terça-feira, 10 de dezembro de 2013

=> Secretaria de Educação faz balanço positivo de 2013 (Garanhuns)

A Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns apresentou a prestação de contas das ações desenvolvidas durante todo o ano de 2013. Na oportunidade, em conversa com o prefeito Izaías Régis, a secretária de Educação, Janecélia Marins, deu a feliz notícia de que a secretaria atingiu o limite máximo de inscrições em todos os programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As novas aquisições, realizadas por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR 1), foram: construção de nove escolas urbanas; reforma de sete escolas urbanas; materiais didáticos para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino; mobiliário em geral incluindo playground, brinquedos diversos e utensílios para as cozinhas das seis novas creches, para as escolas de Educação Infantil e para as sete creches conveniadas através do programa federal PRO-INFÂNCIA e construção de 3 quadras escolares com vestiários.

Por meio do PAR 2 foram adquiridos ventiladores para as salas de aulas das escolas urbanas e do campo; 29 veículos escolares (micro-ônibus médios e grandes) para transporte urbano e rural dos alunos do Programa Federal “Caminho da Escola”; materiais de apoio pedagógico para o CAP (Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência); e duas creches tipo B e C, que contemplarão o distrito de São Pedro e o Vale do Mundaú, por meio de adesão ao “Brasil Carinhoso”.

Também foram conquistadas três quadras escolares com vestiários para as escolas Silvino Almeida, Letácio de Brito e Jaime Luna – estas obras já foram iniciadas – e a construção de 3 creches pela Metodologia Inovadora de Ata de registro de Preço.

TRANSPORTE ESCOLAR – Com o objetivo de oferecer qualidade e segurança no transporte dos alunos da rede pública, foram adquiridos 11 ônibus, sendo 4 urbanos e 7 rurais, totalizando 14 ônibus escolares.  Trinta e oito ônibus foram locados para atender a demanda do município, houve substituição de transportes abertos por fechados e transporte para alunos deficientes.

MERENDA ESCOLAR – Duas nutricionistas foram contratadas para oferecer um cardápio balanceado que atenda às necessidades alimentares do alunos. O investimento para compra de merenda escolar foi no valor de R$1.278.498,90, sendo que, deste valor, 30% é pago com recursos próprios. Todas as 98 merendeiras do município receberam treinamento, capacitação e fardamento.

O Governo Municipal compra das cooperativas de agricultura familiar, as frutas e verduras para a merenda escolar. Duas cooperativas são contempladas, são elas: COPAGA e COPAFAGA, um investimento no valor de R$ 530.000,00. Diariamente são distribuídos 100 botijões de gás e 80 caminhões pipa de água potável (mineral), para todas as escolas urbanas e rurais.

INFRAESTRUTURA – Foram adquiridas 30 caixas d’água; feita manutenção emergencial com reparos e pinturas em 51 escolas e seis creches; manutenção reparadora nas instalações elétricas e hidráulicas, de acessibilidade e nas estruturas físicas nas escolas e creches; a Escola Manuel Aquino, em Iratama, foi contemplada com a construção de dois banheiros, fossa, reforma e pintura.

Ainda na área de infraestrutura, houve a implantação do novo Pólo da UAB; reforma e pintura do CAP; reforma da Biblioteca do Parque Euclides Dourado; implantação da Biblioteca do SESI na Cohab III; aquisição de novos fogões industriais para as escolas; reforma de 26 fogões das Escolas e Creches e formação de equipe de manutenção e infraestrutura escolar. A Prefeitura adquiriu terrenos para construção de creches e escolas.

Parte dos transportes escolares, material de expediente, limpeza e informática, parte da merenda escolar e a reforma do CAIC são benefícios adquiridos com recursos próprios. Em processo licitatório encontram-se a compra de seis carros, fogões industriais, ventiladores, ares condicionados, liquidificadores, extratores de sucos, ambiente didático virtual Planetário.

As construções das Escolas da Cohab II e a Padre Agobar Valença, a reforma e ampliação de 7 escolas do campo em Miracica, Iratama, São Pedro e na comunidade Quilombola também estão em processo de licitação.


Texto: Marcella Valença (Secretaria de Comunicação de Garanhuns)

Nenhum comentário:

Postar um comentário