quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

=> Governo do Estado dá o pontapé para a folia com o Bora Pernambucar no Carnaval

Evento promovido pela Secult/Fundarpe e Setur/Empetur começa nesta quarta (5) e vai até domingo (9), com shows, desfiles, artesanato, gastronomia e fotografia

O Governo de Pernambuco antecipa a folia no Estado, realizando o Bora Pernambucar no Carnaval, desta quarta a domingo (5 a 9 de fevereiro), no Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife. A iniciativa é promovida pelas secretarias de Cultura e Turismo do Estado, Fundarpe e Empetur – responsáveis pela programação – e busca promover a diversidade cultural do ciclo carnavalesco, a festa que mais atrai visitantes ao Estado.

A proposta é realizar uma grande celebração na capital unindo música, cultura popular, moda, artesanato, gastronomia e fotografia, culminando, no domingo, com uma grande comemoração em torno do Dia do Frevo. Durante esses cinco dias, vão passar pelo vão livre do Cais: maracatus, blocos líricos, caboclinhos, bonecos gigantes, lursas de São Caetano, caretas de Triunfo, caiporas de Pesqueira e papangus de Bezerros.

Também estão na programação Alceu Valença, Maestro Spok, Romero Ferro, Ylana Queiroga, Gilú Amaral, Flaira Ferro, além do grupo Bongar, Orquestra Malassombro e os DJs Lala K, 440, Mozão e Original DJ Copy. Paralelamente às atividades no palco, serão realizados desfiles de moda, exposição de artesanato, gastronomia e fotografia.

ABERTURA Bora Pernambucar no Carnaval está marcado para começar às 19h desta quarta-feira, com um desfile de grifes pernambucanas ao som da DJ Lala K. As marcas e estilistas AladêAlice MarinhoCobogóContém GlitterColombinaCoretoDiabo LôroEspaço VentosJailson Marcos, Menina dos OlhosViva Eterniza e Xuruca Pacheco vão exibir sua produção autoral com temática carnavalesca. Ainda na abertura, sobem ao palco o Bloco das Flores e a cantora Ylana Queiroga, acompanhada do grupo Ska Maria Pastora. A cantora Flaira Ferro faz participação especial.

Na quinta-feira (6/2) é a vez do Coco Raízes de Arcoverde - que tem Assis Calixto como Patrimônio Vivo –, do afoxé Alafin Oyó e do cantor Romero Ferro, além do DJ Mozão. A sexta-feira (7/2) vem com o maracatu de baque solto Cambinda Estrela, o Clube de Bonecos de Seu Malaquias (ambos Patrimônios Vivos do Estado), o Maracatu Nação Pernambuco e o grupo Bongar. O DJ 440, da Terça do Vinil, fecha a noite.

A programação do sábado (8/2) começa com o maracatu Nação Porto Rico (baque virado). Na sequência vêm a Tribo Indígena Carijó (Patrimônio Vivo), o músico Gilú Amaral convida Henrique Albino, Nilsinho Amarante, Alex Santana e Jonatas Araújo. Maestro Spok e a Orquestra Recife botam o público para frevar, enquanto a discotecagem da noite fica com Original DJ Copy.

No domingo (9), Dia do Frevo – Patrimônio Imaterial da Humanidade –, uma grande festa toma conta do local: é o Baile do Cais, que vai promover o encontro dos mais importantes bonecos gigantes do Estado, além de homenagear as La Ursas do município de São Caetano.

Começando a partir das 15h, o Baile do Cais terá cortejos de manifestações da cultura popular, como o maracatu Nação Erê, os caboclinhos Sete Flexas Mirim, as Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezerros, os Caretas de Triunfo, os Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira e as La Ursas de São Caetano.

Esses grupos vão preparar o público para o encontro dos bonecos gigantes. Vindos de Belém de São Francisco, os bonecos Zé Pereira e Vitalina serão recebidos pelo Homem da Meia Noite (Patrimônio Vivo). A programação do último dia continua com a apresentação da Orquestra Malassombro convidando Isadora Melo, Rogério Rangel e Vinícius Barros. A última atração do Baile é estrela do Carnaval de PernambucoAlceu Valença.

COMES & BEBES - Já a ação de gastronomia vai envolver o protagonismo feminino com as gastrólogas Ana Claudia Martins, do Café do Bonde, e Manoelly Vera Cruz, além de Patrícia Sanches, beer sommelière e responsável técnica pela cervejaria local Patt Lou. Todos os cardápios foram executados a partir de uma provocação de ingredientes e insumos tipicamente pernambucanos, e estão harmonizados com rótulos da cervejaria convidada.

MODA E ARTESANATO - No mesmo local, acontece a Expocarnaval, feira criativa realizada há 12 anos, com a presença de pequenos e médios produtores de artesanato do Estado, e a feira Todxs na Moda, com designers, estilistas e grifes do mercado de roupas e acessórios de Pernambuco. Do segmento de artesanato, estarão presentes Mercado V, Atelier Express’Art, Ester Bispo, Silvia Regina, Rosélia Ferreira, Lívia Aguiar, Ângela Fischer, Ana Falcão, Coletivo de Mulheres Artesãs de Porto e Virgínia Menezes. Os profissionais dos dois segmentos irão comercializar produtos durante os cinco dias do evento, o que torna o local uma boa opção para renovar seu figurino de Carnaval.

O secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, destaca a parceria institucional com a Setur/Empetur como ponto positivo para a materialização do evento. “A decisão de unir a programação de Cultura do Estado com a promoção do Turismo em Pernambuco demonstra a grande integração que o Governo vem promovendo suas ações. Realizar em conjunto um evento desse porte é importante para firmar a política de valorização das nossas manifestações”, conta.

O secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, reitera a parceria, destacando ainda a importância de trazer do Sertão o boneco gigante mais antigo do País, o Zé Pereira, justamente no Dia do Frevo. “Zé Pereira é um ícone do nosso Carnaval, o pai de todos os bonecos, e foi trazido para a capital pela primeira vez no ano passado. É algo muito simbólico trazê-lo novamente, e justo no Dia do Frevo, que é tão importante para os pernambucanos. Essa parceria com a Secretaria de Cultura foi fundamental para conseguirmos fazer esta festa, que promete ser tão bonita, no Cais do Sertão”, diz.

Para o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, o evento será uma grande oportunidade para artistas e brincantes do interior circularem pela capital. “Um dos nossos grandes focos é a interiorização das ações e, mais uma vez, estamos reforçando isso. Será uma ótima chance para esses artistas mostrarem a verdadeira diversidade do Carnaval de Pernambuco, provando que temos uma grande e rica festa em todo o Estado”, completa Canuto.



Fonte / Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA 
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário