Com abertura oficial na cidade de Riacho das Almas e encerramento em Vicência, tem início na próxima segunda (25) a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Pernambuco (SNCT). Em dezenas de instituições, espalhadas por mais de vinte municípios de todas as regiões do estado, milhares de atividades chamam a atenção da população para os encantos da Ciência. São palestras, mesas-redondas, exposições, Feiras de Ciência, mostras de vídeo, caravanas e uma intensa programação.
Este ano, o tema da SNCT é “Bioeconomia: riqueza e diversidade para o desenvolvimento sustentável”. A coordenação estadual é do Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Trinta exposições sobre o tema foram distribuídas entre polos em todo o estado e três Caravanas da Ciência percorrerão catorze municípios do estado durante a semana.
As três caravanas estarão juntas na abertura, em Riacho das Almas. Estarão na quadra da Escola Mário da Mota Limeira, o Planetário; as dezenas de experimentos do Ciência Móvel; os Notáveis Cientistas de Pernambuco – com caricaturas e dinâmicas sobre grandes cientistas do estado; a Caravana da Astronomia – parceria com a equipe da UFRPE que garante atividades de observação do céu e lançamento de foguetes. Haverá ainda oficinas de produção de tijolos ecológicos e de confecção de foguetes com garrafa pet.
Em frente à escola, dezenas de estandes estarão expondo os trabalhos que vem sendo desenvolvidos desde julho pelas escolas da cidade; além de projetos de instituições parceiras. Some-se a isto Feira de Artesanato e de Alimentação Vegana; e exposições como a “Bioeconomia: riqueza e diversidade para o desenvolvimento sustentável”, produzida pelo Espaço Ciência.
A solenidade oficial começa às 8:30h no palco em frente à Escola, onde também haverá atrações culturais como a Orquestra de Violinos, Banda Musical 29 de Dezembro e Banda Marcial da Escola Mário da Mota Limeira.
SEMANA INTENSA – A partir da terça, as três Caravanas seguem percursos diferentes, para atingir um número maior de cidades, até se unirem novamente no encerramento, nos dias 26 e 27, em Vicência. A Ciência Móvel passa por Caruaru (22), Poção (23), Pesqueira (24) e Surubim (25). A da Astronomia vai para Palmares (22), Arcoverde (23), Floresta (24) e Itacuruba (25); e a Notáveis Cientistas de Pernambuco e Planetário seguem por Cumaru (22), Limoeiro (23), Ferreiros (24) e Timbaúba (25).
Entre as milhares de atividades que acontecem em todo estado, destacam-se a Primeira Feira Municipal de Ciências de Timbaúba, CIÊNCIA JOVEM TIMBAÚBA, que será no dia 25. E, na quinta-feira (24), a Sessão Solene na Assembleia Legislativa que vai prestar homenagem póstuma a três cientistas do estado que passam a ser parte do projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco.
SNCT – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida por decreto, em 2004, como forma de popularizar o acesso ao conhecimento científico. As ações acontecem em todos os estados do país e, em Pernambuco, são coordenadas pelo Espaço Ciência.
Nos últimos anos, Pernambuco tem ocupado os primeiros lugares entre os estados com maior número de atividades realizadas. Em 2018, por exemplo, foram 11.815 atividades registradas em 122 municípios do estado.
Fonte / Texto: Fabiana Coelho - Comunicação do Espaço Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário