Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, recebeu em seu gabinete, no Palácio Celso Galvão, representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE). O encontro teve o objetivo de firmar parcerias relacionadas ao processo de recadastramento biométrico, cuja iniciativa de mudança no formato de votação passará a valer na próxima eleição.
Os dados do Cartório Eleitoral de Garanhuns mostram que ainda faltam pouco mais de 33 mil eleitores se recadastrarem, de um total de mais de 90 mil. O órgão tem o potencial de atender, diariamente, 600 pessoas. Mas os índices mostram que, por dia, a média de atendimentos realizados é de 200 – totalizando pessoas que agendam ou que comparecem espontaneamente.
Ficou acertado que a Câmara de Vereadores, junto à Secretaria Municipal de Governo, mobilizará as lideranças das comunidades e dos bairros de Garanhuns para marcar dias em que os moradores possam se deslocar para o cartório e realizar o processo. A Prefeitura de Garanhuns irá disponibilizar transporte para realizar o percursos das famílias que residem em áreas mais distantes, incluindo zonas rurais e urbanas.
Outras ações de conscientização serão providenciais para dar maior celeridade e cumprimento do prazo estipulado para encerramento – previsto para 14 de janeiro do ano que vem –, entre elas, o trabalho com carros de som nas avenidas e ruas do município.
Para fazer o agendamento do seu atendimento pela internet no site www.tre-pe.jus.br, ou pelo telefone (81) 3194-9400. O Fórum Eleitoral está localizado na Av. Barão de Nazaré, bairro Magano. Para se recadastrar o eleitor precisa levar um documento de identificação e comprovante de residência no nome do eleitor, de seu pai ou de sua mãe.
Texto e foto: Cloves Teodorico (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)
Nenhum comentário:
Postar um comentário