O programa federal denominado Projovem Urbano (PJU) trata-se de uma política pública educacional inclusiva resgatando jovens entre 18 a 29 anos que estavam fora das escolas, fazendo com que em 18 meses esses jovens concluam o ensino fundamental através do currículo integrado das disciplinas básicas (estabelecidas pela LDB) com participação cidadã e orientação profissional. Atuando no Agreste Meridional Pernambucano desde 2010 com prática das aulas multidisciplinares em torno de um assunto específico desenvolvendo no estudante em visão holística e crítica em sala de aula; aliando aulas externas em projetos especiais com programação diferenciada de viagens culturais monitoradas por professores para enriquecer na prática o conteúdo teórico vivenciado.
A editora-chefe do Blogativo fez parte da equipe do Projovem Urbano do Agreste Meridional Pernambucano por alguns anos e hoje a pedido da amiga e Diretora do Pólo - Elielda Duarte, publica a seguir as informações necessárias (tutorial) sobre o programa com a nova resolução do MEC/ SECADI para uma nova entrada ( 10ª edição em Pernambuco) desta Política Pública que vem atendendo nossa Juventude em situação de vulnerabilidade, trazendo novas oportunidades através da Educação e Qualificação, trazendo aos municípios nova força produtivo em seus quadros funcionais. Elielda pede para que os gestores interessados enviem ofícios com intenção para a Gestora Regional de Educação - Srª Adelma Elias com a maior brevidade possível.
PROJOVEM URBANO
Conhecimento
e oportunidade para todos.
Gestor
Regional:
Adelma Elias
Coordenação de
Polo do Agreste Meridional – PJU
Diretora:
Elielda Barbosa
Duarte
Assistente
Pedagógica:
Marcia Oliveira
de Andrade
Apoio
Administrativo:
Daniel Cleves
Telefone/ContatoL87)3761-8389
Blog:
projovemnanet.blogspot.com
O PROGRAMA
O Projopem Urbano tem como
finalidade proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva
associação entre:
·
Formação
Básica: para elevação da escolaridade, tendo em vista a
conclusão do ensino fundamental;
·
Qualificação
Profissional: com certificação de formação inicial;
·
Participação
Cidadã: com a promoção de experiência de ataução social na
comunidade.
O
programa Projovem Urbano ajuda jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e
escrever e não tenham terminado o ensino fundamental (8ª série) a terminarem
seus estudos e entrar no mercado de trabalho.
O
curso tem duração de 18meses e oferece uma bolsa-auxílio de R$100,00 por mês
para quem participar do curso, obtendo frequência e pontuação positiva.
O CURSO
·
Formação
Técnica Geral: aborda aspectos comuns a qualquer
ocupação e que permitem ao jovem compreender o papel do trabalho e da formação
profissional no mundo contemporâneo.
·
Arcos
Ocupacionais: em número de 23, que preparam o jovem
para atuar no mundo do trabalho, como empregado, pequeno empresário ou membro
de cooperativa. Baseando-se em concepções contemporâneas de organização do
trabalho, cada arco desenvolve competências relacionadas à concepção, à
produção e à circulação de bens ou serviços, ampliando e articulando as
possibilidades de atuação do jovem no mundo do trabalho.
·
Projeto
de Orientação Profissional (POP): é um trabalho de
cunho reflexivo, ao longo de todo o curso, preparando o jovem para melhor
compreender a dinâmica do mundo do trabalho e planejar o percurso de sua
formação profissional.
·
Participação
Cidadã: corresponde uma das dimensões curriculares,
compreende a dois conjuntos de atividades:
Ø Reflexões
conceitos básicos para a Participação Cidadã: articulando-se esse componente
com os demais, especialmente, Ciências Humanas, Língua Portuguesa e
Qualificação para o Trabalho;
Ø Plano
de Ação Comunitária (PLA): que se refere ao planejamento, realização, avaliação
e sistematização de uma ação social escolhida pelos os alunos, fundamenta no
conhecimento de sua realidade próxima.
UNIDADES FORMATIVAS
Conteúdos
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Ciências Humanas
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Língua Portuguesa
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Inglês
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Matemática
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Ciências da Natureza
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Qualificação Profissional
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Participação Cidadã
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Eixos Estruturantes
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I
Juventude e Cultura
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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II
Juventude e Cidade
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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III Juventude e Trabalho
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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IV
Juventude e Comunicação
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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V
Juventude e Tecnologia
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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VI
Juventude e Cidadania
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Tópicos
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Unidade Formativa I – Juventude e
Cultura: Os jovens e a Cultura como construção histórica e
coletiva que atribui sentido ao mundo, forma identidades, produz linguagens e
ferramentas, institui regras e costumes. Reposicionamento diante do fato de que
o reconhecimento social de distintas culturas está sujeita às relações
assimétricas de poder político e econômico.
Unidade Formativa II – Juventude e
Cidade: A juventude e as práticas de ocupação do espaço
urbano pelos jovens (vivência na cidade globalizada). Reposicionamento diante
das dinâmicas urbanas de inclusão e exclusão social.
Unidade Formativa III – Juventude e
Trabalho: O Mundo do Trabalho na sociedade contemporânea:
transformações pelas as quais vem passando e práticas de inserção dos jovens.
Reposicionamento diante das dinâmicas de inclusão e exclusão no trabalho e na
escola.
Unidade Formativa IV – Juventude e
Comunicação: Informação e comunicação na sociedade
contemporânea e as práticas dos jovens. Reposicionamento diante das dinâmicas
de inclusão e exclusão no acesso à informação e à comunicação.
Unidade Formativa V – Juventude e
Tecnologia: Ciência e tecnologia na sociedade contemporânea e
suas repercussões na vida do jovem. Reposicionamento diante das dinâmicas de
inclusão e exclusão social no acesso às novas tecnologias.
Unidade Formativa VI – Juventude e
Cidadania: Diferenças sócio culturais que segmentam a
juventude brasileira: preconceitos e discriminações intra e intergeracionais.
Reposicionamento diante das dinâmicas de inclusão e exclusão sociais que
expressam desigualdades e diferenças (geração, gênero, raça/etnia, deficiência
físico-psíquicas).
Ao
final de cada UF deve ser realizada uma atividade
de culminância, como feiras culturas que envolvam a essência do
Programa, ou seja, a união da formação básica, qualificação profissional e
participação cidadã.
CARGA HORÁRIA E ATIVIDADES
A carga horária do Projovem Urbano é
de 2.000 horas (1.440 presenciais e 560 não presenciais), a serem cumpridas ao
longo dos 18 meses letivos (72 semanas). Esse percurso formativo foi organizado
nas seis unidades formativas mencionadas, cada uma com a duração de três
meses.
O desenvolvimento das atividades
previstas ocorre por aproximadamente 26 horas semanais. As horas presenciais
(20 horas semanais) incluem as atividades em sala de aula, visitas, pesquisas
de campo, participação de palestras, práticas relacionadas ao campo de
Qualificação Profissional e à Participação Cidadã, sob a supervisão de um
educador. As horas não presenciais são dedicadas às leituras e atividades das
unidades formativas e à elaboração de planos e registros – individualmente ou
em pequenos grupos – nos espaços e tempos mais convenientes aos estudantes.
Os alunos também devem participar de
atividades Extra Classe, as quais abrangem visitas técnicas a empresas, instituições
de ensino, órgãos específicos relacionados à área de estudo. Viagens também
devem ser organizadas pelos professores, pois o conhecimento histórico do nosso
Estado é grande importância neste processo, pelo fato de mostrar de onde
viemos, quais são nossas raízes e a influência dos acontecimentos passados na
vida contemporânea.
A inclusão digital é outro fator a
ser explorado no Projovem Urbano. Os laboratórios de informática devem ser
utilizados de forma expansiva, mostrando através das ferramentas tecnológicas,
tais como: internet, data shows, computadores, os estudos das atualidades. A
inserção da tecnologia no dia-a-dia, o uso de equipamento áudio visuais e como
estes, são instrumentos facilitadores de diversas ações na vida profissional.
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Contamos com a colaboração de todos
os envolvidos no acontecimento do Projovem Urbano, no sentido de viabilizar
condições físicas, estruturais e apoio nos serviços prestados pela escola
acolhedora do programa. Disponibilizando segurança, higiene, alimentação e
condições favoráveis de convivência no ambiente escola. Já que este é um programa
de inclusão social, a igualdade entre os alunos é fator primordial, para que
todos sintam-se bem acolhidos no meio o qual irão partilhar durante os próximos
18 meses.
Contamos ainda com que a escola se
faça participativa nas ações do Programa, incluindo o Projovem Urbano em suas
atividades escolares, como também, perticipando das ações promovidas pelo
Projovem Urabno.
INFORMATIVO PROJOVEM URBANO
ATENÇÃO
COMO PARTICIPAR?
► O Programa:
O Projovem Urbano tem duração de 18 meses contínuos sem
interrupção. (não tem férias).
As aulas acontecem no horário noturno. A Escola deve garantir: segurança
(portaria), merendeira e Escola Aberta no período das aulas. Cada município
poderá formar até 10 turmas com 40 alunos cada.
► Qual a Documentação Exigida para
Matrícula?
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Documento de Identidade (RG) e CPF
·
Comprovante de Residência
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Declaração ou Histórico Escolar da Escola onde Estudou
► Quem Pode se Matricular no Projovem
Urbano?
Exclusivo para jovens entre 18 e 29 anos que sabem
ler e escrever e que não concluíram o ensino fundamental (8ª
série).
► O que o Projovem Urbano Oferece?
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Formação no Ensino Fundamental
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Cursos Profissionalizantes de modo básico
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Aulas de Informática
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Auxílio de R$ 100,00
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Fardamento
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Merenda
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Material Didático
► A Escola Deve Possuir:
Salas Amplas e bem estruturadas (escolas municipais e estaduais).
Sala de Informática com no mínimo 10 (dez) máquinas com acesso à
internet.
Turno Noturno.
► Os Profissionais:
Os professores serão selecionados pela Secretaria de Educação do Estado
(Seleção Simplificada)
Exigências:
Curso de Graduação Concluído nas áreas de:
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Letras;
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Humanas;
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Exatas;
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Assistência Social;
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Técnico em Informática;
·
Outras áreas de Qualificação Profissional que só serão divulgadas
através de Edital. (Ex. Agroextrativismo, Turismo e Telemática).
► Informações:
Diretoria Executiva - Agreste Meridional
Elielda Barbosa Duarte
Assistente Pedagógica - Agreste Meridional
Marcia de Oliveira Andrade