quinta-feira, 5 de julho de 2018

=> Garanhuns recebe 1ª. edição da Casa das Artes a partir de 13 de julho (FIG)


O famoso Festival de Inverno de Garanhuns - FIG que acontece anualmente em Garanhuns e desde sua 24a edição foi tombado como Patrimônio Imaterial de Pernambuco, acontecerá este ano de 2018, no período de 19 a 28 de julho tendo como o tema: "Um Viva a Liberdade".

As apresentações e manifestações culturais não se restringem à antiga Explanada Guadalajara (atual Mestre Dominguinhos);  ao Som da Rural (Parque Euclides Dourado);  ao Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna ; Palco Pop ; Palco Forró e Praça da Palavra Raimundo Carreiro já publicados no Blogativo que podem ser revistos ao clicar no nome do pólo correspondente;  devido ao grandioso número de atrações, o Blogativo que esteve presente na coletiva de imprensa para divulgação da programação oficial realizada no Garanhuns Palace Hotel, irá dividir as postagens por pólos de animação, conforme pode ser visto abaixo. 

Além da programação divulgada na coletiva mencionada, também existem as assessorias de outros polos de manifestações artisticas e culturais, conforme segue o release na integra do famoso casarao localizado na Av. Rui Barbosa:

Garanhuns recebe 1ª. edição da Casa das Artes a partir de 13 de julho

​A programação cultural da cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano, contará este ano com uma novidade com potencial para movimentar ainda mais o cenário das artes locais, já em ebulição por conta do tradicional Festival de Inverno de Garanhuns: trata-se da Casa das Artes, iniciativa promovida pela Rádio Marano, que funcionará na Av. Rui Barbosa, número 301, bairro de Heliópolis, entre os dias 13 e 28 de julho. A ideia surgiu de uma conversa entre Jorge Branco, diretor da Marano, e sua esposa, a deputada estadual Priscila Krause, com Waldéria Santana e a artista plástica Socorrinho Gueiros, sobre o potencial, as necessidades e dificuldades dos artistas da cidade.
Aberto ao público diariamente das 10h às 21h, o espaço reunirá mostra de arte e artesanato, espaço de gastronomia, exposição de antiguidades, apresentações de dança e grupos culturais. A ideia é privilegiar objetivamente os talentos locais, oportunizando a exposição da arte garanhuense a moradores e turistas de todas as regiões do País.
​Para o diretor da Rádio Marano, Jorge Branco, a Casa das Artes preencherá uma lacuna do cenário cultural de Garanhuns no período do Festival ao possibilitar mais espaço aos artistas da terra a apresentação do seus talentos. “Decidimos apostar nesse projeto, abrindo as portas ao público, para divulgarmos a cidade de Garanhuns e as artes genuínas daqui. Promover nossa cidade através dos nossos talentos culturais é a forma como a Marano encontrou para contribuir ativamente durante esse período de festa. É a realização de um desejo antigo dos que fazem o cenário cultural de Garanhuns”, classificou. A entrada na Casa será gratuita.
​ Todos os artistas que compõem o quadro de programação da Casa das Artes foram convidados, não arcando com qualquer custo de possíveis inscrições. No artesanato, participam da feira quatro associações: Associação Feira e Artes (Afa), Associação Feira do Parque (AFP), Associação da Casa do Artesão (Aca) e Centro de Ação Social e Artística de Garanhuns (Casag). No circuito gastronômico, estarão na Casa das Artes o Café República, as cachaças Sanhaçu, a Cervejaria Ekaüt e uma exposição de licores artesanais.
Na programação de mostras, está confirmada a exposição de câmeras fotográficas de Robson Ferreira, com relíquias que datam de 1965. Também compõem a programação os quadros e as esculturas do artista plástico Adeildo Monteiro, as esculturas de madeira do Mestre Fida, as produções da pintora impressionista Socorrinho Gueiros, os quadros surrealistas de Espedito Dias, os traços e impressões do artista plástico e grafiteiro Rubens Costa, as pinturas em vidro de Paulo Lemos Arnozo, os painéis de Adelmar Almeida, as pinturas em tecido e óleo sobre tela de Lola Luna, as pinturas em acrílico sobre tela de Jáder Cysneiros, as pinturas de Suelly Vaz, os mosaicos e telas de Ana Isabel e as artes de Sueli Medeiros, entre outros.

_______________________________________________________________
SERVIÇO:
Casa das Artes
Curadoria Waldéria Santana
De 13 a 28 de julho
Das 10h às 21h
Entrada gratuita
Av. Rui Barbosa, número 301, Heliópolis, Garanhuns – PE

Abertura: 13 de julho (sexta-feira), 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário