Na tarde de ontem (26 de julho), dentre das programações culturais literárias do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) do SESC Garanhuns houve o lançamento da segunda edição do livro de Luzenette Laporte intitulado: “ A menina que falava com as coisas”. A primeira edição do livro foi realizada há 17 anos (1986) pela Editora Vozes, e a atual edição que tem como ilustradora Joana Velozo está sendo pela Editora CEPE.
Marcilene Silva (responsável pelos eventos literários do Sesc Garanhuns) conduziu a roda de conversa com a escritora nascida em Catende-PE mas que reiside há muitos anos em Garanhuns, onde já foi Secretária de Educação do município, sendo homenageada pelo SESC Garanhuns em 2008 com o nome nos Laboratório de Literatura e no FIG deste ano com o polo literário Praça da Palavra Luzenette Laporte.
Nesta roda de conversa, Luzennette falou sobre o seu livro aborda a criança dentro “da gente” e da inocência que uma criança não perde desde que tenha amor, carinho e educação. Sobre a escolha do nome da personagem principal Lúcia (que significa LUZ) veio por dois motivos: o primeiro que seu nome seria o da personagem e o segundo a homenagem póstuma a uma prima falecida.
Depois da roda da conversa, o público pode observar 2 atores de Recife encenado de forma interativa a leitura de trechos do livro no qual a menina Lúcia que conversa com as coisas que escreve uma carta a ONU (Organização das Nações Unidas) pedindo uma consciência humana em defesa da natureza.
Após o teatro, enquanto acontecia um coquetel de lançamento, a escritora autografava os livros dos leitores infantis e adultos. Dentre as leitoras, que esteve aguardando na fila muito educadamente para receber o autógrafo sem regalias apesar de seu cargo político foi a Secretária de Cultura de Garanhuns – Cirlene Leite.
Na fotografia a seguir estão: as criadoras do livro Luzenette Laporte(escritora), Joana Velozo (ilustradora) junto com organizadora do evento Marcilene Silva (responsável por literatura Sesc Garanhuns) e Cirlene Leite (Secretária de Cultura de Garanhuns).
Nenhum comentário:
Postar um comentário