Mais de 600 pessoas estiveram presentes no evento de comemoração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, promovido pelo Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, ocorrido na manhã dessa segunda-feira (12), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O evento, de grande relevância social, contemplou jovens e adolescentes estudantes, com temas transversais, chamando a atenção de todos para o conhecimento, respeito e valorização dos direitos, promovendo assim, a consciência crítica e preservação dos direitos humanos no país.
Dentre as abordagens da temática geral que tratou sobre “Direitos Humanos na Era dos Direitos”, um dos destaques foi a palestra sobre Direitos e Deveres, focado no Estatuto da Criança e do Adolescente, com ênfase no Artigo 6º, que diz respeito aos direitos, contemplando deveres coletivos e individuais. Assuntos no trato à violência física como agressões ou violência sexual e psicológica como o bullying; além do uso de drogas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas, e até mesmo a falta de uma matrícula escolar, por exemplo, são situações que se configuram em violação dos direitos, e foram abordados no evento.
Os direitos da mulher também foram discutidos na oportunidade. Foi registrado que a liberdade de escolha e de profissões são alguns dos direitos conquistados por elas hoje, que antes viviam limitadas em prover apenas a assistência doméstica. Muitas vezes tratadas como objeto, passíveis de violências físicas e psicológicas, as mulheres viviam sem direito a conhecimentos fora do lar, aos estudos e ao trabalho. Com a inclusão social, obtenção de conhecimentos e direitos, hoje, elas se sentem mais encorajadas em denunciar quaisquer maus tratos praticados pelos seus agressores. E, assim, a prevenção da violência contra elas se torna assunto de âmbito maior hoje.
A comemoração do Dia Nacional dos Direitos Humanos contou com a presença do Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher, Escola de Referência do Ensino Médio - EREM/ Garanhuns, bem como de outras unidades escolares estaduais; ADVAMPE, COMUD, UNOPAR, CREAS Regional, UEB – União dos Estudantes da Bahia e Comunidades Quilombolas locais.
Texto: Cássia Amaral (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Foto: Divulgação | Maria do Carmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário