Os estudantes do PROJOVEM URBANO (PJU) de Garanhuns confeccionaram bandeirinhas, balões e correntes feitas de jornal para suas salas, contribuindo com os princípios de sustentabilidade (pregado pelos 3R's = reduzir a produção de lixo, reutilizar o lixo, e reciclar) com o intuito também de auxiliar o PLA (Plano de Ação Comunitária) que na maioria das turmas estão focados no lixo, além de entrarem em clima junino.
Antes da confecção houve explanação sobre a cultura junina e como essa cultura atrai turistas pelo nordeste brasileiro, e também foram citadas as cidades mais conhecidas nesse período. Essa atividade foi realizada no horário das aulas de Qualificação Profissional de Turismo, em parceria com os professores orientadores das turmas e com a professora de qualificação profissional em alimentação nos dias que antecederam a festa de São João (que seria no dia 22 de junho) na Escola Francisco Madeiros, onde o PJU atua em Garanhuns.
Após as explicações já descritas acima, a confecção foi produzida pelos alunos após o ensinamento também das técnicas que poderiam ser utilizadas ao som ambiente de um forró tradicional
.