O evento será realizado no próximo domingo (22), e tem como principal objetivo comemorar os 109 anos de nascimento do maior artista do barro do Brasil
O Alto do Moura, bairro turístico de Caruaru, terá uma imperdível programação cultural no próximo fim de semana, com a realização da 5ª edição do projeto "Viva Vitalino", que comemora o nascimento de Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, que se vivo estivesse teria completando 109 anos no último dia 10 de julho. Além do mestre dos mestres, o evento também prestará homenagens a mais 29 personalidades que atuaram com destaque em vários segmentos da cultura e que já faleceram deixando seu legado.
A concentração terá início às 15h de domingo (22), em frente a Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura (Abmam), parceira do projeto. No local, o público vai poder assistir a exibições de curtas metragens, circular pela exposição de peças de barro e fotográfica ‘Discípulos de Vitalino’. Em seguida, o cortejo sairá com os participantes carregando os estandartes, com as presenças do Boi Tira-Teima e de grupos de mazurca, maracatu, pernas de pau e do Afoxé Ilé Dandara. O desfile fará parada em frente do ateliê dos artesãos homenageados. O ponto alto será na Praça no Artesão, com celebração de missa pelo pe. Everaldo Fernandes e participação dos artistas Jadilson Lourenço e Carlos Alves. Tendo uma grande identificação com o bairro que ostenta o título de “Maior Centro de Artes Figurativos da América Latina, subirão ao palco para apresentar shows os artistas Petrúcio Amorim, Erisson Porto e Valdir Santos, também mestre de cerimônia do evento.
A iniciativa é dos produtores culturais Yone Amorim e Antonio Prego, que pela primeira vez contam com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). “Esse apoio de um órgão tão importante está nos possibilitando ampliar a divulgação e apresentações artistas e ao mesmo tempo melhorando toda a estrutura física do evento”, comemora Antonio Preggo, que aguarda a presença de um grande público. “É importante sentirmos esse retorno num projeto no qual estamos trabalhando há meses, sem esquecer os inúmeros detalhes”, completa. Para Yone Amorim, poder homenagear artistas que já faleceram é uma oportunidade de contribuir para a cultura se perpetuar. “A partir do momento em que promovemos evento desse tipo com o apoio da comunidade local, temos a certeza de que essas pessoas jamais serão esquecidas, assim como a vida e a obra de cada uma delas”, frisa.
Um dos homenageados está o caruaruense Nelson Barbalho, escritor, historiador, jornalista, compositor, crítico de cinema e roteirista. O conhecido “Imortal do País de Caruaru está sendo lembrado no ano do seu Centenário. Esta quinta edição do projeto presta homenagens aos seguintes 30 nomes: Mestre Vitalino, Mestre Manuel Galdino, Zé Elias, Manuel Eudócio, Zé Caboclo, Mestra Ernestina, Celestina Rodrigues, Mestre Gercino, Souza Pepeu, Carlos Sá, Nelson Barbalho, Tavares da Gaita, Wellington Branco, Argemiro Pascoal, Carlos Fernando, João Condé, Vital Santos, Mestre Manoel Inácio, Luísa Maciel, Erton Cabral, Nina Vitalino, Vó Lindaur, Maestro Camarão, Luiz Gonzaga, Jacinto Silva, Coronel Ludugero, Olegário Fernandes, Pissica, Dona Ermídia e Lauro da Mazurca. Toda a programação do Viva Vitalino é gratuita e estão convidadas a participar todas as pessoas que fazem ou incentivam a cultura. O evento também conta com apoio da Panificadora Princesa do Agreste e Prefeitura de Caruaru.
FOTO: Antonio Preggo
Texto: Jaciara Fernandes - Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário