quinta-feira, 23 de julho de 2020

=> Aulas remotas têm aprovação dos alunos da Faculdade Senac


Entrevistas foram feitas com estudantes de graduação e pós-graduação de Recife, Petrolina e Caruaru

A metodologia de ensino usada pela Faculdade Senac Pernambuco tem ótimos índices de aprovação dos alunos que responderam a uma pesquisa realizada para avaliar o momento atípico que está sendo vivenciado. Devido ao isolamento social imposto por causa da pandemia da covid-19, a FacSenacPE instituiu o ensino remoto e, assim, garantiu o andamento do semestre letivo. A pesquisa aponta que a decisão foi acertada, considerando a satisfação dos alunos. Os indicadores médios para todo o estado variam de 83% a 97% de aprovação para os critérios analisados referentes ao ensino remoto.

Embora comumente confundido com Educação a Distância, o ensino remoto se configura em aulas com horário certo para acontecer, que são realizadas pelo docente, com a presença dos alunos da turma, que podem interagir entre si. É igual a uma aula presencial, mas que acontece num ambiente virtual, com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Já na EAD, as aulas estão disponíveis na plataforma e o aluno assiste quando puder, com baixa ou nenhuma interação com docentes e colegas.

Realizada no início de junho, a aplicação da pesquisa priorizou a abertura do diálogo com a comunidade acadêmica desde o início da pandemia, bem como a necessidade de coleta de dados, referentes aos "feedbacks", por parte dos alunos, sobre a efetividade da metodologia adotada. Nos resultados da pesquisa, a Comissão de Avaliação Interna da instituição considerou a avaliação dos estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade em Recife, Petrolina e Caruaru, em relação a indicadores como Metodologia, Aprendizagem, Relacionamento com Professores, Comunicação, entre outros. Ao todo, 68,46% dos estudantes em atividades remotas responderam, voluntariamente, à pesquisa. A avaliação reflete o uso do Modelo Pedagógico Senac (MPS), que já aproximava os seus pilares metodológicos do uso das tecnologias na educação ainda antes da pandemia.

Para a gerente acadêmica do Ensino Superior do Senac Pernambuco, Christiana Santoro, a pesquisa também é um reflexo do trabalho realizado durante a pandemia. “Com tais resultados, a FacSenac valida os seus diferenciais, no momento que adota um modelo de ensino contemporâneo, focado no desenvolvimento de competências, no qual o discente é o protagonista da sua formação. A resposta da comunidade acadêmica demonstra a consolidação do que vem sendo executado em termos de formação pela FacSenac, que permanece na constante busca pela excelência acadêmica”, explicou.

Resultados – No Recife, participaram da avaliação dos cursos de Gestão em Recursos Humanos, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estética e Cosmética e Gestão Comercial, além das pós-graduações. Os destaques ficaram por conta de Gestão Comercial, que teve 100% de aprovação em metodologia, aprendizagem, relacionamento com docentes e engajamento. A aprovação total também foi atingida em Gestão em Recursos Humanos, nas categorias Metodologia e Engajamento. Em Estética e Cosmética, nenhum critério ficou abaixo de 90% de aprovação.

Na unidade do Agreste, localizada em Caruaru, alunos de Gestão em Recursos Humanos, Gastronomia e Design de Moda aprovam a didática e as atividades propostas pelos docentes da instituição. O índice de aprovação, nesses itens, está entre 87,5% e 100%, respectivamente. A metodologia tem 100% de aprovação nos três cursos da unidade de Caruaru da instituição. No quesito relacionamento com os docentes, os índices são de 100% para Design de Moda, 88% pra GRH e 100% para Gastronomia.


Em Petrolina, conforme os indicadores, 100% dos estudantes do curso de Gastronomia consideram positiva a metodologia adotada nas aulas; 91% aprovam o relacionamento com os docentes a distância; o engajamento nas aulas remotas é ponto positivo para 80% dos discentes; 81% consideram eficaz o processo de aprendizagem mesmo no novo formato; e 87% aprovam a comunicação.

Fonte / Texto: Rosangela Araújo - Dupla comunicação

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