quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

=> Conselheiros tutelares participam de formação nesta quinta (05) e sexta (06)


Curso está sendo promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do programa Capacita

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio do Programa Capacita, realiza, nesta quinta (05) e sexta-feira (06), uma formação para conselheiros de direito e novos conselheiros tutelares de Garanhuns. A capacitação acontece no auditório da sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e contempla diversas mesas temáticas, com o objetivo de promover a aprendizagem em múltiplas esferas.

A abertura contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral; do juiz da Vara da Infância e Juventude, Maurício Gusmão; da coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Yaci Novaes; do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdica), José Juca; do presidente do Conselho Tutelar, Stoni Costa, e demais membros/conselheiros da atual formação, além dos novos conselheiros que vão atuar durante o quadriênio 2020/2024, sendo eles cinco titulares e cinco suplentes.

Em sua fala, o juiz Maurício Gusmão ressaltou a importância da articulação entre os órgãos de defesa dos direitos da criança e adolescente, e destacou também as responsabilidades e atribuições dos novos conselheiros. “Estamos avançando bastante, e por isso, precisamos ter um olhar diferenciado. Estou à disposição, trabalhando com vocês, pois o Conselho Tutelar é imprescindível no sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente”, afirmou.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, destacou a relevância da formação intersetorial para os participantes. “A capacitação é muito importante para que o conselho continue desempenhando o seu papel em Garanhuns, juntamente com o Comdica, que por sua vez, formalizou a solicitação deste curso. Desejo um excelente quadriênio de trabalho para os novos conselheiros, saibam que somos parceiros na garantia e efetivação dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, finalizou a titular da pasta.

Hoje, foram abertas as mesas temáticas sobre acesso à saúde, educação, justiça e acessibilidade. Amanhã, será trabalhado o papel do conselheiro tutelar e conselheiro de direito, possibilidades e parcerias.

Fonte / Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Foto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário