O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura e caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando poemas em seus troncos e galhos. Ação realizada desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares-MG, idealizada pelo poeta Marcelo Rocha do Instituo Psia. O projeto é finalista do Prêmio Vivaleitura 2012, premiação executada pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos.
Em 2012, no dia da Árvore, a cidade de Garanhuns – PE esteve envolvida na ação do Um poema em cada árvore, sob a articulação da escritora blogueira e poeta Márcia Maracajá em parceria com o grupo Literânima da UAG – UFRPE.
No Dia da Árvore (21 de setembro), pelo segundo ano consecutivo, o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) – Edição 2013 será realizado em diversas cidades brasileiras, constituindo assim uma rede de poetas e agentes culturais mobilizados em fomentar ainda mais as intenções do projeto no que refere à conquista de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia, divulgação do trabalho de poetas locais e incentivo à leitura.
Do estado de Pernambuco Garanhuns é a ÚNICA cidade inscrita nesta edição. A articuladora local, Márcia Maracajá, tem apoio da GRE Agreste Meridional que fortalece a ação representando a SEDUC-PE, além da parceria do grupo Literânima – UAG-UFRPE, que continua. A Biblioteca Casa da Gente, presidida pela profª de Língua Portuguesa Socorro Feitosa e representada pela contadora de história Yalle Feitosa, a primeira contadora de histórias de Pernambuco a fazer parte da RIC — Red Internacional de Cuentacuentos (“Rede Internacional de Contadores de Histórias”, em português) também apoiará a ação.
QUANDO: 21 de setembro, a partir das 9h.
ONDE: nas principais praças e locais arborizados da cidade de Garanhuns
Fonte: Secretaria de Comunicação de Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário