sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

=> DIA INTERNACIONAL DE MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA


Na próxima terça-feira (11), Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência, o Espaço Ciência estará com uma programação especial. Em exposições, sessões do Planetário e oficinas, os visitantes poderão perceber a contribuição de importantes mulheres cientistas, geralmente pouco valorizadas. Haverá ainda oficina de artesanato ministrada por um grupo de mulheres do CLICidadão, projeto social do Museu, e a parceria da professora Giovannia Pereira (UFPE), com o projeto “Meninas nas Ciências Exatas”, desenvolvido por meio do Instituto Serrapilheira. 

O projeto de Giovannia é voltado para escolas de nível Fundamental, que fomenta o interesse por estas áreas e dá visibilidade ao potencial de mulheres cientistas. Seu grupo parte de temas de pesquisas lideradas por mulheres para desenvolver, junto com as crianças, aulas dinâmicas, lúdicas e interativas. Um pouquinho deste trabalho será desenvolvido no Museu, às 15h, com uma turma dos anos iniciais do Fundamental.

Além disso, as monitoras do Espaço Ciência desenvolveram uma programação especial para mostrar a contribuição das mulheres ao longo da história das Ciências. Sessões especiais no Planetário e na exposição “História Química da Humanidade” mostram algumas das descobertas científicas de mulheres químicas e astrônomas. As sessões acontecem nos seguintes horários: 9:30h, 11h, 14:30h e 16h. Haverá ainda uma atividade dinâmica e interativa na qual os participantes poderão descobrir, em cada área do Museu, as descobertas de mulheres cientistas.

“Queremos que as meninas se reconheçam e se identifiquem em cada cientista. Apesar de já serem maioria no mercado de trabalho, as mulheres ainda são sub representadas em algumas áreas da Ciência”, afirma Vitória Pessoa, da Coordenação de Monitores do Espaço Ciência. 

Em clima de carnaval, as mulheres participantes do CLICidadão, projeto de inclusão digital do Espaço Ciência, dividem seu conhecimento com as novas gerações. São mulheres com mais de 60 anos que estão descobrindo os encantos do mundo digital e repassam para os mais novos o que sabem sobre artesanato. Na oficina “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, os visitantes vão confeccionar, junto com elas, tiaras enfeitadas com símbolos científicos para brincar o carnaval. Depois, podem até usar  seus adereços no Carnaval com Ciência do Museu, que acontece no dia 14.  


Fonte / Texto: Fabiana Coelho - Comunicação do Espaço Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário