Museu terá programação especial nesta quinta, 26 de julho: Dia do Manguezal
Nesta quinta-feira (26 de julho), o Espaço Ciência convida a todos para uma programação especial no Manguezal Chico Science. Trata-se do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. No Museu, o público poderá participar de cinco oficinas e um espetáculo interativo; trilha e passeio de barco pelo manguezal, com uso de binóculos para observação de aves e contemplação do ecossistema.
O Espaço Ciência é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e todas as atividades são gratuitas. Para oficinas e passeios de barco, serão distribuídas 25 senhas, que devem ser pegas na Recepção do Museu.
Nas oficinas, o visitante aprenderá, de forma lúdica, a diferenciar as espécies de mangue. Ou poderá observar os impactos do derramamento de óleo e como pode ser feita a limpeza deste material. Poderá, ainda, fazer a análise das águas do manguezal, utilizar material reciclado para construir caranguejos, conhecer a história do músico Chico Science e sua relação com os manguezais.
Outra alternativa é participar de uma gincana na qual as perguntas são “pescadas” no espelho d’água. Ou participar do espetáculo interativo “Plástico: um vilão na natureza”. Nesta peça, o público se transforma nos personagens e aprende, de maneira divertida, os impactos do descarte de resíduos plásticos no meio ambiente, mais especificamente nos manguezais.
Completa a programação o passeio de barco, movido à energia solar, pelo Manguezal Chico Science. Com 20 mil m², ele é o que restou do aterro promovido na região. Em 1996, quando o Espaço Ciência passou a ocupar o Parque Memorial Arcoverde, logo descobriu o valor deste ecossistema e iniciou um programa para sua conservação e manejo, definindo o Manguezal como âncora do conceito de museu de ciência ao ar livre.
Naquela época, o manguezal era um ambiente degradado e devastado, com plantas de mangue rasteiras. Hoje, a vegetação vingou, restaurando todo o ecossistema, com peixes, caranguejos e 65 espécies de aves já identificadas. O manguezal faz parte de uma das áreas do Museu, a Trilha Ecológica.
Fruto de um trabalho cuidadoso de conservação ambiental, o Manguezal Chico Science tornou-se um terreno fértil para a sensibilização de questões ambientais. Foi objeto de estudo de dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de cursos de especialização e de graduação, pesquisas de estudantes de escolas públicas. Oficinas e atividades lúdicas também são realizadas periodicamente na área Trilha do Espaço Ciência.
Alguns projetos, a exemplo do “Observando os Rios”, da ONG SOS Mata Atlântica, também são realizados no local. O objetivo deste projeto é monitorar e analisar a qualidade das águas dos rios brasileiros. Em Pernambuco, o Manguezal Chico Science é um dos pontos de coleta. As análises são feitas mensalmente, durante um ano.
Apesar dos esforços da equipe do Museu, o lixo proveniente do Canal do Tacaruna sufoca o Manguezal Chico Science, interfere na qualidade das águas e obriga o Espaço Ciência a promover com frequência mutirões de limpeza.
Fonte/ Texto: Comunicação do Espaço Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário