Após um tempo parado em virtude ao recesso de réveillon, o BLOGATIVO retoma as atividades iniciando com a coluna BELEZAS DO NORDESTE, na qual irá publicar 4 matérias de locais turísticos na cidade pernambucana de Tamandaré (litoral sul) e o primeiro local visitado é Forte Santo Inácio de Loyola. A palavra tupi Tamandaré (significa repovoador), a cidade que tem o nome de Tamandaré fica localizada no litoral sul do estado de Pernambuco, e cedeu o seu nome para o patrono da Marinha Brasileira – Barão de Itamaracá (Joaquim Marques Lisboa).
O Forte Santo Inácio de Loyola (mais conhecido como "Forte de Tamandaré" devido a sua localização na cidade de Tamandaré) foi construído no final do século XVII em formato quadrangular em estilo valban pelo engenheiro Francisco Correia Pinto com o propósito de defesa da população e de seu porto dos ataques dos holandeses constantes na época. Com o passar dos séculos (século XIX) fez parte do cenário da Guerra dos Cabanos, sendo utilizado como prisão temporária para os revoltosos que aguardavam embarque para Fernando de Noronha e Recife.
O forte fica há poucos metros da Praia Boca da Barra e para facilitar a navegação dos barcos e navios que passam por perto, foi instalado em 1902 o Farol de Tamandaré que se encontra em funcionamento. O forte está sobre a guarda da Capitania dos Portos do Ministério da Marinha .
No local, existe uma capela para orações.
Nas ruínas do forte, pode-se encontrar a natureza viva através dos saguins (um espécie de pequenos macacos) que convive em harmonia no ambiente.
O BLOGATIVO esteve visitando o local nesta primeira semana de 2014, e pode observar a exposição intitulada "FORTE DE TAMANDARÉ" que está sendo realizada pela Fundação Gilberto Freyre.
Para visualizar todo o registro fotográfico pela equipe BLOGATIVO (Amanda Maciel e Dario Ferraz) na visita basta clicar no ícone BELEZAS DO NORDESTE ou neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário