Muita gente tem medo das sextas-feiras 13, mas de onde surgiu esse medo em torno dessa data? E por isso o BLOGATIVO resolveu fazer uma pesquisa sobre o tema e achou um texto interessante do historiador que é integrante da Equipe Brasil Escola - Rainer Sousa (publicado neste link.) no qual se depara com várias explicações em torno do medo desta data através das lendas e crendices em várias culturas espalhadas pelo mundo e fortalecidas pelas séries de filmes de terror norte-americano que acontecem neste dia, ou melhor, noite.
Segundo o texto do historiador mencionado: “... Uma das justificativas conhecidas dessa maldição alega que Jesus Cristo foi perseguido por esta data, antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes (ele e mais os 12 apóstolos) ... Outra justificativa se dá durante o período monárquico na França, quando o Rei Felipe IV sentia-se ameaçado pela influência da igreja e por isso tentou se filiar à ordem dos Cavaleiros Templários, que recusou a entrada do monarca na corporação e segundo relatos, ele teria ordenado a perseguição dos templários em 13 de outubro de 1307 (uma sexta-feira) ... Já de acordo com o processo de cristianização dos povos bárbaros invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga (deusa do amor e da beleza) e após convertidos, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que toda sexta-feira se reunia com onze feiticeiras e o demônio (totalizando 13 reunidos) para rogar pragas contra a humanidade ... Outra crendice nórdica, fala sobre um banquete realizado pelo deus Odin no qual se reuniu com 12 divindades, e o Loki (deus da discórdia e do fogo) ofendido por não ter sido convidado promoveu uma confusão que resultou na morte de Balder (uma das mais belas divindades), criando o mito de que um encontro com 13 pessoas termina mal... Entretanto, de acordo com os princípios da numerologia, o somatório do número 13 resulta no numeral quatro (número de sorte) e os indianos e mexicanos associam o 13 à felicidade e ao futuro próspero”.
De acordo com a numerologia, a sexta-feira 13 deste ano é representando pelo número 1 (resultado pelo somatório dos algarismos a um só digito => 1 +3 (dia) + 0 + 9 (mês) + 2+0+1+3 (ano) = 19 que é reduzido 1+9 = 10 = 1+0 = 1) e as vibrações do dia cujo somatório resulta em 1 indica dia propício para inicio de projetos, ideias e relacionamentos e não para medos, por isso aproveite e divirta-se nesta sexta-feira 13 que se aproxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário