No último sábado (dia 2), aconteceu no Auditório do Fórum Garanhuns a certificação do PROJOVEM URBANO (PJU) do Agreste Meridional, tal certificação é referente a sexta entrada nacional que é a primeira no Agreste Meridional, concluindo mais um ciclo na vida dos estudantes que estavam na ocasião pois o PJU veio não só resgatar a vida educacional dos alunos entre 18 a 29 anos de idade voltando a estudar para terminar o ensino fundamental em 18 meses, como também esse programa nacional busca a inclusão da juventude e o despertar do exercício da cidadania, além de terem iniciação em qualificação profissional.
Compuseram a mesa no evento: a Diretora Executiva do Projovem Urbano do Agreste Meridional - ELIELDA DUARTE; O diretor Pedagógico do Projovem Urbano do Agreste Meridional – DIORGES ALBUQUERQUE; O coordenador estadual do Projovem Urbano – GENILSON MARINHO; Representando o Gestor da Gerencia Regional de Educação do Agreste Meridional (Paulo Lins) – ADELMA ELIAS; a Gerente Regional Senac – ELISABETH CRASTO; e o Secretário de Educação do Estado de Pernambuco – ANDERSON GOMES.
Dentro da proposta de inclusão, todo o evento foi interpretado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por WENDER PAULO e pela professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG) - Norma Abreu e Lima Maciel.
A mestre de cerimônia na Certificação foi a turismóloga e professora PJU que coordena o CERIMONIAL PROJOVEM URBANO Garanhuns composto por estudantes do núcleo Garanhuns – AMANDA MACIEL FERRAZ; mas como seus discípulos estavam se formando na ocasião, os professores (Douglas Anderson; Ana Angélica; Stenyo Tenório; Márcio Salu; Thiago Freire; Angela Maria) e parte da coordenação regional (Daniel Cleves; Carmen Zilvania; Margareth Leite; Lívia Marcílio) realizaram tais atividades.
Enquanto houver o sol, a busca pelo questionamento e o conhecimento ficará presente na vida de cada um desses formandos e representando cada um dos núcleos nos quais o projovem atuou no agreste pernambucano, um estudante orador se pronunciou. Esses estudantes foram: Maria Aparecida Souza (Águas Belas); Ivonete Maria (Angelim); Djalma Tenório (Brejão); Raquel Silva (Caetés); Juliana Vieira Gomes de Almeida (Garanhuns); Maria José da Silva (Itaiba/Negras); Marcela Dias (Lagoa do Ouro); Maria Marcela Silva (Lajedo); Maria do Carmo (Palmerina); Rosangela Maria da Conceição (Saloá); Núbia da Silva (São Bento do Una); José Nilson de Melo Dantas (Iati).
Esse último orador, mostrando que seus estudos perpetuarão, será um dos quatro estudantes pernambucanos representantes do PJU no Rio de Janeiro na Conferencia de importância internacional denominada Rio +20.
Como aluno Juramentista deste evento, o estudante Carlos Silva do município de Garanhuns fez o juramento em nome de todos os alunos.
Aluno Juramentista Carlos Silva recebendo o certificado das mãos do Secretário de Educação de Pernambuco - Anderson Gomes
Representados todos os professores PJU, Florisval Protásio foi ovacionado ao dar sua mensagem de professor paraninfo desta certificação.
Todos os discentes de cada um dos núcleos escolheram uma pessoa que contribuiu com o programa para homenagear e a tabela a seguir apresenta as escolas, gestores e homenageados de cada núcleo.
O dia 2 de junho, não foi uma data significativa apenas para os concluintes, mas também para a professora Ana Angélica que foi homenageada pelo belíssimo trabalho de prevenção para as estudantes e suas familiares que também estava completando mais um ano de vida, e por isso ela recebeu uma placa da mesa com todos os presentes cantando parabéns. E foi ela quem partiu a primeira fatia de bolo.
Além dos estudantes, professores, gestores, homenageados e componentes da mesa; o evento também contou com a presença dos senhores(as): Paulo Emiliano Gomes (representado o prefeito de Saloá); Oliveira (vereador de Angelim); Luciana Gonçalves (Secretária de Educação de Lagoa do Ouro); Maria Vanderlúcia (Secretária de Educação de Caetés); Gilson Manoel (Secretário de Educação de Palmerina); Silvana Tavares (Secretário de Educação de Águas Belas); Lenice Barros (Secretário de Educação de Brejão); Elba (Coordenadora Centro Profissional de Garanhuns); Luciano Lins (Professor-Doutor da UPE); Marta Silva (supervisora Senac-Garanhuns); Aline Santos Rangel e Aline Pinheiro (Imprensa SEDUC); Jaqueline (jornalista GRE/AM).