domingo, 16 de agosto de 2020

=> CRÔNICA: MEIO AMBIENTE

POR: GIVALDO DE FREITAS CALADO*


REDIGIDA EM: 05/06/2020

Hoje, 05. Cinco de junho. Dele, ninguém lembra. Dele, ninguém fala. No entanto, a ele, era para estarmos prestando as mais... Sim, as mais calorosas saudações. Até como alertas às gerações futuras. Àquelas que, brevemente, assumirão a liderança do planeta. E, por justiça, poderão dizer, pelo menos, que, no passado, o homem os alertou do valor do meio ambiente à espécie.

Mas... o que não pode mesmo é repetir Millôr Fernandes, com seu humor, que não me agrada. Aliás, nunca me agradou. Por nada construir, penso. Posto que, em parte, sobre o assunto, alinhar-me com ele: “Tantos anos o país se descuidou do meio ambiente que, agora, se quiser salvar alguma coisa, vai ter que tratar do ambiente inteiro.”

Mas, quero dizer: desde o crepúsculo que penso no dia de hoje, uma sexta-feira, que tão bem poderia ser sábado ou domingo, ou, ainda, qualquer da semana, mas, para mim, “Dia Nacional do Meio Ambiente”. Dia, dos mais sérios por festejar a vida e, ela, requer o meio ambiente saudável, respeitado... porque afagado, porque cuidado, porque preservado...

E o mundo, no que pese certos descuidos, desdenhos... de nações, carrega consigo muito temor quanto ao seu futuro, já que este passa pela vida e, esta, tem tudo a ver com um saudável meio ambiente à sua perenidade.


Recolhido em casa, por obra da pandemia, penso e pergunto: que fazer neste dia, como disse, um dos mais sérios por festejar a vida? Ah, já sei! Já sei! Vou ao meu pequeno jardim. Vou lembrar as rosas de minha mãe. Vou me lembrar do que ela dizia: “Um jardim sem rosa não é jardim.” Vou me lembrar do que dizia Gertrude Stein: “Uma rosa é uma rosa é uma rosa.” Vou plantar um ipê em saudação a esse dia cinco de junho. Vou saber como anda a postura do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Vou saber se ele tem dialogado com a sociedade civil organizada. Vou saber se suas decisões estão alinhadas com o mundo. Vou saber como ele vê a devastação de nossas florestas, pulmões da nação e das nações do planeta. Enfim vou rezar por este dia para que não seja, apenas, mais um dia.


Imagens : Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário