segunda-feira, 31 de julho de 2017

=> Seturel-PE promove o “Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco”

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), iniciou a sensibilização e diagnóstico do Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco, que tem por objetivo principal elevar a qualidade da gestão das empresas que oferecem produtos e serviços nos principais destinos turísticos do Estado. A ação está sendo executada pela empresa Datamétrica Pesquisa e Consultoria. 

O foco é ofertar cursos gratuitos de qualificação para os gestores e consultorias organizacionais nas empresas espalhadas em seis grandes polos do estado. Tais polos são: Costa dos Arrecifes – RMR - Recife, Olinda e Jaboatão; Costa dos Arrecifes – Litoral Norte - Goiana, Paulista, Igarrasu, Ilha de Itamaracá e Itapissuma; Costa dos Arrecifes – Litoral Sul - Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande; Costa dos Arrecifes – Noronha -  Arquipélago de Fernando de Noronha; Agreste - Gravatá, Bezerros, Bonito e Caruaru; e Vale do São Francisco -  Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. 

Atualmente o programa está na sua fase de sensibilização e diagnóstico, no qual as empresas de todo o Estado estão recebendo contatos telefônicos e estão sendo agendadas visitas para apresentar o programa. Até o momento mais de 300 empresas já foram contatadas nas cidades dos polos da RMR, Litorais (Norte e Sul), Agreste e Sertão, e entre estas, mais de 70 empresas já assinaram o termo de adesão ao Programa. O próximo polo a ser visitado é Fernando de Noronha. 

“Através do turismo o Estado tem gerado muitas oportunidades de trabalho. Pensar no turismo de forma mais embasada é de suma importância para avaliarmos nossas ações e construirmos um caminho certo. Esse trabalho produzido pela Seturel-PE está sendo um diferencial, investir no turismo e melhorar a qualidade de serviços prestados é essencial para desenvolver a economia de uma cidade, e, consequentemente, de todo Estado”, comenta o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

O público-alvo do projeto é formado por empresas prestadoras de serviços turísticos que atuam nos polos do Estado. O Programa focará em empresas nos segmentos de Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação. 

A próxima etapa do Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco começa na próxima terça-feira (01), com o primeiro seminário, no qual será detalhado para as empresas as etapas do projeto e apresentado o resultado da pesquisa para aferir a avaliação dos turistas sobre a qualidade dos serviços em Pernambuco. O evento acontecerá no prédio da Amcham Recife, no bairro do Pina, às 9h. 

ETAPAS DO PROJETO: Seguindo as etapas do Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco, depois dos seminários haverá as consultorias organizacionais, que ocorrerão durante os meses de agosto a novembro, logo após a realização dos diagnósticos organizacionais com visitas periódicas às empresas por consultores da Datametrica Pesquisa e Consultoria. Ao termino do programa, haverá um evento de encerramento no qual as empresas participantes receberão um certificado de participação no Programa como reconhecimento por seu esforço e dedicação.

Fonte:  Ana Luíza Accioly - Gestora de Comunicação 
Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer – Governo de Pernambuco
Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur 

sábado, 29 de julho de 2017

=> Licitação para o Aeroporto de Caruaru e ordem de serviço para sinalizações turísticas da região Agreste são oficializados no Pernambuco em Ação

Pernambuco vem crescendo na questão conectividade aérea e isso é reflexo da instalação do Hub da Azul e de inúmeros voos internacionais conquistados, que tornou o Estado o mais conectado da região Nordeste. Diante desse cenário, chegou o momento de fortalecer a malha interna. Neste sábado (29), durante a edição do Pernambuco em Ação, em Caruaru, foi assinada a autorização para a licitação do Aeroporto de Caruaru.  O evento também marcou a confirmação da instalação de sinalizações turísticas relacionadas ao cicloturismo e aos patrimônios culturais e naturais da região. A ação da licitação do aeroporto contou com a assinatura do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e do governador do Estado, Paulo Câmara.

Até o fim do ano está previsto o início dos serviços de recuperação, administração, operação e manutenção do Aeroporto Oscar Laranjeira. Para o secretario Felipe Carreras, a assinatura é o começo de um novo tempo para a aviação pernambucana. “Fico feliz em anunciar a publicação do edital da primeira fase de uma obra de grande importância para o turismo e desenvolvimento de uma região tão importante do estado. Falar de aviação é falar de oportunidades, facilitando a chegada de turistas, melhorando o ambiente de negócios e, por consequência, impactando na economia. Além dos passageiros também teremos a movimentação de cargas. Até o fim do ano a Azul Linhas Aéreas deverá iniciar as operações no aeroporto. Chegou a hora de investir na aviação regional. Será uma grande conquista para Caruaru. É um investimento estratégico para o Estado ”, comenta Carreras.

Também durante o Pernambuco em Ação foi assinada a ordem de serviço de implantação de sinalizações para o cicloturismo e também para o indicativo turístico dos patrimônios culturais e naturais nos municípios de Gravatá, Bezerros, Bonito e Caruaru, os quais estão inseridos no Polo Agreste. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Serão implantadas placas de sinalização turística verticais, placas indicativas de sentido, placas de identificação do atrativo e de pedestres. A indicativa leva os usuários da via aos pontos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando os atrativos. As placas são compostas por pictograma e legenda correspondente a cada atrativo, associado ou não a distâncias ou setas direcionais. O valor do investimento da obra é de  R$ 469 mil  e  ela tem prazo de início no dia 1º de agosto deste ano.

-- 

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO 

=> Cultura de Pernambuco sai fortalecida do 27º FIG com assinatura decreto para maior participação social nas políticas públicas

Para fortalecer e valorizar a cultura pernambucana, o governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (28.07), durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o decreto que convoca a 4ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. O secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, participaram da cerimônia de assinatura. A iniciativa visa ampliar e democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura, além de consolidar o Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco. A memória de Ariano Suassuna também mereceu destaque, com o ato de assinatura do termo que denomina como o palco de Cultura Popular será chamado daqui por diante.

“Esse decreto dará um rumo para o futuro da cultura do nosso Estado. É um passo importante para que ela seja preservada para as futuras gerações. Com isso, temos a certeza de que estamos construindo um Pernambuco melhor para o nosso povo. É com a cultura que vamos continuar a ajudar o povo a se formar melhor e a ficar mais antenado com o futuro que a gente quer para a nossa população”, afirmou o governador Paulo Câmara, acrescentando que a conferencia, que busca ouvir as pessoas e os artistas, terá como tema geral “Um Plano Estadual de Cultura de Pernambuco”. Nos próximos nove meses, serão realizadas 12 pré-conferências regionais – sendo uma em cada Região de Desenvolvimento do Estado – que irão abranger todos os segmentos culturais. Entre eles: artes visuais, artesanato, audiovisual, cultura popular, literatura, música e teatro.

O governador também agradeceu à Secretaria de Cultura e à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) pela forma como têm tratado a cultura de Pernambuco e feito com que festivais como o FIG se consolidem cada vez mais. “O festival de inverno de Garanhuns tem um clima que mostra como Pernambuco é rico, como o povo pernambucano sabe fazer e curtir e a cultura do Estado. Isso vale para todas as expressões artísticas. Essa foi uma semana de intenso movimento cultural, ao mesmo tempo, de geração de emprego e renda, mostrando a importância desse setor”, frisou.

O secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, destacou que a assinatura do decreto, que visa fomentar a cultura, ter acontecido durante o FIG, mostra o esforço do governador Paulo Câmara em avançar nessa área. “Em um festival de arte para todos os públicos e gostos como o FIG, o governador convoca essa conferência para elaborar o Programa Estadual de Cultura. Num ano difícil para o Brasil como este, precisamos reconhecer o empenho do governador em cumprir, fielmente, o programa de cultura”, afirmou.

Durante passagem pelo município do Agreste Meridional, Paulo visitou o palco de Cultura Popular Ariano Suassuna e assistiu à apresentação do Nação do Maracatu Aurora Africana. Na sequência, o governador seguiu para o Parque Euclides Dourado, visitou os estandes de artesanato e cumprimentou expositores e visitantes, que também estavam prestigiando o FIG.

O governador esteve acompanhado do secretário Antonio Figueira (Casa Civil); do chefe de Gabinete, João Campos; do secretário-executivo Marcelo Canuto (Casa Civil); dos deputados federais Luciana Santos e Fernando Monteiro; e do deputado estadual Claudiano Filho.

Foto: Wagner Ramos/SEI
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

sexta-feira, 28 de julho de 2017

=> Festival de Inverno de Garanhuns encerra com show de Fernanda Abreu no palco Mestre Dominguinhos

O Festival de Inverno de Garanhuns se despede neste sábado (29) com um dia repleto de muita música, teatro, dança, circo, cinema e literatura pela cidade toda. No palco principal, na praça Mestre Dominguinhos, a cantora carioca Fernanda Abreu apresenta o show do disco Amor Geral. Presente em diversas listas de melhores álbuns lançados em 2016, a carioca sangue bom chega a Garanhuns celebrando o amor através da música e da dança, como uma mensagem por tolerância e mais respeito. O show começa às 00h30. 

Antes, às 23h30, sobe ao palco o cantor carioca Zé Ricardo, que promete muito groove com o show Segue o Baile, no qual interpreta canções de sua autoria como Beijo do Olhar, Eu não te amo mais e Dançando com a vida, parceria com Sandra de Sá, que faz participação especial no show.

Com direção de Juliano Holanda, o show de lançamento do segundo disco solo de Jr. Black, Vende-se, começa às 21h. Os cantores Clayton Barros e Isadora Melo são convidados da noite. Às 22h, o palco do Mestre Dominguinhos recebe a Spok Frevo Orquestra. A big band de jazz-frevo volta a Garanhuns com participações especiais: o acordeonista Beto Hortis e os sanfoneiros Genaro, Júlio Cezar e Dudu do Acordeon, que participaram do álbum Frevo Sanfonado (2015).  Quem abre o palco principal, às 20h, é cantora Andrea Amorim, natural de Garanhuns. 

Palco Pop – Uma das maiores cantoras brasileiras, Marina Lima volta ao FIG para encerrar o Palco Pop acompanhada dos graves da banda paraense Strobo, às 20h20. Ás 19h, a paranaense Simone Mazzer apresenta seu álbum de estreia Férias em videotape, com o qual foi vencedora como revelação do Prêmio da Música Brasileira 2016. A dançarina, cantora e compositora, Flaira Ferro sobe ao palco às 18h com o show de  Cordões Umbilicais, seu primeiro projeto de música autoral. Abrindo o palco, às 17h, o garanhuense Hercinho Gouveia com show de reggae. 

Palco Instrumental – Expoente da sanfona gaúcha, a gaita, o grupo Renato Borghetti e quarteto (RS) encerra o palco na praça Ruber Van der Liden com repertório de world music e jazz fusion. Com sólida carreira internacional, Borguetti já tocou em festivais na Croácia, República Tcheca, Áustria e Alemanha. Quem abre a noite é o músico e compositor pernambucano Salomão Miranda, com show de cavaquinho. Na sequência, a banda de improvisação Poruu e Cláudio da Rabeca. 

Literatura – A praça da Palavra Hermilo Borba Filho recebe, a partir das 10h, o evento Outras Palavrinhas: Conversa com as escritoras infantis Susana Morais e Socorro Lacerda. Logo depois, acontece o  lançamento do Livro Vira-vira Violeta, de Socorro Lacerda, que fala sobre a resistência à opressão. O evento ainda conta com a apresentação do Reisado Infantil Floreando. 

Galeria Galpão – Além das exposições ao longo do dia, a Galeria Galpão recebe a partir das 20h a performance Distopia, Coletivo Espectro. Dividida em três atos, a performance procura abordar os problemas da metrópole através da criação conjunta audiovisual produzida em tempo real. De maneira integrada e simultânea, as artistas Fernanda Fernandes, Carolina Perini e Raquel Abdian fundem objetos, sons, ruídos e música em um processo sinestésico de performance ao vivo.

O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, e conta também com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música. Confira a programação completa e atualizada no site oficial: www.cultura.pe.gov.br/fig2017.


Confira abaixo a programação completa deste sábado:

MÚSICA
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Andrea Amorim
21h – Jr. Black
22h - Spok Frevo Orquestra
23h – Zé Ricardo (RJ), com participação especial de Sandra de Sá
0h30 – Fernanda Abreu (RJ)

Palco Pop
17h – Hercinho Gouveia
18h – Flaira Ferro
19h – Simone Mazzer (PR)
20h20 – Marina Lima (RJ)

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
10h às 17h – Jornada MCs | Edição FIG
22h20 – Mamelungos

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
13h – Reisado Os 3 Reis do Oriente
13h – Pastoril Giselly Andrade
13h – Maracatu Feminino Coração Nazareno
14h – Boi Diamante de Arcoverde
15h – Severino dos Oito Baixos
16h – Dona Glorinha do Coco
17h – O Bonde
18h – Afoxé Omo Nilê Ogunjá
19h – Orquestra Filarmônica Euterpina de Timbaúba (Patrimônio Vivo)

Palco Instrumental
17h – Salomão Miranda
18h – Poruu
19h – Claudio Rabeca
20h – Renato Borghetti e quarteto (RS)

Palco Forró
23h – Ivan Maceió
0h – Azulinho 
1h – Banda Coruja e Seus Tangarás

Palco Mamulengos e Pontos de Cultura
Local: Parque Euclides Dourado
17h - Boi Tira Teima - Um Boi que Canta e Encanta (Ponto de Cultura Tira Teima)
Boião’s Blues Rock
Rua Orlando Wanderley, 100
Das 15h às 20h
- Banda In Rock
- Yellow Submarine
- Banda Filhos da Estupidez
- Martza Bel

ARTES CÊNICAS
CIRCO
16h – Do Vestido ao Nariz
Cia 2 em Cena (PE)

TEATRO PARA INFÂNCIA
10h – Vento Forte para Água e Sabão
Companhia Fiandeiros de Teatro (PE)
Com audiodescrição e libras
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

TEATRO ADULTO
18h – Eldorado
Eduardo Okamoto (SP)
Com audiodescrição e libras
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

2ª MOSTRA DE TEATRO ALTERNATIVO
22h – A Máquina
Teatro de Retalhos (PE)
Loca: Galeria Galpão

ARTES VISUAIS
Galeria Galpão
20h – Performance “Distopia”
Coletivo Espectro
Performance em três atos que procura abordar os problemas da metrópole através da
criação conjunta audiovisual produzida em tempo real – live cinema. De maneira
integrada e simultânea, as artistas Fernanda Fernandes, Carolina Perini e Raquel
Abdian fundem objetos, sons, ruídos e música em um processo sinestésico de
performance ao vivo.

FOTOGRAFIA
Galeria Galpão 
20h - Projeto Soul Eu
Simony Rodrigues
Interação com o público no intuito de autoconhecimento, visando expor o interior de
cada pessoa através do olhar da fotógrafa Simony Rodrigues, que acredita que a
expressão é algo bem pessoal e tem muito a dizer. Quem tiver interesse em se ver
através do olhar de Simony, vai poder fazer isso em meio a uma conversa e levar para
casa um retrato com todas essas facetas corporais serão desenvolvidas durante a
prosa.

LITERATURA
Praça da Palavra Hermilo Borba Filho
9h – Contação de Histórias com Origamis, com Irene Tanabe (SP)
10h – Outras Palavrinhas: Conversa com as escritoras infantis Susana Morais e Socorro
Lacerda Lançamento do Livro “Vira-vira Violeta”, de Socorro Lacerda, e apresentação
do Reisado Infantil Floreando
12h – Atividade da GRE (Gerência Regional de Educação)
14h – Saraus em Pasárgada
15h – Contação de Histórias | O Baú da Camilinha (Cepe Editora)
16h – Contação de Histórias | Clássicos em Cordel, com Susana Morais e Diego Glbran
(PE)
17h – Palestra | A Arte de Contar Histórias: Uma proposta para despertar o gosto
pela leitura, com Vera Nóbrega (UBE)
18h – Roda de Histórias com Grupos de Contadores de histórias do SESC Garanhuns
19h – Obras e Trajetória de Luís Jardim, Nivaldo Tenório conversa com Jodeval Duarte
(SESC – PE).

PONTOS DE CULTURA
15h - Culminância das oficinas do VII Casarão dos Pontos de Cultura
Local: Parque Euclides Dourado

PROJETO OUTRAS PALAVRAS
10h às 12h – Outras Palavrinhas – Exibição do filme ‘Dia Estrelado’, de Nara
Normande + Contação de histórias com a escritora Susana Morais + Apresentação do
Grupo de Reisado infantil do CRAS Garanhuns
Local: Praça da Palavra Hermilo Borba Filho 


FONTE: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

terça-feira, 25 de julho de 2017

=> Abertura do G@aroa Lab foi com brilho, arte e tecnologia

Uma rodada de apresentações foi realizada na abertura do G@roa Lab, um espaço onde novas ideias poderão se desenvolver. O coworking será disponibilizado para empreendedores e público em geral que precise dividir um espaço de trabalho para desenvolver negócios. Vale salientar que a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico não é algo comum, faz parte de um conceito inovador que é crescente em todo o mundo.

Naiara Cândido, empreendedora, usou os poderes de brilhar e impregnar próprios do glitter para criar um negócio que já a levou para a China em busca de melhores relações comerciais. A Contém Glitter, fundada em Recife, começou como uma forma de ganhar um dinheiro extra e já oferece o produto através de e-commerce. Não foi intencional, mas houve estratégia de posicionamento de marca, divulgação, parcerias e profissionalização do processo. "Chegou a um ponto em que notei que deveria deixar a minha profissão de publicitária para me dedicar ao negócio", disse.

Em seguida, o artista plástico Raoni Assis explicou a inspiração para o trabalho que ficará exposto permanente no espaço. "Partindo do conceito das abelhas, eu retratei uma mulher como abelha-rainha, com uma sombrinha, diante do clima de Garanhuns e que inspira o conceito da colméia na respiração em favos. Será um espaço em constante transformação", detalhou.

O time vencedor do Hack a City, Walk a Bit, também participou da abertura. Eles apresentaram a experiência e como a aplicação já foi modificada desde a concepção da ideia. O negócio que foi criado na maratona de programação se tornou o Asser Data, que oferece soluções assertivas por meio da tecnologia.

Entre as novidades do dia esteve  é a apresentação do conceito de G@roa Lab e da comunidade Bee.it, ambas sendo articuladas pelo Governo Municipal em parceria com empresas privadas e pessoas de diferentes formações. José Carlos Branco, idealizador da comunidade, deixou claro que o que está sendo implantado em Garanhuns é algo necessário para o crescimento de um ecossistema de empreendedorismo e tecnologia. “Teremos aqui o espaço, que é o G@roa Lab e uma rede de pessoas que juntas constroem relações de parceria e trabalho, que é a Bee.it”, explicou.

Hoje, às 15h, o G@roa Lab receberá o workshop 'Faz Tu', que demonstrará como reaproveitar materiais de fácil acesso em casa. A inauguração oficial será no dia 28 de julho, próxima sexta-feira, com apresentação de cases de sucesso, apresentação de produtos, degustação, além de networking informal.


Fonte: Edméa Ubirajara 

segunda-feira, 17 de julho de 2017

=> FIG 2017: Direitos da Criança e do Adolescente é tema de capacitação

Uma capacitação voltada aos servidores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar que irão atuar durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) foi realizada durante a manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Centro Administrativo I. A preparação foi ministrada pelo gerente do setor de Políticas Públicas para a Criança, Macdouglas de Oliveira, e a assessora técnica Jacqueline Vieira, ambos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O momento teve o intuito de nortear os 40 educadores sociais e técnicos a respeito dos direitos da criança e do adolescente para que eles possam atuar de maneira efetiva no FIG. “É de suma importância que esses servidores participem porque eles podem tirar dúvidas sobre abordagens, como visualizar uma violação de direitos e como atuar em cada uma delas. Eles também são orientados acerca de qual órgão competente a ser acionado em caso de violação”, explicou a coordenadora da ação, Annik Lima.

Temas como trabalho e abuso sexual infantil e venda de bebidas alcoólicas foram debatidos, além de orientação sobre o Programa de Atenção Redobrada, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que tem como objetivo mobilizar e articular, junto aos municípios, ações de proteção e prevenção contra o abuso e à exploração de crianças e adolescentes nos pequenos e mega eventos culturais ou esportivos de Pernambuco.

Ações no Festival de Inverno – Os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos irão atuar durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns em todos os polos de animação. Servidores dos Cras’s, Creas e Conselho Tutelar estarão realizando ações de abordagem em relação à proteção dos direitos da criança e do adolescente. Durante à noite, cerca de 15 profissionais vão estar nas cinco entradas do principal polo do evento, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. O 27º Festival de Inverno acontece entre os 20 a 29 de julho, em Garanhuns. 

Foto: Daniela Batista – Secom/PMG 
Texto: DANIELA BATISTA com CLOVES TEODORICO

=> II Ecosports movimenta Parque Euclides Dourado no 27º FIG

O Parque Euclides Dourado, um dos principais atrativos turísticos de Garanhuns, recebe, pelo segundo ano consecutivo, um evento voltado aos esportes radicais, entre eles parkour, slackline, BMX e skate. O II Ecosports acontece nos dias 22 e 23 de julho, na pista de skate do local, simultaneamente à 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O evento conta com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. 

O professor Mateus Alves detalha como serão as atividades, que contam com a participação de Guilherme Netter, atleta profissional de slackline, e de Paulo Vitor, um dos representantes brasileiros do parkour. “Trata-se de um evento aberto ao público, em que vamos promover, com total segurança, apresentações e demonstrações das práticas dessas modalidades esportivas, vivenciadas aqui em Garanhuns”, pontua o organizador do evento, em conjunto com o Grupo Dragões Voadores de Parkour.

Para participar do II Ecosports, que acontece no período das 10h às 18h, é necessário doar 1kg de alimento não perecível. De acordo com a organização, o total de arrecadações será destinado a projetos sociais.

Foto cedida pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer
Texto: AQUILLES SOARES e CLOVES TEODORICO

quinta-feira, 13 de julho de 2017

=> Reabertura do Centro Cultural será na segunda-feira (17)

Com uma programação diferenciada, o Governo Municipal de Garanhuns realizará na próxima segunda-feira (17), às 19h, a reabertura do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.  O local estava fechado para reparos e a partir de agora contará com programação regular. Na reabertura, que é para todo o público, um breve resumo da história da antiga estação ferroviária será relembrado, inclusive com a participação da bisneta de Alfredo Leite Cavalcanti,  a professora Jackelinne Brasileiro. Também está programada a apresentação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, a iniciativa visa despertar nos garanhuenses o sentimento de pertencimento da história local.  “Entender todas as particularidades do Centro Cultural é encantador e toda a população precisa ter conhecimento da importância deste local para o desenvolvimento da nossa cidade e da própria história de Pernambuco”, disse. A secretária adiantou que está sendo preparada uma programação para o  segundo semestre.

Texto: EDMÉA UBIRAJARA

terça-feira, 11 de julho de 2017

=> Mais de 20 artistas garanhuenses expõem peças na 18ª Fenearte

O município de Garanhuns está, em mais um ano, sendo representado na maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. Na 18ª edição, o evento iniciou na semana passada e segue até o próximo domingo (16), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O estande da Prefeitura de Garanhuns conta com 17 artesãos. Além desses artistas, cinco mestres artesãos garanhuenses terão espaços individuais na feira.

Durante os 11 dias, a Fenearte também divulga a cultura do artesanato de cidades de outros países e valoriza, sobretudo, os artistas locais. Garanhuns está expondo e comercializando peças como pulseiras, toucas, bonecos e outros artefatos tendo como matéria-prima madeira, couro, barro e lã. 

Prêmio Aclamação - Os mestres artesãos do município (Fida, Marcos Siqueira, Serginho, José Veríssimo e Wagner Porto) estão expondo peças que concorrem ao Prêmio Aclamação, premiação que elege a melhor peça exposta votada pelos visitantes da feira. De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura, o artista Wagner Porto chegou a vencer uma das edições da premiação. 

Foto: Adriano Monteiro/Cortesia 
Texto: DANIELA BATISTA com CLOVES TEODORICO

segunda-feira, 10 de julho de 2017

=> GRATUITO: Parceria entre Prefeitura e Alcance Cursos vai possibilitar a oferta de Cursos para Jovens de Garanhuns

Os Jovens de Garanhuns poderão vir a ser contemplados, gratuitamente, com cursos de ‘Como Conquistar um Emprego’ e de ‘Vendedor Moderno’. É que o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, firmou uma parceria com a empresa Alcance Cursos, que vai possibilitar a oferta desses treinamentos para jovens do Município, com idades entre 16 e 20 anos, e que tenham concluído o Ensino Fundamental.

Os Cursos tem uma carga horária de 10 horas e serão ministrados as quartas e sextas-feiras, em três horários distintos (das 10 as 12h; das 16 as 18h e das 18 as 20h) na sede da Alcance Cursos, que fica localizada na rua Dr. José Mariano, nº 341, no Centro.

Para efetivar a inscrição é necessário comparecer nas próximas quarta e quinta-feira, dias 12 e 13, das 9 as 12h, na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que funciona no Parque Euclides Dourado, munido dos seguintes documentos (Original e Xerox): RG; CPF; Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade (pode ser uma declaração escolar). No ato da inscrição, o candidato preencherá uma ficha com seus dados. 12 vagas serão disponibilizadas nessa primeira etapa da parceria.

ESTÁGIO E PRIMEIRO EMPREGO – Além dos cursos gratuitos, a Alcance Cursos e a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns também trabalham para firmar convênio de cooperação que proporcionará a qualificação profissional e o encaminhamento de jovens estudantes, com idade acima de 16 anos, ao mercado de trabalho na forma de estagiário. A meta é, respeitando todas as condições previstas na Lei Federal nº 17788/2008, a Lei do Estágio, possibilitar o Primeiro Emprego para os Jovens de Garanhuns.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

=> BLOGATIVO parabeniza Givaldo Calado

Imagem: Arquivo do BLOGATIVO
O BLOGATIVO: o blog dos Eventos, Turismo, Educação, Atualidades e Acontecimentos parabeniza nosso amigo e empresário Givaldo Calado pelo seu aniversário.

Givaldo é formador de opinião em Garanhuns, empresário, advogado, já foi secretário municipal de Turismo e Cultura em gestões anteriores, e faz parte da diretoria do Lions.

TODA EQUIPE BLOGATIVO DESEJA A VOCÊ: MUITOS ANOS DE VIDA; FELICIDADE, SUCESSO, SAÚDE E REALIZAÇÕES!!!

sábado, 8 de julho de 2017

=> DOMINGO NA ARENA TERÁ EDIÇÃO "PET", VOLTADA AOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

A bicharada será a grande protagonista do Domingo na Arena Pet, que ocorre das 9h às 17h do dia 09/07, na Arena de Pernambuco. O público poderá trazer seus cães e gatos para um dia repleto de atividades e brincadeiras para os donos e os bichanos.

Uma das grandes atrações do evento será a inauguração do Parcão: um local fixo e reservado na Arena de Pernambuco, para cães correrem e se divertirem em segurança. O Parcão contará com rampas e obstáculos para que os animais tenham um período de recreação repleto de atividades. O espaço é gratuito à população, onde o cão e seu dono podem desfrutar de momentos de lazer.

O Domingo na Arena Pet contará também com demonstrações de agility, esporte praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor. O condutor deve conduzir seu cão apenas usando gestos e comandos verbais, fazendo-o superar obstáculos em um circuito definido. O público presenciará também demonstrações de cães de guarda realizadas por profissionais especializados. O palco do Domingo na Arena Pet contará também com a presença da CIPOMA (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente), promovendo uma palestra sobre a importância do respeito e cuidado com os animais.

O evento terá duas atrações que prometem chamar a atenção de crianças e adultos: haverá uma feira de adoção de cães e gatos. Uma oportunidade única para levar para casa um novo membro da família, que com certeza alegrará o local.  Para adotar um dos bichinhos, o responsável precisa ter em mãos CPF, RG e comprovante de residência. A segunda atração será a presença dos cães doutores: iniciativa de donos de cachorros que, após estes passarem por uma seleção, realizam visitas a hospitais e pediatrias, utilizando-se da interação com os animais no auxílio ao tratamento da mais variada gama de enfermidades. Os cães doutores participarão do Domingo na Arena Pet no período da manhã.

O projeto contará ainda com as apresentações do projeto infantil Tio Dodinho e a Bicharada e da peça de teatro “Um Amor de Cachorro”, ambos ressaltando o amor e a responsabilidade que todos temos de ter com nossos animais de estimação. O Domingo Pet terá também terá show de zumba, além dos polos infantil, esportivo, gastronômico, sustentável e cultural, bem como o tour pelas dependências internas da Arena de Pernambuco, ao custo de R$ por pessoa.

 
PROGRAMAÇÃO – DOMINGO NA ARENA PET – 09/07, 09h ÀS 17h

- 10h - 12h: Tio Dodinho e a Bicharada
- 10h – 12h: Demonstração de Agility
- 12h – 12h30: Cães Doutores e Cipoma
- 12h30 - 14h30: Teatro: Um Amor de Cachorro
- 14h – 16h: Demonstração de Agility
- 14h30 - 16h: Tio Dodinho e a Bicharada
- 16h-17h: Zumba com Edmilson Leandro



FONTE: Maurício Penedo - Gestor de Comunicação da Arena de Pernambuco

sexta-feira, 7 de julho de 2017

=> Todas as artes se encontram no 27º Festival de Inverno de Garanhuns


De 20 a 29 de julho, o FIG mais uma vez carimba com qualidade a agenda cultural de Pernambuco, com atrações para todos os públicos

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em sua 27ª edição, ocupará mais uma vez diversos espaços da cidade, com uma rica e diversa programação de música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais, literatura, artesanato, cultura popular e muitas outras formas de expressões artísticas. Tendo como homenageado deste ano o cantor e compositor Belchior – cuja poética ilustrará toda parte visual e decorativa do FIG  - o evento também entrará nas celebrações pelo centenário de Hermilo Borba Filho, cujas homenagens marcarão o conceito da Praça da Palavra. O FIG também fortalece a memória de Ariano Suassuna, levando seu nome ao Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, como passará a ser chamado daqui por diante, e que receberá, durante oito dias, um recorte das mais diversas expressões da cultura popular de Pernambuco.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, o FIG conta com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música. “O Festival de Inverno de Garanhuns é um momento onde todas as expressões da arte se encontram para uma festa de celebrações e trocas. É um festival que dialoga com a nossa política de fortalecimento de todos os segmentos da cultura, chamando atenção para artistas e grupos que estão produzindo coisas novas, fazendo deste evento sempre um momento não só de entretenimento para o grande público, mas também um espaço para que as pessoas possam conhecer novas tendências e ter experiências de fruição não apenas na música, como também nas artes plásticas, teatro, dança, literatura, fotografias e todas as outras linguagens que estarão representadas”, coloca Marcelino Granja, secretário de Cultura de Pernambuco.

Praticamente 100% da grade de atrações do FIG foi composta pelas propostas artísticas selecionadas da Convocatória lançada pela Secretaria de Cultura e Fundarpe. A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destaca a ampliação do projeto Som na Rural, do Outras Palavras, a mostra de Teatro na Galeria Galpão, as ações na área de gastronomia, que tem crescido muito em Pernambuco. Acontecerão oficinas e debates nesta área. Também ressalta o encontro de produtores de grandes festivais que se encontrarão em Garanhuns durante o FIG, a presença do hip hop na grade do evento e, mais uma vez, a valorização da Cultura Popular, com a participação expressiva dos Nossos Patrimônios Vivos na programação. "A programação deste ano está maravilhosa, com um recorte não só do que está acontecendo na cena nacional, mas comprovando a força e a riqueza da produção dos artistas pernambucanos. Quem for ao FIG comprovará essa cena, que na nossa visão é reflexo do próprio processo de construção do festival, feito de forma coletiva, com a participação dos conselhos de cultura e das comissões", ressaltou Márcia.

A abertura do festival, na quinta (20), será no Teatro Luiz Souto Dourado, com a cantora pernambucana Isadora Melo, e participação especial dos músicos Maurício Tizumba (MG), Lui Coimbra (RJ) e Mona Gadelha (CE). O Reisado de Garanhuns também emprestará mais brilho à noite de abertura do FIG.

MESTRE DOMINGUINHOS - Na sexta-feira, primeiro dia do palco Mestre Dominguinhos, acontece o Tributo a Belchior, o grande homenageado do FIG 2017. O concerto contará com a participação de Ednardo (CE), Vanusa (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE),  Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE). Antes deles, o palco receberá a cantora Amanda Back, às 20h, e também show com Geraldo Azevedo, às 22h30. O VJ Gabriel Furtado garantirá as imagens que ilustrarão todos os shows que acontecerão no palco Dominguinhos.

No sábado, o palco Mestre Dominguinhos receberá uma das artistas mais importantes da música brasileira. Baby do Brasil chega com o eletrizante show Baby do Brasil Experience, que traz grandes sucessos da sua carreira, tais como Sem Pecado e Sem Juízo, Cósmica, Telúrica, Menino do Rio e Todo Dia Era Dia de Índio. Antes de Baby, o palco será de artistas que representam a música de tradição pernambucana: Maciel Salu (filho do saudoso Mestre Salu) e Adiel Luna e Mestre Bule Bule, que vem encantando plateia com show de poesia popular e viola.

Outros importantes nomes da cena autoral pernambucana e brasileira passarão pelo palco maior do FIG, ao longo da semana. Muitos deles comporão mostras que darão conta de cenas específicas que acontecem no país. Tocarão no Dominguinhos: Tom Zé (BA), Baiana System (BA), Fafá de Belém (SP), MPB4 (RJ), Chico César (PB), Marienne de Castro (BA), Mart'nália (RJ), Fernanda Abreu (RJ), Lucas Santana (BA), Banda Eddie (PE), Mundo Livre (PE), Spok Frevo Orquestra (PE), Lia Shopia e Pinduca (PA), Lucy Alves (PB), entre outros.

SOM NA RURAL - Mas não é só de Palco Dominguinhos que vive o FIG. Um dos espaços que vem reunindo um público cada vez maior, visto a relevância de sua programação é o Som na Rural, que este ano está muito interessante com sua mistura de gêneros. Passarão por lá: Ylanna Queiroga, Ângela Ro Ro, Mamelungos, Edmilson do Pífano, a banda paulista Francisco, El Hombre, entre outras.

PALCO POP - No Palco Pop, o público terá mais uma amostra da música contemporânea, autoral, e mais experimental que acontece hoje em Pernambuco e no Brasil. Destaque para os shows de Barro (PE), Curumim (SP), e Zé da Flauta e Banda Psicoativo (PE), que abrem o palco na terça (25); Ava Rocha (BA) e Não Recomendados (SO), atrações da quarta, também são imperdíveis. A quinta-feira contempla o público que gosta das vertentes do rock mais pesado, trazendo a lendária banda Devotos para encerrar a noitada. Na sexta-feira, mais da nova safra da MPB, com Marsa (PE), Tibério Azul (PE), e Mariana Aydar (SP). No sábado, o Pop fecha com show de Marina Lima (RJ).

FORRÓ - Assim como nos anos anteriores, o Palco Pop dá vez ao Forró, a partir das 22h. Forrozeiros tradicionais de Pernambuco garantem o arrasta-pé para os que ainda tiverem fôlego para mais dança. Passam por lá os músicos Assisão (PE), Agostinho do Acordeom, Terezinha do Acordeon, Forró Pesado de Garanhuns, Flávio Leandro, Azulinho, Banda Coruja e Seus Tangarás, entre outras.

INSTRUMENTAL – Diversos gêneros da música instrumental terão espaço no Palco Instrumental. O chorinho contará com importantes representantes, tais como Danda e seu Regional de Ouro (PE) e Betto do Bandolim (PE), com participação do Mestre Chocho. Também tem espaço para a música mais erudita, com Aglaia Costa (PE), Nikolas Krassik; e mais experimental, com o Noise Viola. O Palco Instrumental encerra com um dos maiores instrumentistas do país, de sólida carreira internacional: Renato Borghetti (RS). Acompanhado por um quarteto, fará um show que é um apanhado de diversas músicas de sua trajetória.  A programação de música instrumental no FIG se completa pelos programas do XIII Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música, ambos acontecendo na Catedral de Santo Antônio.

MÚSICA NA CATEDRAL – A música instrumental terá a Igreja de Santo Antônio, mais uma vez, como palco de uma excelente programação. É lá que acontecem os projetos parceiros do FIG, do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), cujo programa homenageia os 130 anos de Villa-Lobos e os 90 anos de Tom Jobim) e o XIII Virtuosi na Serra. Na sexta (21), sábado (22), domingo (23), terça (25) e quarta (26), passarão pelo programa do CPM concertos com Cida Moreira, Francis Hime e Olivia Hime, Ellyana Caldas, Toninho Orta, Toninho Ferragutti, SaGRAMA, Yamandu Costa, entre outros. O programa do Virtuosi ocupa a igreja na segunda (24), quinta (27) e sexta (28), com apresentações de músicos de excelência tais como a russa Kristina Miller (com recital e piano), o pianista Victor Assuncion, o Grupo Instrumental Brasil, a Orquestra Jovem de Pernambuco e o contratenor Edson Cordeiro.

CULTURA POPULAR – É no centro da cidade de Garanhuns que acontecerá, durante todos os dias do FIG, a maior mostra da cultura popular de todo festival. O Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, chamado assim a partir deste ano, receberá grupos de coco, maracatu, caboclinho, ciranda, afoxé, bois, tribo indígena, orquestra de frevo, urso, caboclinho e samba. As apresentações começam sempre às 10h e segue até o comecinho da noite.

GALERIA GALPÃO – O espaço das artes visuais do FIG está garantido. Na Galeria Galpão, cinco destaques estão na pauta. Traços de um Rio, de Artur Sgambatti, é uma exposição que nasce de uma série de viagens realizadas em 2015 e 2016 pelo Rio Doce, da foz à cidade de Mariana, para realizar levantamento dos impactos sociais sentidas pelas comunidades ribeirinhas atingidas pela avalanche de lama, ocasionada pelo rompimento de barragens. Construção da Desconstrução, de Daaniel Araújo, traz oito obras inéditas, pintadas em óleo e acrílica sobre madeira e pedaços de concreto. Descamada é uma performance de Carol Azevedo, “uma investigação do que se revela e do que se esconde nas camadas entre o público e o privado”. #Tecnologiaaservicodaorgia, de Kalor Pacheco, é uma série de performances compostas por quatro obras distintas, que conversam entre si e tratam da temática da hipersexualização do corpo feminino, em especial o de mulheres negras. Distopia, do Coletivo Espectro, é performance em três atos que procura abordar os problemas da metrópole através da criação conjunta audiovisual produzida em tempo real.

LITERATURA - A Praça da Palavra, numa parceria com a Cepe Editora, ganha o nome do escritor e dramaturgo Hermilo Borba Filho, cujo centenário é celebrado em 2017. Haverá uma mesa na programação da Praça, sobre sua vida e obra, com a participação de Leda Alves. Outro destaque da programação é o lançamento do Livro O Rei do Baião, com Bené Fonteles e Paulo Vanderley, que faz parte da itinerância da 32º Bienal de São Paulo, que traz o tema Incerteza Viva.

Boa parte da programação do SESC na Praça da Palavra se debruça sobre a relevante obra e trajetória do escritor Luís Jardim (nascido em Garanhuns), que completa 30 anos de morte em 2017. Em parceria com o FILIG (Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns), a Praça da Palavra recebe a escritora e ilustradora premiada Rosinha. A autora fará uma vivência de ilustração para crianças, além de realizar um bate-papo sobre a sua obra. Haverá também uma atividade de mediação de leitura dos seus livros.

ARTES CÊNICAS – As mostras de teatro e dança no 27º FIG acontecerão no Teatro Luiz Souto Dourado. Sucesso no ano passado, também está garantido este ano a II Mostra de Teatro na Galeria Galpão, cujos espetáculos começam sempre às 22h, após o término das atividades das artes visuais. A descentralização das artes cênicas do FIG chega este ano ao projeto Som na Rural, que recebe o espetáculo As Bodas de Umbigolina Goiabenta, da Cia. Buffa de Teatro (BA).

Na lona do circo, os espetáculos também estão garantidos. A abertura, no primeiro sábado do festival, será com a Mostra de Números Circenses, da qual participarã oÍndia Morena - Patrimônio Vivo de Pernambuco, a Intervenção de Palhaço e Mala Moscovita: Cia Brincantes de Circo (PE), o Duo Palhabat: Jonathan Marinho e Alison Santos (PE), o Duo de Malabares: Jonathan Marinho e Eduardo Silva (PE), Os Vaudevillianos em Mambo Acrobático e Bicicleta Cômica: Trupe Vaudeville (SP), Trapézio Triplo e Lira: Escola Pernambucana de Circo (PE) e Aganjú: Coletivo Bartira (PE).

OUTRAS PALAVRAS – Projeto da Secretaria de Cultura e Fundarpe que vem promovendo e estreitando o diálogo da Cultura com a Educação também terá uma edição especial no FIG 2017. O projeto levará para algumas escolas de referência do município e também para a Praça da Palavra, escritores (alguns vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura) e artistas pernambucanos (alguns deles Patrimônios Vivos de Pernambuco), que falarão aos estudantes sobre suas vidas e obras. As escolas participantes também recebem kit de livros publicados pelo Prêmio Pernambuco de Literatura para desenvolverem atividades literárias com seus alunos, ao longo do ano.


CONFIRA NO ANEXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FIG 2017 OU EM:


FONTE: ASCOM CULTURA PE/ FUNDARPE

=> Editora-Chefe do BLOGATIVO é homenageada junto com seus colegas de diretoria da ABLOGPE pelo Voto de Aplausos requerido pelo Dep. Ricardo Costa



O deputado Ricardo Costa solicitou o voto de aplausos ao Dia do Mídia Social que foi aprovado em Plenário da Assembléia Legislativa dentro das formalidades regimentais, segundo requerimento nº3428/2017, celebrado em 30 de junho.    No documento - carta (cópia publicada a seguir) que deu ciência ao Governador do Estado de Pernambuco – Paulo Câmara e sua equipe, foram mencionados para receber esses aplausos nomes da diretoria executiva da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – ABLOGPE e de alguns blogueiros de credibilidade, junto  de nomes de jornalistas ilustres em Pernambuco e no Brasil.


Os nomes da diretora da ABLOGPE citados nesta homenagem através deste  voto de aplausos foram: Paulo Fernando de Oliveira Santana Lemos Martins (Presidente); Cristiano de Melo Vasconcelos Barros (Vice-Presidente);  Wagner Wilker Lopes Brainer (Diretor Executivo); Lissandro Antônio do Nascimento (Diretor Financeiro); Manuel Mariano da Silva (Secretário Geral); Amanda Maciel de Lemos Vasconcelos Ferraz ( Diretora de Imprensa); Paulo Xavier de Brito Junior ( Diretor de Relações Institucionais); Lúcio Mauro de Oliveira Cabral (Conselheiro). 


O motivo desta homenagem referente ao Social Midia Day é devido ao impacto, revolução e influência que as mídias provocam nas sociedades contemporâneas, proporcionando também  uma maior interação entre os produtores de conteúdo e seu público. Democratizando a informação. A ideia do surgimento da ideia desta data que atualmente é comemorado com ações em mais de 90 países surgiu no site Mashable no ano de 2010 que foi festejado oficialmente pela primeira vez na Organização das Nações Unidas – ONU em 2015. 


A editora-chefe do BLOGATIVO e Diretora de Imprensa da ABLOGPE vem a público agradecer ao deputado Ricardo Costa pela indicação de seus nomes, ao lado de profissionais ilustres na área de comunicação nesta solene homenagem deste voto de aplausos.