quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

=> Prefeitura de Lajedo ativa usina de manipueira e beneficia economia do município

Parada por muitos anos e sem perspectiva de funcionamento, a usina de manipueira sonho de muitos proprietários de casas de farinha do município agora é uma realidade.

Em 2013, a gestão atual da prefeitura de Lajedo recebeu a usina sem funcionar e por conta disso com alguns equipamentos precisando de reparos. A iniciativa de colocar os trabalhos de manufatura com os resíduos derivados da mandioca foi uma das prioridades do prefeito Rossine logo quando assumiu.

Após um período de revisão com a inspeção dos técnicos e as atividades de funcionamento para testes, a usina agora é grande parceira do meio ambiente e dos fabricantes de mandioca, transformando a manipueira em produtos retornáveis ao meio ambiente de forma utilizável nos processos de fabricação das próprias casas de farinha.

Desde o início do segundo semestre de 2013, a manipueira não tem sido jogada na natureza prejudicando o solo utilizado nas plantações, pois agora é recolhida por um veículo da prefeitura e na usina, após os trabalhos de remanufaturamento é devolvida gratuitamente para os produtores de farinha em forma de álcool e fertilizante natural, já testados pelos órgãos responsáveis pelo controle de qualidade como o IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco e o ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Outro grande benefício da usina é com relação ao seu consumo de energia que é sustentável, pois da manipueira também produz o gás que serve para gerar sua própria energia de funcionamento.

No fechamento do ano de 2013, a prefeitura de Lajedo festejou os resultados obtidos pela ativação da usina na cidade, pois os números superaram as expectativas e beneficia diretamente um dos segmentos econômicos de grande poder de geração de renda e emprego, atingindo uma média de 4 mil toneladas de manipueira. “Foi satisfatório executar a ativação da usina de manipueira, o prefeito Rossine incentivou e deu todo apoio, fornecendo as condições necessárias para que os resultados viessem o mais rápido possível. Agora estamos colhendo o fruto desse esforço do prefeito em atenção a classe dos produtores de farinha e principalmente às famílias que delas tiram seu sustento de vida”. Comentou Diogo Quintino, secretário de governo, e secretário de agricultura durante o período de ativação da usina.   


FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lajedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário