domingo, 16 de março de 2014

=> Exploração sexual de crianças é debatida em Olinda

O Ministério do Turismo está divulgando a campanha “Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, que trata da prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes por todo o país. O objetivo é prevenir o crime também durante a Copa. Depois de passar por Fortaleza, Salvador e Goiânia, a campanha será divulgada em Olinda (PE), no Centro de Convenções de Pernambuco, nesta sexta-feira (14), em um evento em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde e Conselho Nacional do Sesi.

O crime vem saindo da invisibilidade. Nos últimos três anos, a Ouvidoria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), responsável pelo Disque 100, recebeu 336,2 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Somente no ano passado foram 124 mil, das quais a maior parte vem da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Durante o evento, o coordenador Geral de Proteção à Infância, Adelino Neto, fará uma palestra sobre a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes e apresentará o Manual do Multiplicador, livro usado na capacitação de profissionais para prevenção do problema em todas as regiões do país. Com a divulgação do manual, a intenção é construir uma rede nacional de enfrentamento ao crime, com a colaboração de representantes dos estados e municípios.

Outros temas do Ministério do Turismo apresentados no evento serão o programa Pronatec Copa Social,  projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade; e o  projeto ViraVida, do Sesi, que tem parceria com o MTur para a inclusão de jovens vítimas da exploração no Pronatec Copa Social. Os jovens e seus familiares podem fazer os 37 cursos, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha. 


Disque 100 - Uma das ferramentas para denunciar o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes é o Disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos. O serviço funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive finais de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico, fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.


FONTE: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário