quinta-feira, 28 de novembro de 2013

=> Meios de hospedagem, bares e restaurantes recebem capacitação gratuita voltada para a acessibilidade


Com o objetivo de se tornar um destino turístico ainda mais acessível no país, Pernambuco tem se reinventado para melhor recepcionar pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Com a criação do projeto Praia Sem Barreiras, do programa Pernambuco Sem Barreiras, está sendo possível resgatar e garantir momentos de lazer a todos que visitam e residem no Estado. Pensando em garantir uma evolução ainda maior neste cenário social pernambucano, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), vem realizando capacitações gratuitas ligadas à acessibilidade em meios de hospedagem, bares e restaurantes próximos as praias onde funcionam o Praia Sem Barreiras. 

As palestras são ministradas pelo consultor em acessibilidade, Manoel Aguiar, que é cego. Durante os treinamentos práticos, o palestrante cria situações que acontecem corriqueiramente quando uma pessoa com deficiência física, auditiva ou visual é recepcionada ou atendida nos estabelecimentos, apontando as falhas encontradas. Nas palestras são passadas informações importantes e as melhores maneiras de agir, conversar e recepcionar este público, de acordo com a sua necessidade. Participam da capacitação: mensageiros, recepcionistas, garçons, cummis e maitres. 

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, as capacitações têm o objetivo de preparar ainda mais os profissionais ligados ao trade turístico, buscando a melhor maneira de recepcionar pessoas com os diferentes tipos de deficiência, para que estes, no Estado, não encontrem dificuldades de convivência. “Estamos procurando preparar os profissionais que trabalham em hotéis, pousadas, bares e restaurantes para que possamos receber bem as pessoas com deficiências física, visual e auditiva. Acreditamos que todos merecem ser respeitados e bem tratados, pois prezamos por um Pernambuco ainda mais igualitário”, afirmou. 

Até o final de dezembro, a meta é que dez estabelecimentos do bairro de Boa Viagem, no Recife, e dez meios de hospedagem e cinco restaurantes da praia de Porto de Galinhas, no Ipojuca, sejam atendidos, podendo ser um número maior. Em 2014, será a vez de capacitar os profissionais da praia do Sueste, em Fernando de Noronha, e os que trabalham nas proximidades da praia do Bairro Novo, em Olinda. Para ser contemplado com a capacitação, que é gratuita, é necessário que os hotéis, pousadas, bares e restaurantes tenham o mínimo de acessibilidade. Os interessados podem entrar em contato com a unidade de Projetos Especiais, da Empetur, através do telefone 3182-8154.

Capacitações para as próximas semanas:


FONTE: Leticia Jaques (Setur-PE /Empetur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário