Imagem do Marechal Deodoro da Fonseca retirada do site: http://www.brasilescola.com/historiab/proclamacaodarepublica.htm |
Hoje (15 de novembro), as pessoas estão descansando ou curtindo o dia com os amigos e famílias sem trabalhar por causa do feriado da Proclamação da República, mas afinal o que foi a Proclamação da República no Brasil?
Com a crise do regime monárquico constitucional parlamentarista (no qual o rei, família real, nobres, ministros do conselho "mandavam e desmandavam" no Território Brasileiro), estava precisando um nova forma de governo e no dia 15 de novembro de 1889, após a demissão do conselho de ministros, foi assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca com apoio dos republicanos o documento manifesto que proclamava a República no Brasil, destituindo o Imperador de seu cargo e instalando um governo provisório. Deodoro da Fonseca assumiu provisoriamente o posto de presidente do Brasil e D. Pedro II e sua família real partiram de volta a Europa no dia 18 de novembro.
O local onde ocorreu a Proclamação da República foi na Praça da Aclamação que hoje tem o nome da Praça da República localizada no Rio de Janeiro.
Desde que Deodoro da Fonseca assumiu interinamente a presidência do Brasil, o pais passou a ser governado por um presidente de forma Republicana Federativa Presidencialista, na qual o povo elegiam seu representante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário