sexta-feira, 1 de novembro de 2019

=> Semana mal-assombrada no Museu do Trem lembra o Halloween com temática recifense


Espaço cultural vai utilizar lendas da cidade como tema para atrair público até o domingo (3/11) 

Nesta semana, o Museu do Trem, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, traz um Halloween bem pernambucano. A data que se comemora em outros países no dia 31 de outubro, também conhecida como “Dia das Bruxas”, receberá uma versão com temática recifense até domingo (3/11). Os visitantes podem esperar por mistérios e suspense, com algumas lendas da cidade, a partir de modificações na exposição de longa duração e exibição de vídeos que relatam histórias tradicionais, como a de Edgard Werneck, funcionário da Great Western morto na década de 1920, e outras como a “Perna Cabeluda”, “A velhinha da Caxangá” ou a “Emparedada da Rua Nova”.
Na quinta-feira (31), houve atividade especial em parceria com o escritor Leonardo Philipe de Lima, autor do livro “Mechamonte – Expresso para o fim”, lançado na plataforma digital Amazon durante a XII Bienal do Livro de Pernambuco. O livro é interativo e nele o leitor pode escolher qual rumo a história deve tomar. O enredo se baseia em um trem misterioso que passa pelas estações da nossa cidade, em busca de passageiros e passageiras especiais. Uma vez viajante do vagão, a vida do indivíduo muda para sempre.
A atividade terá como participantes os alunos da Escola Estadual Luiz Delgado, da disciplina optativa de Lendas Urbanas. Já as modificações na exposição podem ser vistas por qualquer visitante durante o horário de funcionamento normal do Museu.
O Museu do Trem
A exposição “Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco” ocupa o pavimento térreo e superior, bem como a área de embarque da Estação Central. Reúne mais de 600 peças sobre a memória ferroviária pernambucana, como cadeiras, bilheterias, carimbadores, sinalizadores, apitos, relógios, além de outros aparelhos relacionados no contexto do trem.
Na área de embarque, o público poderá conhecer locomotivas a vapor do início do século XX, dentre as quais está uma das maiores máquinas a vapor que já rodou no Brasil, a locomotiva Garrat, com capacidade de puxar 70 vagões. Recursos multimídia também fazem parte da exposição, atualizando e deixando o acervo ainda mais atraente. Com diversas salas que tratam desde a arquitetura do ferro aos processos de construção e manutenção das linhas férreas, o Museu do Trem é um dos equipamentos culturais mais visitados da Secult-PE/ Fundarpe. Por sua localização, temática e abordagem, coloca-se como um dos museus mais populares do Recife.
Serviço:
Halloween da Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Recife-PE (próximo à Estação Recife do Metrô)
Até domingo (3/11), das
Entrada gratuita

Fonte / Texto: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe


Nenhum comentário:

Postar um comentário