quarta-feira, 30 de novembro de 2011

-> Fórum de Juventude e Cidadania

Aconteceu ontem no Centro de Convenções de Pernambuco, o Fórum de Juventude e Cidadania que recebeu cerca de 1500 participantes dentre: autoridades, convidados, estudantes, professores e coordenação do Projovem Urbano no qual estudantes delegados pelos municípios dos pólos: Agreste, Sertão; Mata Sul e Litoral propuseram sugestões para criação de um documento de política de redução de danos sobre os eixos-temáticos trabalhados em cada núcleo na tentativa de colocar em prática a ação de cidadania aprendida e vivenciada nas aulas e eventos no qual participaram.


O Projovem Urbano (PJU) é programa nacional que busca a inclusão da juventude, no qual estudantes entre 18 a 29 anos voltam a estudar para terminar o ensino fundamental, além de terem iniciação em qualificação profissional e despertar o exercício da cidadania em 18 meses; e em Garanhuns (por exemplo), funciona na Escola Francisco Madeiros, tendo como qualificação profissional os arcos ocupacionais de: Alimentação, e Turismo e Hospitalidade.


Como atrações culturais na programação estavam: recreadoress na hora do credenciamento, e na abertura do evento o Quarteto do Conservatório Pernambucano de Música Vicente Fitipalde.



Dentre as presenças ilustres que compuseram o palco de honra no fórum estavam: Dercina Lustrosa (representando a Universidade Federal de Pernambuco); Genilson Marinho (que faz parte da Coordenação Estadual do Projovem Urbano, mas que no momento também estava representando o Secretário Estadual de Educação); Flávio Miranda ( presidente da Undine); Vera Capucho (responsável pelo programa Paulo Freire); Cláudia Abreu (da G. de Jovens e Adultos); Laura Gomes e Renata Mesquita.



Além da cerimonialista Tatiane Marques, Genilson Marinho foi mestre de cerimônia no evento, conduzindo o evento na hora no qual os estudantes delegados pelos municípios no quais estudavam faziam suas propostas para o documento a ser votado.


Genilson Marinho

No município de Garanhuns, como já dito anteriormente os estudantes delegados foram: Carlos Silva (defendendo ações sobre DESCARTE ADEQUADO DO LIXO que faz parte do eixo: Meio Ambiente/ Sustentabilidade /Economia Solidária) e Hélio Brasil (fazendo a defesa sobre experiência da formação de agentes de cerimônia no eixo de Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho devido ao destaque do trabalho realizado entre os estudantes de Turismo e Hospitalidade no Cerimonial Projovem Urbano Garanhuns).

Hélio Brasil e Carlos Silva (estudantes delegados de Garanhuns)

Após as propostas dos estudantes do Projovem Urbano de Pernambuco dos pólos: Agreste Meridional; Sertão; Zona da Mata e Litoral, houve a votação na qual todos que estavam no Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco) com o gesto simbólico levantaram seus crachás concordando com o que foi sugerido.


Tatiana Marques que é proprietária do cerimonial que organizou o evento contratou para este fórum quatro estudantes ( Ana Paula, Joseane, Juliana e José Gledson) que fazem parte do cerimonial Projovem Urbano Garanhuns que tiveram orientação de sua professora Amanda.

Alunos do Cerimonial Projovem Urbano Garanhuns com professora Amanda Maciel Ferraz


Na ocasião também estiveram presentes professores e alunos; coordenações regionais dos pólos, no caso do Agreste Meridional representada por: Elielda Duarte (Diretora Executiva); Diorges Albuquerque (Coordenador Pedagógico); Carmem; Daniel; Lívia; Mayara; Margarete. Em Garanhuns, as professoras presentes no fórum foram: Amanda (já citada); Angela Maria e Josinete Gomes.


O clipe a seguir contém fotografias que registram o evento


-> Clipagem: Fórum Juventude e Cidadania reúne estudantes do Projovem Urbano

Clipagem de Matéria postada hoje no Site da Secretaria de Educação de Pernambuco que pode ser acessada pelo link: http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=37&art=245

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Fórum Juventude e Cidadania reúne estudantes do Projovem Urbano

Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento no Centro de Convenções



Assessoria de Comunicação - 30/11/2011 11:36h


Créditos: Alyne Pinheiro

“Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Foi com esse verso da música de Geraldo Vandré que os alunos do Projovem Urbano se emocionaram durante o Fórum Juventude e Cidadania, que aconteceu na tarde da última terça-feira (29), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda.

No evento, os estudantes apresentaram propostas com objetivo de reunir as experiências do que foram vivenciadas durante o projeto, agregar às discussões já desenvolvidas em caráter de resolução e buscar ações que melhorem as dificuldades identificadas.

Participaram do encontro cerca de 1.500 pessoas, entre alunos, gestores das gerências regionais de ensino (GREs), coordenadores do Projovem Urbano, gestores de escolas, autoridades, professores e outros convidados. O programa abrange 30 municípios distribuídos entre os pólos Litoral Sul e Mata Sul; Agreste Meridional e Sertão.

Para o coordenador do Projovem, Genilson Marinho, o fórum retrata o compromisso com cada um dos estudantes e mostra o esforço e o reconhecimento de todos. “Estamos apresentando vivências de práticas pedagógicas, da dimensão cidadã do Projovem Urbano. O nosso objetivo é fazer com que os jovens compreendam a comunidade e se reconheçam como agentes de transformação”, explica o coordenador.

Os alunos, através dos Planos de Ação Comunitária (PLA), promoveram ações para melhorar a infra-estrutura das comunidades, conscientizar a população local sobre preservação do meio ambiente e colaborar com os desafios. Eles apresentaram propostas para diversos temas como violência contra a mulher, drogas e segurança. “O Projovem me ensinou que tudo é possível quando se tem oportunidade”, diz Nilson Dantas, aluno do núcleo de Iati, pólo Agreste.

Os estudantes participantes do Plano de Orientação profissional (POP), que atuam como guia para situar o jovem no mundo do trabalho, também apresentarão suas ações. O POP, através do conhecimento das oportunidades oferecidas pela cidade, tem contribuído para o desenvolvimento profissional, durante e após a conclusão dos estudantes.

O evento também deu oportunidade para um grupo de alunos do Arco de Turismo e Hospitalidade mostrar o que aprendeu na organização do cerimonial. “O Projovem nos deu oportunidade de abrir várias portas e hoje estamos mostrando o que aprendemos durante todo o nosso tempo de estudo e aprendizagem”, relata a estudante Juliana Vieira.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

FONTE: Site da Secretaria de Educação de Pernambuco

sábado, 26 de novembro de 2011

-> Noite de Autógrafos do PROJOVEM URBANO Caetés

Aconteceu no município pernambucano de Caetés dessa terça-feira (22 de novembro), a Noite de Autógrafos dos alunos do Projovem Urbano (PJU) que estavam há anos sem estudar e devido ao programa federal PJU voltaram a freqüentar uma sala de aulas, lhes dando oportunidades de desenvolvimento humano e exercício da cidadania.


O evento foi realizado no Centro de Eventos de Caetés, sendo conduzido pela mestre de cerimônia Márcia Ivo (professora de Turismo do PJU de Caetés) e como integrantes que compuseram a mesa tiveram representantes de: coordenação estadual do Projovem Urbano – Angela Monteiro; coordenação regional do PROJOVEM URBANO do Agreste Meridional – Elielda Duarte (Diretora executiva) e Diorges Albuquerque (Coordenador Pedagógico); Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional – Paulo Lins (Gestor), Adelma Lias e Ivete; os professores – José Leandro dos Santos e Cinthia Marcela Noronha; o estudante – Raquel Vicente; Secretaria de Educação de Caetés – Maria José Sampaio (ex- secretária e patrocinadora do evento), Maria José de Sá Sampaio e Zenaide Ivo; gestão de escolas – Pedricia Tenório e Maria Sonia da Rocha.


Também estiveram presente no evento: seminarista – Reginaldo, o proprietário da rádio Guarany, vereadores e o secretário de cultura do município – Thiago Wanderley.


A música ficou a cargo da Banda Marcial Hermínio Sampaio de Melo do Colégio Municipal Monsenhor José de Anchieta Callou.


Mostrando a integração entre os núcleos do Agreste Meridional, estiveram trabalhando nesta noite, os estudantes de Garanhuns que fazem parte do CERIMONIAL PROJOVEM Garanhuns (Ana Paula, Joseane, Jaideny, Juliana e Hélio) coordenada pela professora de Qualificação Profissional de Turismo e Hospitalidade – Amanda Maciel Ferraz.

Foto: Estudantes do Cerimonial Projovem Urbano Garanhuns com a professora Amanda e a coordenação estadual (Angela Monteiro) e regional ( Elielda Duarte e Diorges Albuquerque)

Foto: Estudantes do Cerimonial Projovem Urbano Garanhuns com a professora Amanda


O vídeo a seguir contém as melhores fotos do evento.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

-> Confraternização do Projovem Garanhuns

Aconteceu na última segunda-feira (dia 21), a confraternização de final de ano do Projovem Urbano (PJU) Garanhuns, sendo realizada na própria escola Francisco Madeiros (antigo CERU). O planejamento e execução do evento ficaram ao encargo dos estudantes do conteúdo PJU coordenado pelas docentes pelo motivo de planejamento de eventos fazer parte do conteúdo programático da qualificação profissional, tanto do arco ocupacional de alimentação, quanto de Turismo e Hospitalidade. Sendo um momento de reflexão e introspecção sobre os 18 meses de convivência e sobre o que se espera do futuro com direito a mensagens de professores e alunos, brinde e sorteios.

A condução do evento foi pela estudante Juliana que atuou como mestre de cerimônia; o jantar foi preparado pelos alunos de alimentação

No evento também foi exibido um documentário com os depoimentos sobre a atuação do cerimonial PJU nos eventos que foi coordenado pela professora Amanda Maciel.

As melhores fotografias podem ser vistas no clipe a seguir.


-> FESTIVAL SABORES DE GARANHUNS


Começa na quarta-feira dia 29 de novembro, o Festival Sabores de Garanhuns que tem como objetivo o fortalecimento da gastronomia pernambucana através da valorização dos produtos locais, que realizado pelo SEBRAE com o apoio da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) e esta edição que vai até dia 30 de dezembro a Blogueira Patty Martins do Aqui na Cozinha (http://www.aquinacozinha.com/ ) foi convidada para participar. Por isso o BLOGATIVO quer parabenizar não só o “ AQUI NA COZINHA”, como também Patrícia. Parabéns!!!


A listagem dos restaurantes participantes e alguns pratos podem ser vistos no endereço acima citado.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

-> Projovem Urbano nos Pontos Turísticos de Garanhuns

Um grupo de alunas do Projovem Urbano (PJU) do núcleo de Garanhuns que possui dentre as opções de qualificação profissional o arco ocupacional de Turismo e Hospitalidade fez na tarde dessa quarta-feira ( 9/11/2011) uma visita técnica aos pontos turísticos do município em que residem.

Conduzidos por Wender Paulo Torres (é condutor de turismo possuindo 2 cursos em sua formação: um pelo Sebrae e outro pela Secretaria de Turismo de Garanhuns) que já palestrou para os estudantes PJU sobre Ecoturismo (como mostra a reportagem do dia 27 de outubro que pode ser vista pelo link:
http://blogativo2009.blogspot.com/2011/10/pju-garanhuns-recebem-condutor-de.html ) juntamente com a professora orientadora do PJU – Josinete Gomes ( que na referida palestra relatou possuir o curso técnico de condutor); o grupo visitou os seguintes pontos turísticos: Bom Pastor; Pau Pombo; Mãe Rainha; Centro Cultural; Mosteiro de São Bento.


A articulação dessa aula passeio partiu da professora de Qualificação Profissional em Turismo e Hospitalidade do PJU - Amanda Maciel Ferraz (Bacharela em Turismo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Facho) quando a mesma oficializou o convite para Wender na palestra já mencionada, e ele aceitou de imediato.


O Instituto Bom Pastor era uma escola católica de educação feminina voltada para as classes menos favorecidas (órfãs e pobres), fundado pelas freiras da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor para lecionar: a doutrina cristã, leitura, contas( as quatro operações), caligrafia, trabalho de agulha, de lavar, de engomar. Os biscoitos de nata e os licores fabricados no convento eram famosos, ao ponto de ser citado na obra : “Freyre no mundo de Apipucos”. Serviu como internato e escola até o início dos anos oitenta. Depois que o governo estadual restaurou o prédio, foi instalado no local o batalhão da Polícia Militar de Garanhuns. Atualmente, está sendo planejado uma restauração para funcionar no Museu do Queijo Coalho de Pernambuco.




Conhecido popularmente como Pau Pombo, o Parque Ruber Van Der Linden é um parque ecológico, sendo arborizado, com flores raras, fontes de água, grutas e pássaros.

-> CLIPAGEM: PROJOVEM URBANO-AM na FISPAL

Clipagem de matéria publicada no blog da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (http://gre-garanhuns.blogspot.com/2011/11/fispal-tecnologia-nordeste-e-o-projovem_10.html ) ontem.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

FISPAL TECNOLOGIA NORDESTE e o PROJOVEM URBANO-AM



Nesta última segunda (08.11.11), alunos e professores do Projovem Urbano do Agreste Meridional dos núcleos de Garanhuns, Brejão, Caetés e Palmeirina prestigiando à (FISPAL TECNOLOGIA NORDESTE) Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para Indústrias de Alimentos e Bebidas realizada, no Centro de Convenções de Pernambuco.Os núcleos foram prestigiados com a visitação à referida feira, contemplando assim à Qualificação Profissional, arco Alimentação.

O Secretário de Educação do Estado Pernambuco: Profº Anderson Gomes;
O Coordenador Estadual do PJU: Genilson Marinho e a Diretora Executiva do Agreste Meridional: Elielda Barbosa Duarte.