elas, projetos bem sucedidos na Feira pernambucana são credenciados para outras Feiras nacionais e Internacionais.
A qualidade dos trabalhos apresentados em Pernambuco fica evidente nos resultados obtidos em outros eventos. Este ano, grupos credenciados ou participantes da Ciência Jovem já se apresentaram em eventos nacionais, como a Febrace, em São Paulo e a Milset, em Fortaleza; e em outros países, como Equador e Inglaterra.
Fonte / Texto: Fabiana Coelho - Comunicação do Espaço Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário