domingo, 31 de maio de 2009

-> DICAS para organização do casamento


Nesse último domingo do “mês da noivas” de 2009, o BLOGATIVO se despede das matérias relacionadas ao tema matrimônio, com as seguintes dicas na organização de seu casamento:


* Procure um salão para fazer a recepção perto da igreja escolhida pelo casal, pois esse procedimento de logística evita a perda do tempo e que convidados queridos não compareçam a um das duas ocasiões, assim como fica mai perto se tiver que resolver algum contratempo de última hora;


* Organize seu casamento com antecedência para: evitar estresse, conseguir o local desejado pelo casal na data almejada pelo mesmo, conseguir descontos, ter tempo para olhar os mínimos detalhes que não são poucos;

* Realize o casamento de seus sonhos, dentro da sua personalidade e da sua condição financeira;


* Escolha sempre profissionais gabaritados e competentes para contratar, pois muitas vezes a economia de contratar qualquer pessoa para fazer o trabalho de um profissional sai caro devido a dor de cabeças, então como diz o ditado: “o barato pode sair caro” e como geralmente só se casa uma vez, tudo tem que ser perfeito.

* E seja muito feliz nessa nova etapa de vida que irá construir com seu ou sua companheiro(a).



sábado, 30 de maio de 2009

-> SITE AJUDA NA ESCOLHA DE IGREJA




Os católicos pernambucanos que decidiram casar no religioso podem contar com uma ajuda virtual na escolha da igreja ou paróquia que irão se casar, através do site:

Nesse site tem informações de localização, telefone, responsável, fundação e foto da fachada de vários municípios como: Abreu e Lima, Amaraji, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camarajibe, Escada, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Primavera, Recife e Vitória de Santo Antão.

O site não lista todas as igrejas católicas dos municípios mencionados, mas mostra muitas igrejas, que os noivos podem se basear na escolha de onde casar. Mas antes de acertar os detalhes, é bom visitar a possível igreja para observar a manutenção e o estado interno da igreja, saber a capacidade de convidados que a construção suporta, valor de taxa(s), procedimentos de reserva de data, dentre outros.

Ficha técnica da foto retirada do site citado acima:
Igreja: PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Localização: Centro de Paulista
Telefone: (81) 3433-0982


sexta-feira, 29 de maio de 2009

-> Vai casar, e agora: ONDE MORAR?


Voltando com as matérias relacionadas com o tema casamento, o BLOGATIVO trás hoje orientações de moradia, pois se o casal que se ama escolheu casar, eles precisam escolher onde vão residir. Várias opções podem ser analisadas:


*Morar com os pais?

Essa opção não é muito aconselhada para um casal que inicia uma vida a dois, acaba não sendo não e sim a vários, onde o casal geralmente não tem privacidade; e mesmo se dando bem antes do casamento com os pais do(a) amado(a), haverão muitas brigas, porque a casa teria muitos donos e na realidade o novo casal não teria autonomia. Será que essa economia valeria a pena em troca da paz do casal?


Alugar?

Essa opção hoje em dia está caindo em desuso, pois apesar de não precisar do investimento do sinal, chaves ou intercaladas, o casal fica eternamente pagando por um imóvel que na maioria dos casos nunca será de sua propriedade, ou seja, viverá pagando por um aluguel e dificilmente poderá juntar para adquirir o seu imóvel com o tempo.


Comprar?

Essa opção apesar de precisar de um maior investimento inicial como sinal, chaves, intercaladas que vão depender da forma do plano escolhido, ainda é a melhor opção pois esse valor que se pagaria por um aluguel, se pagaria na prestação do seu próprio imóvel que poderá ser até uma herança para futuros filhos que o casal venha a ter, principalmente com o novo plano do governo federal “Minha casa, minha vida” que veio a facilitar a aquisição da sua propriedade. Mas existem outras opções de compra como consórcios de imóveis, financiamentos de instituições bancárias, ou ainda leilões judiciários. O banco mais tradicional em proporcionar cartas de créditos em financiamento da casa própria e que as taxas de juros são na maioria das vezes mais baratas é a Caixa Econômica Federal, que inclusive está promovendo nas maiorias das capitais nacionais o Feirão da Casa Própria, em Recife (Pernambuco) será realizado entre 5 a 7 de junho no Centro de Convenções. No caso dos leilões, pode ser complicado comprar um imóvel que ainda esteja ocupado e que demore até anos para que o casal tenha acesso ao imóvel, agora se estiver desocupado, é uma opção bastante econômica.

Em qualquer opção de escolha de compra ou aluguel, é necessário, observar alguns fatores como: localização do imóvel: seu acesso nas ruas e nas linhas de ônibus, se é perigoso, se alaga quando chove, sendo recomendável na procura do local onde se vai residir olhar no turno da noite como também em dias chuvosos para não ter problemas decorrido a falta de observações. Na escolha de apartamento, olhar o valor do condomínio para saber se o casal poderá todo mês dispor desse valor, além da prestação do aluguel ou parcela do imóvel (no caso de compra).

Em casa ou apartamento escolhido em várias opções, é aconselhável analisar todas as opções de acordo com o perfil do casal – personalidade e condição financeira, para que o casal problemas decorrentes a falta de análise e que seja muito feliz.



quinta-feira, 28 de maio de 2009

-> 28 DE MAIO - DIA ESPECIAL: HOMENAGEM AOS MEUS AMORES

Como essa semana que é a última do “mês das noivas”, semana essa que o BLOGATIVO tem dedicado todas as matérias relacionadas ao tema, porém como hoje (dia 28 de maio de 2009) é uma data muito especial para a autora desse blog, devido ser o aniversário do seu relacionamento com o seu noivo, assim também como há exatos 50 anos a mulher que lhe gerou no ventre e a criou nascia. Baseado nisso, Amanda resolveu então que a postagem de hoje, vai ser diferente, dando uma pausa no esquema de reportagens atreladas ao casamento para homenagear essas duas pessoas tão importantes na sua vida, e amanhã volta com a sequencia das matérias do mês de maio.

A homenagem a sua mãe e ao seu noivo não vem através de texto e sim de imagem, pois como se diz por aí: “ uma imagem vale por mil palavras”.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

-> SOLTEIRAS X CASADAS: o perfil do comportamento de compras

Circula na internet uma matéria sobre o perfil do comportamento econômico em relações ao seu consumo das mulheres casadas e solteiras, na qual alegam que as solteiras são mais consumistas e gastam mais com elas mesmas, como pode ser ler através do endereço: http://br.pfinance.yahoo.com/25052009/22/financas-mulheres-solteiras-compram-revela-pesquisa.html

Essa constatação relatada na tal reportagem não é surpresa, pois como se sabe a maioria das solteiras possui mais dinheiro para si, apesar de ser independente financeiramente grande parte reside na casa de seus pais, assim economiza com moradia, alimentação, energia, dentre outras contas que são pagas pelos seus progenitores. Podem até ajudar com o pagamento de algumas contas, mas ainda sim, boa parte das solteiras acaba tendo mais verba para investir em si mesma, no seu lazer, na sua beleza, sua instrução, dentre outros.

A mulher casada também tem que se cuidar psicologicamente, fisicamente e esteticamente para se sentir bem consigo mesma e também agradar seu marido, mas o seu salário não é destinado apenas utilizado para essas finalidades, pois em sua maioria ajuda seu companheiro a pagar as contas relacionadas à moradia e aos filhos. Não é que a mulher casada não tenha dinheiro para si, mas que ela também direciona seus rendimentos com outras atribuições da vida que ela escolheu e que se fosse ruim, tantas mulheres não se casariam como se casam.


FICHA TÉCNICA DA FOTO:
Clicada:Veruska Nogueira
Profissão: Contadora


terça-feira, 26 de maio de 2009

-> II CASAMENTO: Diferentes escolhas sobre a mesma ocasião

Continuando com a idéia de mostrar duas visões e experiências de casamento iniciada ontem com a entrevista de Zilda Diniz que optou a não realizar festa no seu casamento devido as circunstancias descritas na primeira parte da reportagem, o BLOGATIVO hoje traz as opiniões de quem optou por ter um casamento com festa, a professora de educação física, Maria Jackeline de Oliveira Litwak, 28 anos de idade.

BLOGATIVO: Como você descreveria a sua visão de matrimônio?
Maria Jackeline: Para mim o matrimônio é a união de duas pessoas que se amam e que passam a formar uma família, que é a base da sociedade cristã, com objetivos comuns. No casamento católico a família é um todo, o casal e os filhos são suas partes. O bem do todo é mais importante do que o bem das partes.Cada um deve renunciar ao seu próprio interesse quando este for contrário ao interesse do todo. Acredito que seja por causa dessa renúncia que hoje a instituição familiar está sendo destruída. Os casais hoje casam na Igreja por pressão dos pais ou apenas por puro status e não pelo que a religião ensina. A Igreja diz que o prinipal fim do casamento é a procriação, daí o significado do nome matrimônio, ou seja, função de ser mãe. Os filhos fortalecem muito essa união.

BLOGATIVO: Como você se sentiu ao chegar na sua festa de casamento?
Maria Jackeline: É uma sensação indescritível. Mas vou tentar descrever um dos momentos mais felizes da minha vida. A chegada na Igreja é mais emocionante que na festa, você sabe que todos vão olhar pra você naquele momento, e que a pessoa que você escolheu para passar o resto da sua vida está ali na sua frente lhe esperando nervosíssimo. Quando a gente chega na festa fica encantada com a decoração, com as pessoas se divertindo e festejando seu casamento. Você se sente realizada, não digo completamente realizada porque esse sentimento acontesse com a chegada de um filho.

BLOGATIVO: Sabe-se que os custos de uma cerimônia de casamento é alto, mas você acha que vale a pena?
Maria Jackeline: Cada centavo!!! Depois a gente corre atrás da casa, do carro etc. Mas é um momento único que só quem viveu sabe que vale realmente muito a pena. Acredito que a frustração de não ter tido uma cerimônia custa muito mais do que o valor que a gente paga. E o tempo não volta, então se arrependa do que fez.

BLOGATIVO: No planejamento e organização do seu casamento, o que você sentiu mais dificuldade?
Maria Jackeline: Senti dificuldade de achar profissionais bons e baratos, porquê os que já fizeram seu nome no mercado cobram um absurdo e as vezes nem são tão bons.

BLOGATIVO: Qual a mensagem que você deixa para as noivas que pretendem casar?
Maria Jackeline: Que organizem com antecipação, em média dois anos antes, para que quando está próximo do grande dia já esteja tudo resolvido e decidido, isso ameniza a tensão pré nupcial. Vivam com intensidade esse momento, frequente feiras de noivas, compre várias revistas, passe horas olhando vestidos, pesquisando na internet opiniões de noivas que já casaram, porque é um momento ímpar em sua vida. E realize todos os seus desejos dentro do seu orçamento.



segunda-feira, 25 de maio de 2009

-> I CASAMENTO: Diferentes escolhas sobre a mesma ocasião

Como dito na postagem anterior, o mês de maio é conhecido como “o mês das noivas” e em virtude disso, essa última semana do mês será destinada a matérias relacionadas com o tema amor e matrimônio. O BLOGATIVO entrevistou duas mulheres casadas para mostrar as suas diferentes visões e realidades sobre o mesmo tema, uma que casou com toda “pompa e circunstancia” e outra que não.


A primeira entrevistada foi a corretora Zilda Diniz, 26 anos de idade que na época em que foi constituir sua união, optou por não fazer festa de casamento disse o seu entendimento por matrimônio e deixou um recado para as noivas que querem se casar, como mostra a entrevista a seguir:
BLOGATIVO: Bom dia Zilda, você está casada há quanto tempo?
Zilda: 5 anos

BLOGATIVO: Qual a sua visão de matrimônio?
Zilda: O matrimonio para mim é uma superação, aprendi que com o tempo as pessoas mudam, e que às vezes até mesmo a infidelidade fortalece esse laço, casar é viver em sociedade, é ter alegria e tristezas e que esse laço fica mais forte com os filhos. Muitas vezes temos em um casamento um pai, um irmão, um filho, um amigo e um amor tudo eu uma só pessoa.

BLOGATIVO: Sabe-se que os custos de uma cerimônia de casamento são elevados, você sente falta de não ter realizado festa?
Zilda: Muita falta, mas casar com cerimônia seria abrir mão da mobília de uma casa, trocar de carro, ou um ano de escola para meu filho, sendo assim, abri mão desse sonho. Aprendi a viver sem a tão sonhada festa.


BLOGATIVO: Qual a mensagem que você deixa para as noivas que pretendem se casar?
Zilda: Nunca, jamais peça opinião sobre os problemas conjugais a parentes e amigos, eles não sabem o quanto você ama a pessoa que você escolheu para viver, então viva passe por dificuldades e alegrias com quem você ama , supere tudo a dois, nunca envolva sogra, mãe, pai, sogro, irmãos ou cunhados nesse relacionamento, é preferível contar seus problemas a um estranho que aos familiares. Pois para eles sempre o sangue fala mais alto. Então viva a dois. Quando vir os filhos compartilhe sua vida com eles.



domingo, 24 de maio de 2009

-> O PREÇO DE UM CASAMENTO: casar ou “se juntar”?


No mês de maio, conhecido como “mês das noivas” costuma-se haver reportagens e questionamentos sobre esse dia mágico e seu custo nos meios de comunicações tradicionais e alternativos sobre o tema, e aqui no BLOGATIVO não seria diferente.
Realmente casar é caro, mas como é uma cerimônia especial que se pretende fazer apenas uma vez na vida na qual a noiva é vista por sua família como o marco que registra que sua “princesinha cresceu, criou asas para voar mundo a fora com o seu amado”, mas será que vale a pena visando a economia eliminar essa cerimônia e apenas “se juntar” ?

O valor dessa ocasião varia de acordo com o horário e o estilo da festa, por isso que deve ser bem planejado e organizado, principalmente baseado na lista de convidados, pois um buffet cobra por pessoa, além do espaço da casa-recepção. Quanto menor for a igreja e/ou buffet menos se gasta com decoração e iluminação, além da filmagem ficar desproporcional uma festa para pouco convidados num ambiente grande. Outro fator que pode se poupar no tal sonhado dia é usar flores de acordo com a época do ano que o casamento se realizará. O tipo de buffet a ser servido também influencia no valor total, pois o preço muda se a comemoração será apenas o tradicional bolo com champagne, se terá coquetel ou se será completo com o jantar.

Existem vários tipos de casamentos (simples, luxuosos e glamorosos, tradicionais, diferentes, campestres, na praia, ...) a ser escolhido a ser escolhido dependendo da personalidade do casal, seus pais e de suas posses, porque apesar de ser uma data especial na qual dois apaixonados vão iniciar uma nova vida e uma nova família não é aconselhado fazer uma festa fora de seus padrões econômicos que os deixaram endividados por gerações (kkk). Devido a essa variedade para todos os gostos e bolsos, está tendo um resgate pelos jovens noivos da tradição da cerimônia do casamento nos últimos anos que movimenta a economia em vários seguimentos, uma prova disso é que apesar da crise econômica mundial, as feiras anuais voltadas para elaboração de casamentos são muito visitadas por interessados e profissionais da área. Em Recife, por exemplo, a feira desse ano começou hoje no Shopping Boa Vista, então se você é interessado(a) no tema, vá essa semana conferir a 7ª Semana dos Noivos.