quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

=> "Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé" desfila ontem pela primeira vez no interior (Garanhuns)

Parte da organização
Um momento histórico nas prévias carnavalescas de Garanhuns, aconteceu na tarde de ontem com o desfile emocionante da primeira troça carnavalesca brasileira “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé” através da articulação entre Espaço Ciência, coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional e Universidade Federal Rural de Pernambuco, SBPC com o apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns, ADUFERPE.

Concentração
O local de concentração UFRPE/UAG recebeu em torno de 400 visitantes da comunidade escolar do PROJOVEM URBANO (Garanhuns, Bom Conselho, Jupi, Palmerina, São João e Caetés); cientistas da SBPC e convidados do Espaço Ciência e da prefeitura de Olinda vindos do Grande Recife. A concentração realizada às 15h na UFRPE – UAG, indo se reunir com os estudantes; comunidade local, acadêmica e escolar em especial a Escola D. João da Mata que trouxe seu estudantes passistas de frevo com um mine-trio elétrico para animar a concentração.

Durante o percurso, novos foliões de todas as idades adentravam na troça, inclusive um grupo de idosos chorando chamou atenção da coordenação do Projovem Urbano e foram perguntar o motivo do choro. Segundo eles, ao ver os bonecos gigantes tiveram as lembranças da juventude reavivadas.  

Desfile
O trajeto contemplou o seguinte roteiro: Avenida Bom Pastor (saindo da UFRPE/UAG); Rua Julia Brasileiro; Rua Joaquim Tenório Vaz; (antiga) Rua Mato Grosso do Norte (rua da ADUFERPE); Rua Inácio Correia de Melo; Rua São Miguel; Rua Nogália Lima; Rua Augusto Calheiros (Colégio Artur Maia, ponto no qual a Orquestra Manuel Rabelo estava esperando com parte da população do Bairro da Boa Vista para se juntar a troça, levando muita animação);  R. Doutor Dourado; Rua Orlando E. Wanderley; Siqueira Campos (Sec. de Educação);  Av. Santo Antonio (terminando no Espaço Colunata).

Autoridades políticas municipais estiveram esperando a troça pelo trajeto, das quais podemos citar a Secretária de Educação – Janicélia Branco (Rua Siqueira Campos); Secretária de Comunicação Jacqueline Menezes (Av. Santo Antonio); Izaías Régis (Av. Santo Antonio) que aproveitou para conversar com os organizadores do evento e tirar fotografia com um grupo de estudantes.

O desfile da troça na quarta-feira da prévia carnavalesca também marca o lançamento da data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que neste ano será realizada entre 13 a 19 de outubro com o tema “ Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, fator que colaborou pela presença em Garanhuns do cientista do SBPB – Aleixo e do Diretor do Espaço Ciência – Antonio Carlos Pavão. 

A troça foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, tendo seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano ontem (quarta-feira - 26) como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica. Ao final do desfile de ontem, durante o Jantar no Dom Paolo entre os organizadores da vinda para Garanhuns (representantes da Coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional, Universidade Federal Rural de Pernambuco, SBPC e Espaço Ciência) com os convidados acordaram trazer a troça novamente para a prévia carnavalesca do ano que vem, então 2015 terá mais uma edição em Garanhuns, e já fica a pergunta qual será o boneco gigante de 2015???

Pois a cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, e ontem foi a estreia do boneco do cientista recifense que tem um asteroide com seu nome -  Ricardo Ferreira para fazer companhia aos veteranos bonecos, então quem será homenageado em 2015 em Garanhuns?

Para visualizar todo o registro fotográfico do BLOGATIVO, basta clicar na imagem abaixo.
Parte da coordenação do PJU do Agreste Meridional com o Diretor do Espaço Ciência - Pavão

Nenhum comentário:

Postar um comentário