quarta-feira, 30 de setembro de 2020

=> Faculdade Senac inscreve para cursos de extensão em Recife e Caruaru



 Formações acontecem em outubro e novembro, nas modalidades remota e presencial

 

Com foco na atualização de profissionais para as demandas atuais e para as tendências de mercado, a Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE) inscreve para cursos de extensão em Recife e Caruaru. As formações são nas áreas de Economia, Gastronomia, Gestão, Moda e Design e serão realizadas nas modalidades remota ou presencial, a depender do curso escolhido. As inscrições podem ser realizadas pelo site da FacSenacPE (www.faculdadesenacpe.edu.br).

 

Entre os principais destaques, está o curso de extensão Comércio Internacional: Oportunidades nos Mercados Externos, que será realizado em parceria com o grupo português OPorto Forte. Mediada por executivos com notoriedade em diversos mercados, o curso acontecerá de forma remota e tem o objetivo de mostrar as possibilidades de internacionalização para pequenos, médios e grandes empresas e empreendedores. As aulas serão realizadas entre os dias 19 a 29 de outubro e 3 a 7 de novembro.

 

Também há outras opções de cursos remotos, oferecidos a partir do Recife, mas com participação possível para pessoas de qualquer lugar. Para os profissionais e interessados na área de Design, a pedida é curso de Introdução ao Design de Interiores: Fundamentos do Processo Criativo. As aulas acontecerão no turno da tarde, das 14h às 17h, nos dias 27 e 29 de outubro e 3, 5 e 10 de novembro.

 

A programação prossegue com o segmento de Gastronomia. Para os serviços de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, a pedida é o curso Segurança dos Alimentos em Serviços de Delivery e Take-out, que focará os protocolos e cuidados necessários. Os encontros serão realizados entre os 8 a 12 de novembro. Ainda na área de gastronomia, outra pedida é Alimentação Saudável em Tempos de Pandemia, que tem aulas nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro. Os interessados que adquirem os dois cursos terão 30% de desconto na segunda aquisição.

 

Caruaru – Na Capital do Agreste, todos os cursos acontecerão na modalidade presencial. Na área de moda, são duas pedidas. A primeira delas é “Colorimetria para Styling de Moda”, que acontece em outubro, nos dias 3, 10 e 17, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nesses mesmos dias e horários, outra opção disponível é “Modelagem e Montagem de Peças de Alfaiataria”, também presencial.

 

A área de gastronomia também foi contemplada na oferta de extensões para o Agreste, também com dois cursos na modalidade presencial. Em outubro, a opção é Elaboração de Fichas Técnicas para Empreendimentos Gastronômicos, com encontros nos dias 15 e 22. Para novembro, os interessados na culinária italiana foram contemplados com o curso Massas Frescas Italianas, nos dias 19 e 20. Completando a programação em Caruaru, a área de gestão tem como opção Gestão de Inovação com Métodos Ágeis, que acontece nos dias 24 e 31 de outubro.

 

Mais informações sobre os cursos de extensão da FacSenacPE podem ser obtidas pelos telefones 0800.081.1688 ou pelos whatsapps (81) 99696.7900 (Recife) e (81) 99840.3871 (Caruaru).

 

Serviço:

 

Cursos de Extensão – Faculdade Senac

Inscrições: www.faculdadesenacpe.edu.br;
Informações: 0800.081.1688/(81) 99696.7900 (Recife) e (81) 99840.3871 (Caruaru)

 

Lista de cursos disponíveis:

 

REMOTOS

 

Economia Mundial: Oportunidades nos Mercados Externos
Datas: 19 a 22 de outubro, 26 a 29 de outubro e 3 a 7 de novembro
Horários: 18h30 às 21h30/9h às 13h (sábado)
Investimento: R$ 500

 

Introdução ao Design de Interiores: Fundamentos do Processo Criativo
Datas: 27 a 29 de outubro e 3, 5 e 10 de novembro
Horário: 14h às 17h
Investimento: R$ 150

 

Alimentação Saudável em Tempos de Pandemia
Datas: 7, 14, 21, 28 de novembro
Horários: 18h30 às 22h
Investimento: R$ 150

 

Segurança dos Alimentos em Serviços de Delivery e Take-out
Datas: 9 a 12 de novembro
Horário: 18h30 às 22h
Investimento: R$ 150

 

PRESENCIAIS – UNIDADE DE CARUARU

 

Colorimetria para Styling de Moda
Datas: 3, 10 e 17 de outubro
Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
Investimento: R$ 180

 

Modelagem e Montagem de Peças de Alfaitaria
Datas: 3, 10 e 17 de outubro
Horários: 8h às 12h e 13h às 17h
Investimento: R$ 250

 

Elaboração de Fichas Técnicas para Empreendimentos Gastronômicos
Datas: 15 e 22 de outubro
Horário: 9h às 17h30
Investimento: R$ 220

 

Massas Frescas Italianas
Datas: 19 e 20 de novembro
Horário: das 9h às 17h30
Investimento: R$ 300

 

Gestão da Inovação com Métodos Ágeis
Datas: 24 e 31 de outubro
Horários: 8h às 16h e 8h às 15h
Investimento: R$ 180


Fonte / Texto: Rosangela Araujo - Dupla Comunicação

=> Dia do Profissional do Secretariado

 Hoje é 30 de setembro e O BLOGATIVO parabeniza todos os profissionais de secretariado pelo Dia do Secretário Executivo.


segunda-feira, 28 de setembro de 2020

=> BLOGATIVO parabeniza Wellington Freitas

 

Imagem: Arquivo Blogativo Melhores de 2016 - Wellington Freitas, Lissandro Nascimento e Amanda Maciel

O BLOGATIVO: o blog dos Eventos, Turismo, Educação, Atualidades e Acontecimentos parabeniza nosso amigo pelo seu aniversário.


Wellington Freitas é blogueiro e político. Seu blog criado em 2012 é referência em Saloá e nas cidades vizinhas. Desde 2017, Welligton faz parte da diretoria da Associação dos Blogueiros de Pernambuco - ABlogPE representando o Agreste junto com a Editora-chefe do Blogativo. Ele já recebeu uma honraria pela ABLOGPE na premiação dos melhores de 2016 dentro da categoria Pauta Cidadã na qual  homenageou os blogs dedicados nas questões dos problemas urbanos e ligadas as reclamações das comunidades, estimulando a defesa da qualidade de vida nas cidades em que atuam.


TODA EQUIPE BLOGATIVO DESEJA A VOCÊ: MUITOS ANOS DE VIDA; FELICIDADE, SUCESSO, SAÚDE E REALIZAÇÕES!!!

domingo, 27 de setembro de 2020

=> BLOGATIVO parabeniza todos os profissionais nesta Data Internacional do Turismo

 


O Turismo por ser uma atividade econômica, cultural e social, se feito de forma planejada e ordenada pode proporcionar uma melhoria de vida dos autóctones (nativos) através de empregos e rendas geradas numa determinada localidade, além da educação, do intercambio cultural, dentre outros.

A atividade turística vem crescendo há alguns anos e hoje é uma das áreas que mais gera renda e empregos diretos e indiretos, beneficiando na maioria das vezes, a população local, a economia da cidade, entre outros setores. Porém para que essa atividade sócio-econômica aconteça é necessário de que a localidade disponha de infra-estrutura para seus autóctones que favorecerá também seus visitantes.

Os efeitos gerados nos trades turísticos que foram estudados por vários pesquisadores, examinando os níveis de impacto, foram relacionados o nível de desenvolvimento local, renda da população, distribuição de riqueza, índices de subemprego e desemprego, dentre outros que ficou contatado que o Turismo foi considerado uma das formas de desenvolvimento de uma determinada região, e devido a esse fato, muitos governantes começaram a estimulá-lo como se fosse uma “tábua de salvação”, uma vez que seu efeito multiplicador impacta segundo IBGE, em 52 seguimentos da economia produtiva.

A data de hoje (27 de setembro) se comemora o Dia Internacional do Turismo, e por isso o BLOGATIVO parabeniza todos os profissionais do TURISMO, em especial os TURISMÓLOGOS, afinal a editora-chefe do BLOGATIVO também é turismóloga.

Dentre as atividades do Turismólogo (pessoa que fez faculdade em Turismo) segundo a lei estão: “planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras”.

Após uma década de reivindicação da classe dos profissionais, finalmente foi publicado no Diário Oficial em 2012, entretanto existe um projeto de lei no Senado que quer prejudicar o Turismólogo, por isso a ABBTUR Nacional (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo) "encabeça" uma campanha para votação contrária a essa PLS 439/2015.

Para ver os cursos e eventos sugeridos pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, basta acessar o link: http://www.abbtur.com.br/abbtur/evento.asp .

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

=> Apenas 18,7% dos municípios do país buscaram recursos da Lei Aldir Blanc

 Com 20 dias para o fim do prazo de cadastramento, somente 1.047 cidades concluíram seus planos de ações e receberam o dinheiro. Em contrapartida, governo já pagou todos estados e DF


Dos 5.570 municípios do país, apenas 1.047 concluíram seus planos de ação para recebimento d0s recursos da Lei 14,017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. O número representa apenas 18,7% do total de cidades que podem solicitar o montante direcionado pelo Ministério do Turismo para socorrer o setor cultural. As localidades que ainda não enviaram suas informações para o governo federal têm até o próximo dia 16 de outubro para fazê-la na plataforma +Brasil. Na última quinta-feira (24.09), o MTur concluiu o pagamento dos 26 estados e do Distrito Federal, totalizando R$ 1,5 bilhão. 

Entre os estados com as menores taxas de adesão estão: Roraima, onde dos 15 municípios, apenas a capital, Boa Vista, já recebeu o recurso; Pará, com 4,4% do total das cidades contempladas; além do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, onde menos de 10% das localidades concluíram o processo. Na outra ponta, Rio Grande do Norte (34,7%), Paraíba (33,6%) e Piauí (32,1%) foram os que tiveram o maior percentual de municípios cadastrados, mas com apenas 1/3 do total.    

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pediu engajamento aos municípios para que todo o setor cultural possa ser atendido. “A Aldir Blanc foi uma importante ação do governo federal para atender o setor cultural, fortemente afetado pela pandemia. Mas precisamos de mais adesões para garantir que um maior número de municípios recém o recurso, já que menos de 20% deles cadastraram seus planos de ações na plataforma +Brasil. Precisamos fazer com isso chegue à todas as cidades e que possamos atender todos os artistas brasileiros”, destacou.

De acordo com o decreto nº 10.464/2020, estados, municípios e o Distrito Federal são responsáveis pela distribuição mensal do recurso para a manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas do setor, cooperativas e instituições/organizações comunitárias que foram afetadas pela pandemia. O recurso pode ser distribuído por meio de editais, chamadas públicas ou outros instrumentos aplicáveis para prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural. 

Para o secretário Especial da Cultura, Mário Frias, o recurso direcionado para o município é essencial para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido por esses espaços antes da pandemia. “Precisamos do apoio dos gestores municipais para que esse recurso chegue logo a esses locais que tiveram que ser fechados devido à pandemia. São eles que geram empregos e renda para milhares de famílias brasileiras”, pontuou.

Atualmente, a Pasta realiza o pagamento previstos no 2º lote - para os planos aprovados entre os dias 02 e 16 de setembro - e que será finalizado no dia 26 de setembro. Já o Lote 3 será destinado aos planos aprovados até 01 de outubro e deverão receber os recursos até 11 de outubro. O último lote, por sua vez, prevê que os planos sejam aprovados até 16 de outubro e determina o pagamento até 26 de outubro.

Os valores são transferidos do Fundo Nacional da Cultura, administrado pelo MTur, preferencialmente para os fundos estaduais, municipais e distrital de cultura. No caso de não haver fundo cultural, o dinheiro poderá ser repassado para outros órgãos responsáveis pela gestão desses recursos.

Fonte / Texto: Ascom do Ministério do Turismo

=> Instituto Inspirando Sonhadores reúne referências do marketing em evento online gratuito

 A programação conta com palestras de Martha Gabriel e Rafael Kiso

 

Imagine um evento online gratuito, reunindo referências em marketing na era digital, inovação e empreendedorismo como Martha Gabriel, Rafael Kiso, Cristiano Santos e Guto Ferreira. Pois ele vai acontecer no próximo dia 30 de setembro, no lançamento do Instituto Inspirando Sonhadores. O nome do evento é iStart e foi planejado por Erick de Albuquerque, consultor e idealizador do instituto. Para fazer a inscrição é só acessar o link http://inspirandosonhadores.com.br/#tile_registration

 

“O iStart é o evento de lançamento do Instituto Inspirando Sonhadores de Fomento ao Empreendedorismo e ganhou esse nome justamente para simbolizar o início de diversos novos negócios inovadores que estão por vir, sem esquecer dos inúmeros e relevantes negócios que já foram apoiados antes dessa formalização, desde 2017”, explica Erick  de Albuquerque. O lançamento será em Caruaru, a partir das 14h, com transmissão remota de todos os palestrantes.

 

O tema escolhido para o lançamento do instituto tem relação com o contexto atual, em que a pandemia da Covid-19 fez muito empreendedor repensar o negócio. Mas, provocar uma avaliação do negócio é algo que o instituto faz desde o início, orientando, gratuitamente, por meio de consultoria ou mentoria. Em março de 2017, Aurijane Arruda conheceu o Instituto*quando estava bem no início do empreendimento, a Line Ateliê Criativo. “Quando fomos fazer a consultoria com ele foi justamente para amadurecer nosso negócio, para ele poder nos guiar, apontar quais os passos que nós tínhamos que seguir. E foi bem crucial no desenvolvimento do nosso negócio”, lembra. A Line Ateliê Criativo oferece serviços para empreendimentos de moda, desde consultoria para montagem de um negócio do zero, até a parte de produção e pós-produção, como desenvolvimento de coleção e modelagem.

 

Já Clara Lira conheceu o Inspirando Sonhadores em 2019, quando a Kanzi Decora Arte Autoral completava dois anos. Ela define o empreendimento como “uma nova forma de comprar e apreciar a arte autoral brasileira, focada em peças de decoração e utilitários de mesa assinados por artistas, artesãos e designers”. O acompanhamento gratuito realizado pelo instituto, além da proporcionar a conexão com outros negócios, foi importante porque possibilitou “uma imersão no negócio como um todo, resultando num diagnóstico com algumas ações e melhorias a serem executadas”, explica.

 

O Instituto – Desde 2016, o Instituto Inspirando Sonhadores ajuda empreendedores a desenvolver os seus negócios gratuitamente. Em 2019, passou a desenvolver um projeto usando a estrutura física do Sebrae Lab, no Recife, e a primeira turma formada só tinha mulheres. “Isso me acordou para uma questão, que o ecossistema da moda, em geral, não estava absorvendo as mulheres. Elas não conseguiam ser aceitas em outros processos de incubação, de aceleração, de fomento de moda em geral”, diz Erick.

 

O instituto ajuda os empreendedores, gratuitamente, com uma jornada por, em média, 12 meses, que começa com um diagnóstico. No segundo momento, é feita uma imersão com a criação de um plano de trabalho, observando pontos de melhoria. Depois, tem início as consultorias específicas que irão trabalhar questões apontadas no plano de trabalho. Ao final, é realizado um encontro com todos os participantes do projeto e empreendedores.

 

Durante a pandemia, o instituto realizou uma ação emergencial com empreendedores que se cadastraram nas redes sociais. Eles tiveram orientação especializada de graça. Para essa ação, 15 consultores atuaram como voluntários. “Em menos de 10 dias, a gente conseguiu dar conta de atender as 100 empresas e conseguimos evitar o fechamento de alguns empreendimentos e mais demissões”, comemora Erick. Ainda no período da pandemia, foi realizado o Inspirando Vai a Mesa, que reuniu alimentos para fazer doação de cestas básicas para 200 famílias cadastradas no período de maio a julho. Até dezembro, 60 famílias continuarão recebendo as cestas.

 

O próximo passo é fornecer capacitação para as pessoas “não-digitais”, para que possam ocupar vagas que demandam esse conhecimento.  Para isso, está sendo feito um levantamento dos cursos que possam atender a mais pessoas. “O instituto nasce com essa proposta de, além de contribuir para que empreendedores possam realizar seus sonhos, desenvolver suas startups, seus negócios tradicionais, transformá-los digitalmente. O instituto tem esse viés social que não tinha antes da Covid-19. Passou a ter agora”, explica Erick de Albuquerque.

 

 

Serviço

IStart – Lançamento do Instituto Inspirando Sonhadores em Caruaru

30.09.2020 – Acesso gratuito enviado por link aos inscritos

 

Inscrição Gratuita no Link: http://inspirandosonhadores.com.br/#tile_registration

 

14h – Erick de Albuquerque

Palestra: Inspirando Sonhadores, tenha uma jornada para empreender

 

14:15H - Guto Ferreira

Palestra: O Cenários futuros para a inovação, economia e política. Como isso pode impactar seus negócios?

 

15h - Alan Leite

Palestra: Quais fatores podem levar sua startup ao sucesso?

 

15h10 - Álvaro Machado

Palestra: As oportunidades da Inovação para o futuro da educação.

 

15h20 - Erick de Albuquerque

Palestra: Dez coisas sobre empreendedorismo que mamãe não contou.

 

15h30 – Debate|Painel - Mediação – Erick | Painelistas: Alan, Álvaro.

 

16h Rafael Kiso

Palestra: A jornada do cliente, as plataformas digitais e o que isso tem a ver com o seu negócio.

 

17h Martha Gabriel / KeyNote

Palestra: Marketing na Era Digital, o que você precisa saber?

 

18h Encerramento



Fonte / Texto: Rosangela Araújo - Dupla Comunicação

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

=> Sesc retoma aulas de natação em Surubim



 Unidade adotou protocolo de segurança para garantir a saúde dos alunos. Inscrições abertas no Ponto de Atendimento  

 

O Sesc Ler Surubim está retomando as aulas de natação, paralisadas devido a pandemia do novo coronavírus. As matrículas para as novas turmas podem ser feitas no Ponto de atendimento da unidade, localizada na Rua Frei Ibiapina, s/n, no bairro São José. A mensalidade custa R$ 46, mas os trabalhadores do comércio e seus dependentes que possuem o Cartão do Sesc têm desconto e pagam R$ 23. A faixa etária é dos 15 aos 59 anos.

 

As aulas serão nas terças e quintas, em dois horários: às 18h ou às 19h. Para evitar a propagação do novo coronavírus, a unidade adotou um protocolo de segurança sanitária com medição da temperatura corporal na chegada dos alunos à unidade, uso de máscara durante a permanência na unidade (exceto quando estiverem dentro da piscina), uso do álcool em gel para higienizar mãos e objetos pessoais e raias individuais, entre outras medidas.

 

“Além da natação, vamos retomar as aulas de hidroginástica no mês de outubro e assim, aos poucos, voltar aos poucos ao normal com nossas atividades esportivas”, explica Daniela Liano, professora de atividades esportivas e recreativas do Sesc Ler Surubim.

 

Serviço: Retomada das aulas de Natação do Sesc Ler Surubim

Matrículas: Ponto de Atendimento – Rua Frei Ibiapina, s/n, São José

Mensalidades: R$ 23 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 46 (público geral)

Faixa etária: de 15 a 59 anos

Dias e horários: segundas e quintas, às 18 ou às 19h

Informações: (81) 3634.5280


Fonte / Texto: Cláudio Rodrigues - Dupla Comunicação

=> Faculdade Senac abre edital para processo seletivo de disciplinas isoladas

 A FacSenacPE abriu edital para processo seletivo para disciplinas isoladas dos cursos superiores de Gestão de Recursos Humanos e Design de Moda, nas unidades do Recife, Caruaru e Petrolina. Os interessados podem se inscrever de 28 a 30 de setembro, na Secretaria Acadêmica das respectivas unidades. Vale destacar que a matrícula é feita na condição de estudante em regime especial, para complementação e/ou atualização de estudos, não vinculando o aluno a e nenhum curso de graduação da Faculdade Senac Pernambuco. O edital pode ser conferido no link http://faculdadesenacpe.edu.br/secretaria/downloads/

 

Podem concorrer às vagas os candidatos portadores de diploma, estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, concluintes do Ensino Médio com a devida comprovação da ficha 19 e ou estudantes de graduação da Faculdade Senac Pernambuco, com o deferimento do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da FacSenacPE. 

 

As vagas são limitadas e o estudante em regime especial poderá obter até seis matrículas em disciplinas isoladas, podendo cursá-las em um, ou mais semestres. É necessário ter frequência mínima de 75% (conforme determina a legislação). A matrícula somente será confirmada, após o pagamento da taxa de inscrição e as aulas podem acontecer na modalidade remota ou híbrida, até que se regularize a situação da pandemia do Covid 19.  

 

Para concorrer às vagas o candidato deve apresentar os seguintes documentos: comprovante de conclusão do Ensino Médio (Ficha 19 ou equivalente); declaração de vínculo (em caso de ser graduando e possuir vínculo com outra IES); Histórico Escolar de Graduação (em caso de ser graduando e ou graduado); diploma de graduação (em caso de concluintes da graduação); RG e CPF.  Caso seja estrangeiro, apresentar cópia do passaporte com visto temporário, devidamente atualizado ou, se for o caso, cópia da carteira de identidade para estrangeiro.  Mais informações nos telefones (81) 37278259 / 8260.


Fonte / Texto: Rosangela Araújo - Dupla Comunicação

=> Temporada de Cruzeiros 2019/2020 injetou R$ 2,24 bi na economia brasileira

 Setor cresceu 7,6% e gerou 33.745 empregos, número 5,5% maior que a temporada anterior


Cada R$ 1 investido no setor de cruzeiros para a Temporada 2019/2020 movimentou R$ 4,63 na economia nacional. É o que mostra o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2019/2020, produzido pela CLIA Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com dados inéditos do setor. No Brasil, a última temporada (de novembro de 2019 a março de 2020) foi responsável por um impacto econômico de R$ 2.24 bilhões na economia do país, 7,6% maior em comparação ao período 2018/2019. Além disso, o setor gerou R$ 296 milhões em tributos no período.

O mercado de viagens é uma das atividades mais afetadas pela crise econômica resultante das medidas de contenção da Covid-19. No caso do segmento de cruzeiros no Brasil, mesmo com o início das medidas de isolamento social e paralisação de diversas atividades no mês de março de 2020, o setor gerou impactos significativos, o que mostra sua importância para movimentação econômica do país.

“O turismo foi um dos mais afetados em todo o mundo e o Ministério do Turismo tem trabalhado incansavelmente para garantir a retomada de todos os segmentos da maneira mais segura para todos. Os excelentes números registrados na última temporada de cruzeiros, mesmo em um cenário adverso, reafirmam o potencial do turismo para promover o desenvolvimento econômico e social em nosso país”, avaliou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Os setores mais beneficiados com os gastos dos cruzeiristas e tripulantes (sem contar as armadoras) foram: comércio varejista - despesa com compras e presentes – (R$ 335,2 milhões), seguido por alimentos e bebidas (R$ 333,4 milhões), transporte antes e/ou após a viagem (R$ 177,8 milhões), passeios turísticos (R$ 146 milhões), transporte nas cidades visitadas (R$ 71,3 milhões) e hospedagem antes ou após a viagem de cruzeiro (R$ 46,4 milhões).

Pela terceira temporada consecutiva, houve aumento do número de viajantes em comparação a 2018/2019, totalizando aproximadamente 470 mil cruzeiristas a bordo de oito navios, que passaram por 15 destinos nacionais (Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Recife, Maceió, Angra dos Reis, Porto Belo, Cabo Frio, Ubatuba Itajaí e Balneário Camboriú), e por outros três na América do Sul: Argentina (Buenos Aires) e Uruguai (Montevidéu e Punta del Este).

O levantamento ainda mostra que o gasto médio por pessoa com a compra da viagem de cruzeiro foi de R$ 3.256 e o tempo médio da viagem foi de 5,2 dias. Além disso, o estudo indica que o impacto econômico médio gerado por cada cruzeirista nas cidades de escala foi de R$ 557,32.

“Mesmo com a pandemia, que abreviou a temporada em um mês, tivemos números positivos. Para a CLIA e para o setor de cruzeiros, o compliance, o meio ambiente e as pessoas estão sempre em primeiro lugar, por isso, estamos trabalhando com as autoridades para que a temporada 2020/2021 aconteça com novos protocolos que vão garantir o máximo de saúde, segurança e bem-estar dos cruzeiristas”, explica Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil. “Não vemos a hora de rever nossos hóspedes, criar experiências memoráveis e visitar os destinos, contribuindo para um impacto econômico positivo nos locais por onde as embarcações passam, voltando a gerar renda e postos de trabalho”, completa Ferraz.

PERFIL - Quase 92% dos pesquisados desejam realizar uma nova viagem de cruzeiro, e 87% querem retornar ao destino de escala, índice que reforça o papel do segmento como uma vitrine para os viajantes conhecerem diversos lugares de maneira dinâmica e voltarem em um outro momento.

Quanto à frequência, 66,1% dos cruzeiristas realizavam sua primeira viagem de navio, enquanto os 33,9% restantes já haviam viajado de cruzeiro, em média, aproximadamente quatro vezes, o que demonstra que os cruzeiros estão sempre levando novos turistas aos destinos dos roteiros.

As mulheres estão em alta e representam 61,9% do público.  Em relação ao estado civil, 61% são casados, e referente à idade dos entrevistados, 43,9% têm entre 35 e 54 anos.


Fonte / Texto: Ascom do Ministério do Turismo