sexta-feira, 28 de junho de 2019

=> Projeto Tengo Lengo Tengo promove Domingueira Sertaneja no Cais do Sertão


Ronaldo Aboiador e mesa de glosas são atração do evento, às 16h, com entrada gratuita

O projeto Tengo Lengo Tengo, que homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e do padre João Câncio, fundadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, promove a primeira Domingueira Sertaneja, neste domingo (30). Iniciando às 16h, no Museu Cais do Sertão, com entrada gratuita, o evento inclui uma apresentação de Ronaldo Aboiador, figura permanente na celebração de Serrita que se tornou conhecido por seu aboio de fé. O artista possui um álbum dedicado ao aboio religioso, com faixas como “Terço dos Homens”, “Obrigado, Meu Senhor” e “Ofertório”.

No domingo, das 18h às 19h, também acontece uma mesa de glosas, sessão de poesia oral feita de improviso, bastante tradicional e cultivada no Sertão. A glosa é exercida no dia a dia pelos poetas glosadores, de maneira informal, como uma brincadeira de roda com versos metrificados. Para essa brincadeira no Cais, foram convocados os poetas Adiel Luna, Allan Sales, Clécio Rimas, Edmilson Ferreira, João Filho e Maciel Correia. A apresentação promete divertir e emocionar o público, com motes que passam por temas como saudade, natureza, política e amor, mas que são mantidos em segredo, já que o improviso é a alma do negócio. A apresentação e coordenação da glosa fica a cargo de Marcos Passos, poeta declamador, apresentador, escritor e produtor cultural. “Costumo dizer que a mesa de glosa é uma cantoria de viola, sem a viola. Não há o compromisso da competição. Só a poesia. É lindo de ver o público vibrando a cada verso bem feito”, diz Marcos Passos.

O projeto Tengo Lengo Tengo é uma promoção do Governo do Estado de Pernambuco, através da Empetur, Cais do Sertão e Cepe, com apoio da Janela Gestão de Projetos e da Fundação Padre João Câncio.

Ainda dentro da programação, que acontece até o dia 27 de agosto, serão realizadas mesas-redondas com temas como “O Sertão pelas Lentes dos Fotógrafos”; “O Armorial e as Pedras do Reino” e “O Cangaço e Gênero”. Oficinas de zabumba, de costura do couro (incluindo uma versão para crianças), apresentações culturais sertanejas e leituras dramáticas também fazem parte do programa. Outro ponto de destaque do projeto é a realização da Cavalhada de São José do Belmonte no Recife, no dia 25 de agosto.

 Mais sobre os poetas

Allan Sales -  Natural do Crato, no Ceará, mas radicado no Recife, o músico, compositor e poeta se dedica ao cordel desde 1997, sendo autor de mais de 700 títulos sobre os mais variados assuntos, sendo os temas políticos e os de humor os seus preferidos. Atualmente apresenta no Recife o espetáculo "Interlocuções Poéticas e Musicais” em parceria com o poeta declamador Marlos Guedes.

Adiel Luna - Poeta repentista, mestre de Baque Solto e coquista de roda. Em 2014, Adiel apresentou o programa Causos & Cantos, da Rede Globo. Na bagagem, a gravação dos CDs “Camará” e “Baionada”, além da conquista de vários prêmios, entre eles, o Internacional de Cultura Popular. Integrou ainda projetos como o Sonora Brasil e A Matinada. Fora do Brasil, também se apresentou no Karneval Kulturen, passando por palcos da Alemanha, Espanha e França.

Clécio Rimas - Poeta, produtor musical e arte-educador, Rimas assina diversos trabalhos na área da poesia popular, mesas de glosas, oficinas de cordel, embolada, rap e música eletrônica.

Em suas apresentações, oficinas, palestras e workshops, o poeta costuma se apropriar de elementos culturais metropolitanos ao mesmo tempo que reivindica sua origem interiorana do Sertão do Pajeú pernambucano para versos com uma mistura única.

João Filho - Natural de São José do Egito, terra conhecida por respirar poesia, o poeta é sobrinho de um dos grandes repentistas da região, Zezé Lulu, por quem foi bastante influenciado poeticamente. Várias de suas poesias já foram publicadas em obras de outros poetas.

Fez parte da comissão julgadora de diversos congressos de cantadores de viola, tendo participado de mesas de glosas em Olinda, Recife e São José do Egito.

Marcos Passos - Poeta declamador, apresentador, escritor e produtor cultural, é natural de São José do Egito, filho de poeta e poetisa. É coautor e organizador de livros como "Nos Passos da Poesia", "Nuances D'Alma", "Amores Perfeitos na Beira do Mar", "Zé Marcolino - Conversas Sem Protocolo", entre outros. Tem também um CD de poesias declamadas intitulado “Marcos Passos nos Passos do Sertão”.

Atualmente, mantém o projeto itinerante Cantos e Versos e um programa, de mesmo nome, na TV Universitária em parceria com o apresentador Tony Oliveira.

Maciel Correia - Teve o interesse pela poesia popular, especificamente pela cantoria de viola, despertado ainda quando criança, enquanto assistia desafios travados por Ismael Pereira e Zé Feitosa, seus ídolos de infância.

Integrou várias comissões julgadoras em Festivais de Cantadores, como o Congresso de Cantadores do Recife. Tem participação em obras de outros poetas, como no livro “Antologia Poética Retratos do Sertão”.

Edmilson Ferreira - Repentista profissional, tem publicações suas em livros e revistas acadêmicas. No currículo, aproximadamente 300 primeiros lugares em festivais de repentistas por todo o Brasil e 30 CDs e 18 DVDs no mercado.

Ferreira se apresentou no lançamento da novela Cordel Encantado, da Rede Globo, além de participar com apresentações de poesias de movimentos sociais, via sindicatos, ONGs e associações

Em 2005 fez uma turnê francesa para a gravação de um documentário sobre suas apresentações e uma pesquisa sobre a relação da arte dos Trovadores da Península Ibérica e dos cantadores do Nordeste do Brasil.


Serviço – Domingueira Sertaneja
Onde: Centro Cultural Cais do Sertão (Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife)
Quando: Domingo, 30 de junho
Horário: A partir das 16h
Atrações: Ronaldo Aboiador e banda e mesa de glosa com Adiel Luna, Allan Sales, Clécio Rimas, Edmilson Ferreira, João Filho e Maciel Correia
Entrada gratuita



---

FOTO: ERIC GOMES
FONTE / TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA 
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário