domingo, 22 de setembro de 2019

=> Pesquisadores criam Grupo Pernambucano de Estudos do cangaço


Com o apoio decisivo do Instituto Cariri Cangaço do Brasil, da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço -, da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço -, do GECC – Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará - e do GPEC – Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço -, além de outros ilustres grupos de discussão sobre o cangaço de todo o Brasil, nasce o GECAPE: Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco; um sonho ha muito acalentado por pesquisadores e apreciadores da temática do querido estado pernambucano, berço inconteste deste que se trata de um dos mais fortes fenômenos sociais do Brasil.

Tendo a frente um quarteto de ouro; pesquisadores; Luiz Ruben Bonfim, Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC; o pesquisador e professor Itamar Baracho; o pesquisador Wasterland Ferreira, membro da SBEC e Geraldo Ferraz; Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC; além de outros ilustres pesquisadores,escritores e admiradores da temática, o GECAPE nasce com a força do estado pernambucano; um dos mais ricos em memória, tradição e cultura, de todo nosso Nordeste.

Com a palavra Wasterland Ferreira:
Desde há muito sonhava com a formação de um grupo de estudos do fenômeno do Cangaço que fosse sério, imparcial e imbuído no propósito de, além de estudá-lo, promover análises e reflexões sobre o assunto proposto, como também valorizar e enaltecer cada vez mais a nossa rica história regional e pujante cultura nordestina. Portanto, compartilho com os amigos a criação do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

Na oportunidade, um dos mais festejados pesquisadores da temática cangaço, Dr. Frederico Pernambucano de Mello, proferirá importante e pertinente palestra sobre o ciclo histórico do Cangaço.
O GECAPE nasce com o apoio decisivo do Cariri Cangaço;
da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço;
da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço;
do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará
e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.

Já o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo ressalta que:
A chegada do GECAPE nos enche de entusiasmo, sem dúvidas um grupo que já nasce grande, tamanho o talento de seus integrantes como também pela força da querida terra pernambucana, isso é maravilhoso. O Cariri Cangaço se sente muito feliz em ser Patrono desse espetacular grupo, juntos haveremos de continuar construindo momentos importantes no resgate da historia do cangaço.

E conclui:
O Cariri Cangaço estará em peso prestigiando o lançamento do GECAPE, teremos além de mim, mais 11 Conselheiros, os fundadores; Luiz Ruben e Geraldo Ferraz; além de Manoel Serafim, Louro Teles, Junior Almeida, Antônio Vilela, Quirino Silva, Professor Pereira, Emmanuel Arruda, Jorge Remigio e Narciso Dias; que representam também o GPEC, como também estaremos representando oficialmente a ABLAC e nosso presidente Archimedes Marques e o GECC, de nosso presidente Ângelo Osmiro, ambos também Conselheiros Cariri Cangaço; e as presenças mais que honrosas de tantos amigos, vaqueiros da historia, como o Doutor Frederico Pernambucano de Melo e o querido amigo Paulo Britto, Paulo Dunga, Mabel Nogueira, Aninha Ferraz, Waguinho Ferraz, dentre tantos e tantos outros, por fim aos amigos Luiz Ruben, Baracho, Wasterland, Ferraz e todos os demais, avante!

O lançamento oficial do GECAPE aconteceu neste próximo dia 21 de setembro de 2019, a partir das 13 horas no auditório da Biblioteca Estadual de Pernambuco, Rua João Lira s/n , no bairro Santo Amaro, Recife-Pernambuco.


Fonte / Texto: Júnior Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário