sexta-feira, 21 de março de 2014

=> Dia Mundial da Água: Encontros com a população fortalecem discussões ambientais (Garanhuns)

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou, durante toda esta quinta-feira (20), ações de educação ambiental na zona rural e na área urbana. Mais de 30 produtores rurais, vindos de 10 comunidades do município, e mais de 180 alunos de duas escolas municipais, participaram desse primeiro momento, que integrou palestras sobre a importância da água e visitas às nascentes locais. Hoje (21), a programação continuou sendo executada e pretende abranger mais garanhuenses.

Fazendo alusão ao Dia Mundial da Água – comemorado, em todo o mundo, em 22 de março –, a ideia dos encontros é promover a reflexão daqueles que utilizam diretamente os recursos naturais. “Os agricultores e pecuaristas, por exemplo, que cuidam da terra e do pasto, podem criar maneiras mais autossustentáveis de melhorar o abastecimento de água na sua propriedade. Além disso, estamos tendo as crianças como público-alvo para explicar, de forma prática, a importância da vegetação e de outros elementos na qualidade e quantidade da água”, destaca o secretário responsável, Epaminondas Borges Filho.

Nesta sexta-feira, a programação começou cedo. Logo a partir das 8h30min, alunos da Escola Rural do distrito de Iratama e do Sítio Cruz visitarão o Parque Ruber van der Linden (o Pau Pombo) para conhecer suas belezas e a nascente de água mineral localizada no local. À tarde, será a vez dos estudantes do Instituto Bíblico do Norte (IBN) e do Instituto Presbiteriano de Heliópolis (IPH) viajarem para conhecer o “olho d’água” situado no Sítio Cruz.

Visando minimizar os efeitos da estiagem e do histórico de desmatamento, mudas de árvores estão sendo plantadas em torno das nascentes visitadas na zona rural – incentivando para que outras pessoas façam o mesmo em suas comunidades. 


Texto: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Foto: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)

Nenhum comentário:

Postar um comentário