quinta-feira, 26 de setembro de 2019

=> II Festival das Juventudes de Poção terá atrações do Sesc


Programação cultural gratuita começa nesta quinta-feira (26/09), às 18h, com música, teatro e dança na Praça Municipal, no Centro da cidade


Começa nesta quinta-feira (26/09) a segunda edição do Festival das Juventudes de Poção, promovido pela Prefeitura e que tem o Sesc como parceiro. A programação cultural gratuita envolve dança, música e teatro. As apresentações seguem até sábado (28/09), sempre a partir das 18h, no palco montado na Praça Municipal que fica no Centro da cidade.

As atrações que o Sesc vai apresentar na programação são o Boi Diamante de Arcoverde, o Mamulengo Chico Simões, a cantora Ágda de Santa Cruz do Capibaribe, o trio Radiola Serra Alta de Triunfo, a Cia. De Teatro Espavento de Arcoverde e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião de Serra Talhada.

A noite de abertura começa com o cortejo do Boi Diamante, às 18h. Às 19h, tem apresentação do Grupo de Flauta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Poção (SCFV). Em seguida, às 20h, sobe ao palco o Samba de Coco Toype Ororubá de Pesqueira; e às 21h é a vez do grupo Yu 22 de Poção.

A quadrilha junina Chita de Ouro de São Bento do Una abre a programação da sexta (27), às 18h. Na sequência, tem o Mamulengo Chico Simões, que apresenta o espetáculo “O Romance do Vaqueiro Voador”, às 19h; a cantora Ágda de Santa Cruz do Capibaribe, às 20h; e a Dj Suculenta de Belo Jardim, que anima o público a partir das 21h.

No último dia do Festival da Juventude tem espetáculo teatral com a Cia. Espavento de Arcoverde, às 18h, e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião de Serra Talhada, às 19h. A programação segue às 20h com Alysson Xukuru de Pesqueira e às 21h com Radiola Serra Alta. O evento se encerra com a DJ Suculenta, às 22h.

“Estar presente em festivais como este é muito importante para o Sesc, pois reforça o propósito do projeto que é o de descentralizar apresentações culturais com foco no desenvolvimento artístico local, ampliando a parceria do Sesc com os municípios e instituições estaduais”, ressalta Naruna Freitas, coordenadora do TeatroSesc.

Sobre as atrações do Sesc:
Boi Diamante – tradicional apresentação do folguedo de boi com os personagens Matheus e Catirina, o Boi Diamante surgiu em 2008, a partir de um projeto de valorização do carnaval dos bois da cidade de Arcoverde. A trupe já participou de diversas festividades pelas regiões de Pernambuco, tendo sido premiada nos carnavais do Recife e de sua cidade natal.

Mamulengo Chico Simões – O Romance do Vaqueiro Voador – Chico Simões foi artista visitante na Universidade de Berkeley, na Califórnia, e na Universidade de Connecticut, na Nova Inglaterra, ambas nos Estados Unidos. Participou de importantes eventos culturais no Brasil, América Latina e Europa, e recebeu enorme reconhecimento público com diversos prêmios, entre eles o Prêmio Sesc do Teatro Candango, em 2015; e o de Melhor Espetáculo de Rua do Festival Nacional de Teatro de Anápolis/GO, também em 2015.

Ágda – jovem cantora de Santa Cruz do Capibaribe, apresenta um repertório autoral que tem como foco a poesia popular e músicas inspiradas no ambiente sertanejo. Recentemente, foi destaque em reportagem do Jornal do Commércio que apresentava a cena musical do interior de Pernambuco. Fez parte da programação da Mostra de Música Leão do Norte (2018). Integra o grupo musical Reverbo e é referência na música da mulher pernambucana, consolidando sua carreira solo no estado.

Radiola Serra Alta – trio eletrônico que promove um diálogo entre cultura popular e as novas tecnologias. Seus integrantes se apresentam trajados de figuras tradicionais do Carnaval triunfense, a Veinha e o Careta. Preservam suas identidades em sigilo: são os brincantes eletrônicos do Alto Sertão do Pajeú. Juntos, promovem uma performance ao vivo que remete ao imaginário popular, imersos num universo de diversidade musical, com um toque de futurismo saudosista.

Espavento – companhia de Teatro de Arcoverde, estreou em 2016 no XX FESCETE (Festival de Cenas Teatrais de Santos – SP), como espetáculo convidado. Em outubro do mesmo ano, integrou o Caixola – Mostra de Teatro para Crianças. Em 2017, fez apresentações em Sete Lagoas e Codisburgo, ambas no interior de Minas Gerais, e na Tescom Escola e Teatro, em Santos/SP. Integrou também a programação do São João de Arcoverde, dentro do Polo Estação da Cultura, e a Mostra de Circo de Triunfo.

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião - maior divulgador desta dança, mantém a originalidade e autenticidade criadas pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos que reproduz no palco a maneira como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.  Com músicas ao vivo e um repertório do cangaço e da MPB e indumentária semelhante à dos cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada em uma forma envolvente e de beleza singular.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – II Festival das Juventudes de Poção/PE
Data: de 26 a 28 de setembro
Local: Praça Municipal - Centro

Programação:
Quinta (26/09)
18h – Cortejo de abertura com Boi Diamante (Brincantes – Arcoverde)
19h – Apresentação de Flauta (SCFV) (Música – Poção)
20h – Samba de Coco Toype Ororubá (Música – Pesqueira)
21h – Yu 22 (Música – Poção)

Sexta (27/09)
18h – Quadrilha Junina Chita de Ouro – (Dança – São Bento do Una)
19h – Mamulengo Chico Simões
20h – Ágda (Música – Santa Cruz do Capibaribe)
21h – Dj Suculenta (Música – Belo Jardim)

Sábado (28/09)
18h – Espavento (Teatro – Arcoverde)
19h – Cabras de Lampião (Dança – Serra Talhada)
20h – Alysson Xukuru (Música – Pesqueira)
21h – Radiola Serra Alta (Música – Triunfo)
22h – Dj Suculenta (Música – Belo Jardim)    

Fonte / Texto: Cláudio Rodrigues - Dupla Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário