segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

=> ERRATA: Secult-PE e Fundarpe divulgam os vencedores do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2019

Foram selecionadas 15 obras para uma exposição coletiva e edição de um catálogo. Premiação é de R$ 6 mil por fotografia

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulga, nesta sexta-feira (6/12), uma errata do resultado do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2019. Ao todo, a premiação que está na sua nona edição recebeu um total de 117 inscrições e mais de 426 fotos. O resultado está disponível no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br). Clique AQUI e confira.

Uma das obras anunciadas na última sexta-feira (29/11) descumpriu um item do edital, onde “fotografias que já tenham recebido premiação em concursos promovidos por instituições privadas ou públicas de qualquer natureza não podem participar da premiação”. Por essa razão, a inscrição da fotografia “Duarte”, que estava na lista de vencedoras do prêmio, foi anulada. Em seu lugar, ficou a primeira suplente da lista, a foto Rosa da Paixão (de Sérgio Maranhão). Clique AQUI e entenda melhor o caso.

De acordo com o mesmo edital, foram selecionadas 15 fotografias para uma exposição coletiva e a edição de um catálogo. Os autores também receberão um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 6 mil por fotografia. Clique AQUI e confira as fotos.

As fotos vencedoras foram Encantos do Sertão (de Anderson Stevens), A Cor Transforma (de Brenda Alcântara), Veste Branco (de Carol Melo), Consolo Xukuru (de Clarissa Dutra), O Caboclo e o Guerreiro de Ogum (de Diego Nigro), Sr. Galego (de Elvio Luiz dos Santos), Fé, Força e Tradição (de Heudes Regis), Caboclo no Canavial (de Isaías Belo), Cazumbazinhos (de Leonardo Caldas), Queimando Ervas (de Marianne Daffne), Yin e Yang (de Mateus Sá), Chegança (de Ricardo Borba), Ora Iiê Iê Ô (de Roberta Guimarães), Festa dos Vaqueiros de Jutaí (de Ronaldo Barbosa) e Rosa da Paixão (de Sérgio Maranhão).

O secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, destaca que a premiação, além de evidenciar a riqueza e diversidade cultural do Estado, notabiliza a produção dos fotógrafos pernambucanos. “Do Litoral ao Sertão, Pernambuco é um celeiro de grandes artistas. Participaram deste prêmio profissionais que já contam com uma longa estrada na fotografia, além de outros iniciantes, o que estimula ainda mais o desenvolvimento do setor no Estado”, destaca Gilberto Freyre Neto.

Presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto ressalta que o Prêmio Pernambuco de Fotografia, “somado aos prêmios para a Literatura, para o Teatro (Pernalonga), para a Cultura Popular e a Dramaturgia (Ariano Suassuna), para o Circo (Palhaço Cascudo), e ainda à ampliação do prêmio para Patrimônios Vivos da nossa cultura, revela a consolidação da nossa atual política cultural”, opina Marcelo Canuto.

Neste ano, o prêmio homenageia dois fotógrafos que fizeram história no Sertão do Pajeú: José Pedro da Silva e José de Morais Veras. A Comissão de Seleção foi formada pelos fotógrafos Cláudio Gomes dos Santos, Weldjane Mary Régis de Araújo e João Guilherme de Melo Peixoto. Outras informações sobre o Prêmio Pernambuco de Fotografia 2019 podem ser conferidas no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br).

Confira a lista dos vencedores do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2019:

Nome da foto – Autor(a)
Encantos do Sertão - Anderson Stevens
A Cor Transforma - Brenda Alcântara
Veste Branco - Carol Melo
Consolo Xukuru - Clarissa Dutra
O Caboclo e o Guerreiro de Ogum - Diego Nigro
Sr. Galego - Elvio Luiz dos Santos
Fé, Força e Tradição - Heudes Regis
Caboclo no Canavial - Isaías Belo
Cazumbazinhos - Leonardo Caldas
Queimando Ervas - Marianne Daffne
Yin e Yang - Mateus Sá
Chegança - Ricardo Borba
Ora Iê Iê Ô - Roberta Guimarães
Festa dos Vaqueiros de Jutaí - Ronaldo Barbosa
Rosa da Paixão - Sérgio Maranhão


--

Fonte / Texto: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário