sexta-feira, 25 de outubro de 2019

=> Raimundo Carreiro, Carol Barcellos e Jessier Quirino engrandecem programação gratuita na IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns


Entre os atrativos estão apresentações literárias e musicais, oficinas, mesas-redondas, contação de histórias e lançamento de livros

A programação da IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns terá mais grandes nomes de sexta (25) até o domingo (27). As apresentações, todas gratuitas, serão realizadas no palco e auditório do evento e também no Teatro Luiz Souto Dourado, no Centro Cultural. entre os destaques está o lançamento do livro ‘O romance na literatura pernambucana’, de Raimundo Carrero; a palestra ‘Quebrando os limites - como superar os desafios da vida’, com Carol Barcellos (ambos no dia 25); e o show de Jessier Quirino,  Juntando os Cacarecos (26). Vale salientar que há distribuição de ingressos, mas os espaços têm capacidade limitada.

Durante a Bienal as intervenções são realizadas simultaneamente em cada espaço do evento e também nos estandes que se propõem a realizar atividades para o público. Na sexta-feira (25), no palco, se apresentaram a partir das 9h os estudantes da Creche Santa Clara, Dança Afro das salas de leitura, o teatro mudo com o tema ‘Diga não ao preconceito’; Balé com Poema (Colégio Cecília Meireles) e palestra com Hamilton Wernek. 

No mesmo horário, no auditório, terá a mesa redonda ‘Multimodalidade e tecnologia no ensino’, com Robson Santos, Maria Liliane de Lima e Paulo Rodrigo Pereira da Silva, todos de Saloá. Em seguida, Paulo Rodrigo Pereira da Silva discutirá ‘As novas reconfigurações literárias’. Ricardo Melo lança o livro ‘Raikais para bebês’ e Maria Liliane de Lima Tenório apresentará ‘Literatura e as novas tecnologias em sala de aula’. No Teatro Luiz Souto Dourado serão encenados os espetáculos ‘Ser ou não ser, eis a questão’, ‘Auto da compadecida’ e ‘Dom Quixote do Sertão’. 

No começo da tarde da sexta-feira será realizada uma releitura da obra do diário de Anne Frank no palco da Bienal, onde também haverá a releitura do livro O Pequeno Príncipe e as apresentações literárias Ester e Trem de Alagoas. A tarde, no auditório, está reservada para escolas municipais das prefeituras parceiras (Saloá, Bom Conselho e Garanhuns), mostra de vídeos e palestras sobre depressão e inserção das crianças na língua estrangeira.  

O lançamento do livro ‘Um romance na literatura pernambucana’, de Raimundo Carrero, está programado para às 14h no Teatro Luiz Souto Dourado, também com entrada gratuita. No mesmo espaço, um pouco mais tarde, ocorrerá ainda apresentação da Quadrilha Danado de Bom, de Bom Conselho e mesa redonda com um dos homenageados da Bienal este ano, o professor José Cláudio Gonçalves acompanhado de Carlos Guedes. Para encerrar a noite no Teatro, Carol Barcellos contará como superar os desafios da vida na palestra ‘Quebrando os limites’, às 18h.

O sábado tem como destaques muita música. Logo pela manhã, está programada a apresentação literária Fahrenheit 451 e o Reisado da Prefeitura de Capoeiras. Luiz Afonso de Oliveira Jardim apresentará a palestra ‘Declínio do café na região dos bosques de altitudes no Nordeste’ e Kátia Assad discutirá sobre ‘Cultura, paz e justiça restaurativa’. Também no dia 26 se apresentarão as bandas musicais Manoel Lafaiete (Palmeirina) e Metal Nobre (Paranatama). Elias Roma irá lançar dois livros, às 17h, no auditório da Bienal: ‘Dom Helder, patrono dos direitos humanos e dos pobres’ e ‘Luiz Pinto Ferreira’. 

No Teatro Luiz Souto Dourado será formada uma roda de cordel com Eduardo Libório, China, Edilene Cordelista, Mestre Luiz Gonzaga, Elaine e Zé Lucas. Um dos momentos mais esperados é o show de Jessier Quirino intitulado ‘Juntando os cacarecos’ marcado para às 19h.

Já se despedindo da IV Bienal, no dia 27 se apresentam o Colégio Azarias (Angelim) e José Victor de Araújo com recital de saxofone. Também pela manhã terá a peça ‘O rico avarento’, palestras sobre história e prevenção do câncer de mama, balé clássico do Colégio Santa Joana D'Arc, peça teatral e Trupe Ariano Suassuna. Os professores José Messias Pinto dos Santos e Herlan José Tenório abordarão temas relacionados à leitura e literatura no auditório da Bienal. Já o encerramento oficial será no Teatro Luiz Souto Dourado, com a Marching Band Dom Vital, de Paranatama. 

A programação completa com horários e locais definidos está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns.  A IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns é realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com patrocínio da Editora Construir, e apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns. O evento conta ainda com apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Garanhuns, além do Sesc.

SERVIÇO
Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns – Abertura: dia 23, 19h. Segue de 24 a 27 de outubro, das 9h às 21h. Na Praça Mestre Dominguinhos, Garanhuns. Entrada franca.

FOTO: Edméia Ubirajara
Fonte / Texto: Mia Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário