sábado, 8 de agosto de 2020

=> CRÔNICA: MERCEDÁRIAS

 POR: GIVALDO DE FREITAS CALADO

Iniciar essas linhas citando o Santo Padre Francisco é inspirador: “Seguir Jesus não é uma decisão tomada uma vez por todos; é uma opção diária.” E cito o Santo Padre, olhando..., até conferindo a imagem da Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil, ela, presente na minha cidade, para nosso orgulho. Que é feito dela, hoje? Ninguém sabe. Nem que por dever. Mas, cuido, eles deviam saber.

Dado concreto, é que seu suntuoso edifício...; as paredes que lhe conferiam sustentação... foram-se às ruinas, embora mesmo, pelas mãos do homem. E, portanto, nem elas, pobres e inofensivas paredes, existem mais para tristeza da cidade, e daqueles a quem, um dia, a Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil, tanto serviram. Ele, edificio. Elas, paredes, nunca mais vão poder...

O Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, temo por ele. Temo que, com o passar do tempo, venha a ter o mesmo destino das Irmãs Mercedárias Missionárias pela falta da presença; mais do que da presença, de dispor e olhar mais efetivo por parte da gestão da nossa cidade.

Fui criança, vendo a alegria e o amor das Irmãs Missionárias das Mercedárias. Era lindo. Ainda, hoje, carrego a lembrança de meus pais e irmãos no seu interior. Eu, criança, ainda, todos, ou quase todos os residentes da Dantas Barreto. Sim, sempre presentes aos domingos em sua capela e em seu interior. Tenho grande saudade daqueles tempos. Muita!


REDIGIDA EM: 01/06/2020

IMAGEM: DIVULGAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário