quarta-feira, 16 de outubro de 2019

=> Unidades de Saúde promovem ações de prevenção durante Outubro Rosa (Garanhuns)


Campanha vem sendo desenvolvida por meio de palestras e mutirões de atendimento nas UBS’s e outras instituições do município

Dando continuidade às atividades do Outubro Rosa em Garanhuns, a Secretaria de Saúde promove diversas ações de promoção à saúde no município. A programação segue até o fim do mês, e busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A campanha vem sendo desenvolvida por meio de palestras e mutirões de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e também em instituições privadas. 

Nesta terça-feira (15), a equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) Centro, realizou uma ação voltada para a população atendida no local, com uma roda de conversa sobre o câncer de mama, realização de exames de prevenção e testes de acuidade visual. “Já fiz meus exames de prevenção este mês, com a equipe do Pacs que é excelente. Acho que todas as mulheres precisam se cuidar para prevenir doenças e poder viver mais”, afirmou a servidora pública Maria do Carmo, de 47 anos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando cerca de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Ainda de acordo com o órgão, em 2019, no Brasil, o risco estimado é de 56 casos para cada 100 mil mulheres.

Programação — Demais unidades também vivenciam o Outubro Rosa durante esta semana. Amanhã (16), será promovido o ‘Dia D’ das UBS’s Indiano II, Vila do Quartel, Massaranduba, Estivas, Manoel Chéu e Magano II. Na quinta (17), será a vez das unidades Iratama, Cohab II (2), Indiano I, Cohab I, Indiano III e Brasília I e II. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) do município também participam da programação, com palestras sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (ACSI)
Texto e foto: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário