quarta-feira, 16 de outubro de 2019

=> 25 anos do Espaço Ciência será comemorado nesta sexta (18)

Muitos dos leitores do Blogativo sabem que nossa Editora-Chefe deste veículo de comunicação (Amanda Maciel) tem em seu currículo algumas passagens pelo Espaço Ciência (maior museu interativo de ciências da América Latina) no qual ainda possui laços muito harmoniosos e por isso como bastante alegria parabeniza todos os colaboradores do museu que é dirigido pelo amigo Antonio Carlos Pavão.

A seguir consta a publicação sobre a comemoração e história do local, enviada por sua atual assessora de comunicação - Fabiana Coelho.

Espaço Ciência celebra, nesta sexta (18), 25 anos de divulgação científica

O Espaço Ciência comemora, na próxima sexta (18), seu 25º aniversário. A cerimônia contará com apresentação da banda sinfônica do CEMO (Centro de Educação Musical de Olinda), além da banda de fanfarras e da Cia De Dança Pyporatã, da EREM Padre Francisco Carneiro. “Convidamos todos os que, de alguma forma,  contribuíram com esta história e todos os parceiros, escolas e visitantes que acreditam na importância da divulgação científica”, conclama o diretor do Museu, Antonio Carlos Pavão. A solenidade será às 10h, no auditório do Espaço Ciência.
Criado em 1994, o Museu funcionou inicialmente em um casarão no bairro das Graças. Sua transferência para o Parque Memorial Arcoverde aconteceu em 1996 e, em 2005, o Espaço Ciência foi reinaugurado, após uma reforma que o transformou em um dos maiores museus de Ciência a céu aberto do mundo. “Escolhemos o mês de outubro para celebrar o aniversário, pois este é o mês da reinauguração do Espaço Ciência. São dois momentos importantíssimos para nós: a criação e a reinauguração”, explica Pavão.
O Espaço Ciência é uma das grandes riquezas de Pernambuco. Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, recebe uma média de 120 mil visitantes por ano, com acesso gratuito. As centenas de experimentos e exposições se estendem em uma área de 120 mil metros, cortada por um manguezal de rara beleza. “Há poucos museus de Ciência como ele no mundo. É um dos únicos que é Museu e Parque ao mesmo tempo, com experimentos a céu aberto e áreas de contemplação e observação da natureza”, opina o físico, Sérgio Rezende, ex-ministro e ex-secretário de Ciência e Tecnologia.
Durante estes 25 anos, o Espaço Ciência também vem deixando forte contribuição no ensino de Ciências do estado, com ações de inovação pedagógica e formação de professores. É ele, por exemplo, que coordena a CIÊNCIA JOVEM, uma das maiores Feiras de Ciências do país, que tem a mesma idade que o Museu e hoje recebe projetos de todos os estados do Brasil e de alguns outros países.
O Espaço Ciência vem garantindo ainda a capilaridade de suas ações com um programa itinerante, o CIÊNCIA MÓVEL, que, nestes 25 anos, já percorreu 146 municípios, quase 95% de todo o estado. Tem, também, atuação marcante na área de Astronomia, tanto em sua sede quanto no OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA SÉ, gerido pelo Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário