quarta-feira, 17 de junho de 2015

=> Pernambuco se articula para ser primeiro polo médico do Brasil

Com mais de 400 hospitais e oito mil leitos disponíveis, Pernambuco hoje é o segundo polo médico do Brasil, mas quer se tornar o primeiro. Para transformar o Estado no principal destino de turismo de saúde no Brasil, o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, se reuniu com representantes do Sindicado dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe) e da Feira Hospital Med, na tarde desta terça-feira (16), no Centro de Convenções.

Durante o encontro, foram apresentadas informações relevantes para o planejamento de ações, para se traçar a melhor forma de divulgação de Pernambuco como grande polo médico. “Somos um destino turístico para os visitantes que procuram tratamento médico hospitalar e de bem estar. Já somos referência no Brasil, como segundo polo médico nacional e o maior do Norte e Nordeste, mas queremos ser o primeiro, o mais importante do País. Para isso, precisamos planejar as oportunidades e os pontos a serem desenvolvidos nos próximos meses para o desenvolvimento do segmento”, comenta Felipe Carreras.

Para o gerente executivo do Sindhospe, Iberê Monteiro, o projeto será concretizado e dará destaque para Pernambuco. “Estamos num panorama diferente. Agora com o apoio do Governo do Estado, acreditamos que faremos o diferencial no turismo de saúde em nosso Estado”, fala.

Hoje, o setor de saúde perde apenas para a construção civil e o setor de prestação de serviço, no quesito do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, arrecadando 11% do total, com a geração de 107 mil empregos. Áreas como traumatologia, oncologia e ortopedia colocam Recife como um dos locais mais procurados para tratamentos de saúde, por questões de tecnologia, infraestrutura adequada e instrumental avançado em saúde. 


FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO

segunda-feira, 15 de junho de 2015

=> Feira de carros e motos usados de Garanhuns mudará de local

A feira de carros e de motos usados, que acontece em torno da Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), vai mudar de local. O motivo da mudança é a construção da nova Central de Abastecimento, que vai precisar de espaço para a obra. O novo local onde será realizada a feira foi definido em conjunto entre os comerciantes de carros e de motos e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o consentimento da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT).

A feira vai funcionar, a partir da próxima quarta-feira (17), no quarteirão da Rua Sargento Silvino Macedo com a Rua André Vidal de Negreiros, ou seja, por trás da Escola Professor Jerônimo Gueiros (Colégio Estadual). Segundo o secretário de Agricultura, Epaminondas Borges, a escolha do local pelos comerciantes se deu ao fato da rua ser larga, apresentar um lado da rua sem residências e ser próxima à Ceaga. A mudança da feira também acarretará uma melhora no trânsito no entorno do local.

Texto: Cloves Teodorico [Com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento]
FONTE: SECOM GARANHUNS

quinta-feira, 11 de junho de 2015

=> Cadastro para aluguel de imóveis durante 25º FIG abre segunda (15)

A Secretaria de Turismo de Garanhuns inicia, a partir da próxima segunda-feira (15), o cadastro para os moradores que desejam alugar suas casas durante o 25º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece, este ano, no período de 16 a 25 de julho. Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria - localizada no Centro Administrativo, avenida Caruaru, S/N, bairro Heliópolis -, das 9h às 13h.

No ato da inscrição, o responsável pelo imóvel preencherá uma ficha contendo nome, telefone, e-mail, endereço da casa e um espaço com informações adicionais que o interessado queira repassar, como, quantos cômodos tem a residência, se há móveis, valor do aluguel, entre outros detalhes.

As informações com as residências inscritas serão divulgadas por lotes, no site do Governo Municipal (http://www.garanhuns.pe.gov.br/). No ano passado, foram divulgados 22 lotes com aproximadamente 300 imóveis cadastrados.

Texto: Samara Pontes
Fonte: Secom Garanhuns

=> Turistas contam com mais Centros de Atendimento durante o São João

No intuito de ampliar a recepção aos turistas que vêm para as festas juninas no Estado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), investe na instalação de Centros de Atendimento ao Turista (CATs)  temporários nos principais centros de fluxo turístico e no reforço de postos já existentes. 

Entre os CATs temporários estão o de Caruaru, que fica localizado no Polo Cultural, e terá com parceiro a Prefeitura do município, por meio da Fundação de Cultura. O espaço funcionará a partir da sexta-feira (12/06), seguindo até o dia 30 de junho, sempre da terça-feira ao domingo, das 13h às 24h. Já o município de Arcorverde contará com o CAT móvel (microônibus) na Praça da Bandeira, principal polo de animação junina, que funcionará entre os dias 19 e 26 de junho, sempre das 13h às 22h e também contará com a parceria municipal.  

Atualmente, Pernambuco conta com 11 Centros de Atendimento ao Turista, sendo oito permanentes e três temporários, que oferecem atendimento personalizado, com recomendações de atividades adequadas às necessidades dos visitantes. Os atendentes, que além do português, falam inglês e espanhol, também disponibilizam folheteria sobre as principais rotas e destinos de Pernambuco.

Confira os horários de funcionamento dos Centros de Atendimento ao Turista:

:

CATs Temporários
Funcionamento
CAT Caruaru (localizado no Polo Cultural, próximo ao Restaurante Varanda)
Do dia 12/06 até 30/06, sempre de terça a domingo, das 13h às 24h.
CAT Móvel em Arcoverde (na Praça da Bandeira, principal polo de animação junino da cidade)
Entre os dias 19 e 26/06, das 13h às 22h.
CATs Permanentes
Funcionamento
Aeroporto do Recife
Diariamente 24h.
Aeroporto de Petrolina
Segunda a Sexta, das 8h às 18h e sábados e domingos, das 12h às 16h
Terminal Integrado de Passageiros (TIP)
Diariamente das 8h às 18h
Praça do Carmo, em Olinda
Segunda a Sexta, das 8h às 18h e sábados e no dia 24/06, das 9h às 13h
Praça de Boa Viagem, no Recife
Diariamente 8h às 20h
Shopping Riomar, no Recife
Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos, das 12h às 21h. No dia 24/06, o Shopping estará fechado.
Casa da Cultura, no Recife
Segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 9h às 13h; dia 23, das 9h às 13h; dia 24 – a Casa da Cultura estará fechada.
Shopping Recife

Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos, das 12h às 21h. No dia 24/06, o Shopping estará fechado.



FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 10 de junho de 2015

=> Ministro Henrique Alves fortalece Rota 101 Nordeste

Em audiência com secretário de Turismo do Recife, Camilo Simões, ministro também reafirma apoio ao projeto Playtown 

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, confirmou ontem (10), que vem ao Recife, no dia 26 de junho, para o lançamento da edição 2015 do projeto Rota 101. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o turismo regional e é realizada pelo setor privado, com o apoio do MTur e órgãos regionais de turismo dos quatro estados beneficiados com a duplicação da BR-101 no Nordeste (RN, PB, PE e AL).

O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco e contará com apresentações culturais, espaços voltados para a gastronomia e o artesanato regionais, entre outras atividades para promoção e divulgação do turismo regional. A ideia do Rota 101 é consolidar os atrativos turísticos já existentes na região, ampliar a oferta de serviços e apresentar novas atrações dos municípios situados ao longo da rodovia federal do litoral nordestino entre Natal e Maceió.

A agenda do ministro Henrique Alves no Recife incluirá visitas ao Paço do Frevo e ao Museu Cais do Sertão e outros atrativos do Recife Antigo. Sete dos nove Centros de Atendimento ao Turista do Recife estão sendo restaurados com o apoio do MTur. O ministério também autorizou a construção de um CAT ambiental na orla de Boa Viagem e outro móvel foi adquirido pela Prefeitura do Recife com recursos do MTur.

Playtown Recife
Outro projeto que conta com o apoio do MTur é o uso de tecnologia a serviço do turismo. A ideia é materializar nas ruas da cidade atrativos desenvolvidos pelo Porto Digital (antigos armazéns do porto do Recife que abrigam empresas digitais). São R$ 2 milhões para construção de peças interativas de mobiliário urbano para uso da população local e turistas. 

A ação de marketing propõe a integração entre o novo e o velho. A partir do desenvolvimento de novas tecnologias, o banco da praça, por exemplo, conta a história do local de onde se descortina uma paisagem ou o ambiente. Já um binóculo permite a visualização de imagens do passado do local da visita.

O ministro Henrique Alves e o secretário Camilo Simões também conversaram sobre os projetos da sinalização turística do Recife, da construção de píeres entre o Marco Zero e o Parque das Esculturas e da iluminação cênica das pontes e monumentos do Centro Histórico.

Foto: Paulino Menezes 
Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo
FONTE: Rachel Motta -Escrita.ETC 


=> Fernando de Noronha vai ganhar bicicletas públicas para turistas e moradores

Para promover a mobilidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida e a diminuição de agentes poluidores, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio do ‘Programa Pedala PE’, vai implantar, em Fernando de Noronha, o compartilhamento de 105 bicicletas públicas. Para isso, foi realizado um chamamento público, com a finalidade de receber propostas para firmar termo de cooperação com empresa interessada em instalar, operar e realizar a manutenção das bicicletas.

As inscrições das empresas interessadas em participar do ‘Bike Noronha’ ocorrerão até o dia 18 de junho. As informações completas estão descritas no Termo de Referência publicado no site da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (WWW.setur.pe.gov.br). Ao todo, serão implantadas oito estações, com espaço de convivência, e 12 estações de paraciclos (estações de apoio). Serão 105 bicicletas, sendo três para deficientes visuais e duas para deficientes físicos. Serão sinalizados 30 espaços para realização de trilhas, com uso compartilhado entre pedestres e ciclistas, com placas indicativas em dois idiomas: português e inglês. 

O projeto das bicicletas públicas em Fernando de Noronha, inclusive as bicicletas elétricas - que já existem na Ilha e serão incorporadas ao projeto Bike Noronha -, será gratuito para moradores e turistas. “A nossa ideia é valorizar o desenvolvimento sustentável, gerando oportunidade para quem usa a bicicleta para o trabalho e para o lazer na Ilha”, informa Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. 

Para a implantação do ‘Bike Noronha’, os moradores receberão capacitação quanto ao uso das bicicletas. Também serão distribuídas cartilhas informativas para motoristas de ônibus, carros e táxis. A ideia é que o usuário utilize as bicicletas ao longo do dia e devolva em alguma estação no período da noite, para que seja realizada a manutenção. “O nosso objetivo é agregar e implantar no santuário ecológico de Noronha, práticas e serviços que contribuam definitivamente para consolidar atitudes capazes de servir de exemplo ao Brasil e ao mundo pela eficiência na conservação do meio ambiente, de sustentabilidade e mobilidade”, declara Reginaldo Valença Jr., Administrador Geral de Fernando de Noronha.

As bicicletas públicas de Fernando de Noronha serão novas e terão um design específico que garanta conforto ao ciclista, com pneus apropriados para utilização em meio urbano e terrenos acidentados, específicos do Arquipélago. As bicicletas serão resistentes à maresia e a impactos. O peso será de, no máximo, 14 kg e terão, no mínimo, 21 marchas. Todas as bicicletas serão dotadas de equipamentos de segurança obrigatórios, como campainha e sinalização. O prazo para início das atividades será de 90 dias após a conclusão do processo licitatório. 

O Pedala PE foi criado em agosto de 2012, com a finalidade de promover ações da bicicleta como modal de transporte e lazer dentro do Estado. Fazem parte da ação, o Bike PE, o Plano Diretor Cicloviário, campanhas educativas, capacitação dos instrutores de auto-escolas, inclusão de questões referentes à bicicleta na prova teórica e realização de teste prático para a convivência harmoniosa com os ciclistas. 

CICLOMOBILIDADE: A partir de agora, o tema Ciclomobilidade está na pasta de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. A Secretaria trabalhará o modal bicicleta - como meio de transporte para a população - seguindo alguns eixos: incentivo ao uso da bicicleta (valorização do transporte não motorizado) para dar maior mobilidade ao sistema de transporte; convívio pacífico entre os modais (metrô / ônibus / carro / motos / bicicletas e pedestres); maior segurança dos ciclistas; ampliação da mobilidade para a população em geral; implantação/ampliação de ciclovias, ciclofaixas permanentes, paraciclos e bicicletários; preservação do meio ambiente; melhor conservação das cidades. "O tema ficará ligado diretamente ao meu gabinete. Sempre defendi que as cidades, primeiro, precisam ficar mais bem preparadas para seus cidadãos e a questão da ciclomobilidade é ponto essencial para termos hoje mais qualidade de vida nas metrópoles, com uma estrutura mais apropriada de convívio entre os modais de transporte", afirma Felipe Carreras.

Bike Noronha

Bairros
Mobiliário
Porto Santo Antônio
Estação
Praça da Academia das Cidades – Vila do Trinta
Estação
Praça Flamboyant
Estação
Vila dos Remédios
Estação
Escola Arquipélago
Estação
ICMBio
Estação
Aeroporto Governador Carlos Wilson
Estação
Terminal do Cachorro
Estação
Mirante do Trinta
Paraciclo
Floresta Nova
Paraciclo
Floresta Velha
Paraciclo
Vacaria
Paraciclo
Três Paus
Paraciclo
Praça Miguel Arraes
Paraciclo
Basinha
Paraciclo
Usina de Reciclagem
Paraciclo
Vai Quem Sabe
Paraciclo
Quixaba
Paraciclo
Sueste
Paraciclo
Museu do Tubarão
Paraciclo



FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO

segunda-feira, 8 de junho de 2015

=> Primeiro voo ligando Pernambuco à África partiu neste fim de semana

Na madrugada da sexta-feira (05) para o sábado (06/06), partiu o primeiro voo ligando Pernambuco à Cidade da Praia, em Cabo Verde. Este foi o primeiro voo que saiu de Pernambuco para um país africano, ainda servindo de conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). O voo sem escalas da TACV - Cabo Verde Airlines saiu do Recife às 23h59 (sexta-feira) e chegou ao Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, em Cabo Verde, às 6h30, horário local. O primeiro voo de retorno chegou também na sexta-feira, ao Aeroporto Internacional do Recife, às 22h34, horário local.

O corte de fita do voo inaugural contou com a participação do secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, do secretário de Turismo & Lazer de Pernambuco, Camilo Simões, do cônsul de Cabo Verde em Pernambuco, Ricardo Galdino, do embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Padilha, do administrador da TACV, Marco Pereira, e da diretora de Acompanhamento Turístico de Cabo Verde, Zilca Paiva.

"Esta nova ligação de Pernambuco com um país africano trará frutos para o Estado. Estamos começando com uma frequência semanal de voo, mas não temos dúvida de que em breve a quantidade de voo irá aumentar. Queremos que cada vez mais pernambucanos conheçam outros países e iremos fazer uma grande campanha de divulgação do nosso Estado para que vários turistas venham nesse voo", destaca Felipe Carreras.

A nova rota está sendo operada com um Boeing 737-800, com capacidade para 174 passageiros. O voo beneficia ainda passageiros de capitais como Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), e Natal (RN), aumentando a malha de conectividade para a economia pernambucana. "O Recife já é o principal fator responsável pelas vendas de passagens aéreas da TACV. Em março, tivemos um acréscimo de 19% na venda de passagens e em abril, 12%", informa Marco Pereira.

Com a rota Recife - Cabo Verde, Pernambuco passa a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor, e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo.

Sobre Cabo Verde - A República de Cabo Verde é um país constituído por dez ilhas, localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas da Costa Ocidental Africana, cobrindo uma área total de pouco mais de 4.000 quilômetros quadrados.
Nas ilhas de Cabo Verde, onde se fala o português, pode-se usufruir do sol durante o ano inteiro, com uma grande diversidade ambiental e belíssimas praias, posicionando essas ilhas entre as mais procuradas pelos turistas europeus.

Com uma diversidade cultural rica, as Ilhas de Cabo Verde são conhecidas internacionalmente pelo seu ritmo musical. Apenas a três horas e trinta minutos de distância da Europa e três horas e vinte do Brasil, o país goza de uma localização privilegiada, que se alia à tranquilidade do território, fazendo deste um destino com rica gastronomia, de cultura diversificada e variados meios de hospedagens.


FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO

sexta-feira, 5 de junho de 2015

=> Festa de Santo Antônio: Garanhuns comemora o padroeiro

Garanhuns se prepara para vivenciar o período junino na cidade, ao mesmo tempo em que comemora o padroeiro do município, Santo Antônio. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Paróquia de Santo Antônio estão promovendo momentos culturais e religiosos na “Suíça Pernambucana”.

A 229ª Trezena de Santo Antônio, iniciada em 1º de junho, segue até o dia 13 na Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade. Terços, missas, quermesse com shows religiosos, bazar, teatro, feijoada beneficente entre outros momentos, fazem parte da programação religiosa.

Nos dias 11 e 12 de junho a população vai contar com a tradicional Festa de Santo Antônio, a partir das 19h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Dentro dos festejos, também acontece a nona edição do “Festival Sesc de Quadrilhas Juninas”, onde 18 grupos de nove cidades pernambucanas, se apresentarão mostrando uma das principais tradições nordestinas. Atrações musicais, cortejo de quadrilhas e baile dos namorados também estão inseridos na programação.

Segue, abaixo, a programação da 229ª Trezena de Santo Antônio e da Festa de Santo Antônio:



Texto: Samara Pontes
Imagens: Divulgação
Fonte: Secom Garanhuns

terça-feira, 2 de junho de 2015

=> Garanhuns realizou XIII Festival Cultural Quilombola Estivas

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, no último domingo (31), o XIII Festival Cultural Quilombola Estivas, que contou com atrações musicais, bingo beneficente (com o intuito do dinheiro arrecadado reformar a comunidade do Castainho e construir a Igreja para a comunidade), assim como, apresentações de grupos culturais de Garanhuns e região (Grupo Afro Estrela, Coral Infantil do Estivas, Grupo Quilombola Axé e Grupo Negra Atitude), atraindo centenas de pessoas para prestigiar o evento.

A comunidade quilombola é localizada a 7 quilômetros do centro de Garanhuns, reconhecida pela Fundação Palmares como comunidade remanescente quilombola e está passando por processo de demarcação de terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A festa do quilombo Estivas acontece todos os anos, sempre no último domingo do mês de maio e é aguardada por toda a comunidade quilombola.

Uma das atrações mais aguardadas, da festividade, foi a eleição da “Mais Bela Quilombola”, que contou com a participação de quatro concorrentes. A mesa de jurados foi composta por Djair Valença (Cantor), Selma Melo (Coordenadora da Atenção Básica) e Ângela Pereira (Fisioterapeuta multiprofissional de saúde em família) que elegeram Fabiana da Silva, 17 anos, estudante da Escola do município Salomão Rodrigues Vilela, como a campeã do concurso 2015.

Texto: Luanny Porto
Foto: Fábio Vasconcelos
Fonte: Secom Garanhuns