Pela primeira vez em 25 anos, haverá uma disputa no processo sucessório para a direção da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). A chapa “RENOVA FIEPE” é liderada pelo empresário Josias Inojosa Filho, indicado espontaneamente por expressivo grupo de empresários após uma série de debates sobre a governança institucional do sistema Fiepe. A eleição está prevista para maio, na forma estatutária, onde têm direito a voto todos os 36 sindicatos associados.
A “RENOVA FIEPE” busca destacar a Fiepe enquanto instituição com relevante papel na vida econômica e social de Pernambuco. “Neste momento tão grave para a indústria pernambucana e de crise econômica e política em todo o País, a Fiepe tem o dever de assumir a liderança e o protagonismo como entidade de classe para a sobrevivência e crescimento do setor industrial. O grupo se coloca à disposição para o fortalecimento da instituição a partir da renovação e do princípio saudável de alternância de comando”, afirma Josias Inojosa Filho.
O grupo quer estimular a participação de toda a base sindical, independente do tamanho ou segmento, na formulação de programas, ações e projetos. A ideia é valorizar os sindicatos e de forma pró-ativa promover o empreendedorismo e o setor industrial em Pernambuco. E mais, destacar o produto das indústrias locais no mercado nacional e também no exterior, contribuindo para um incremento na exportação. “Transparência e profissionalização na gestão são os nossos princípios fundamentais”, completa Josias.
O Renova Fiepe é um projeto construído por mais de 18 sindicatos, entre eles, o Sindusgesso-PE, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (SIMMEPE), o Sindicato de Móveis de Pernambuco, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco e o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral e de Malharia (Sinditextil/PE).
Confira as propostas do Renova Fiepe:
· promover a transparência na gestão dos recursos da Fiepe e do Sistema S para a diretoria e o conselho de representantes poderem contribuir ativamente na tomada de decisões;
· a busca permanente da inovação e absorção de novas tecnologias;
· dispersão espacial - voltada para a interiorização e racionalização da RMR;
· atração e fortalecimento de projetos estruturadores e adensamento de suas cadeias produtivas, preservando, com preferências, o conteúdo local;
· educação e valorização profissional dos recursos humanos;
· defesa da sustentabilidade ambiental;
· inserção da economia de Pernambuco nos mercados internacionais, com ênfase na exportação;
· a valorização do Conselho de Representantes, da diretoria da Fiepe e, sobretudo, dos Sindicatos filiados;
· promover amplo debate com foco no realinhamento das ações do Sistema S em defesa das indústrias do Estado;
· promover e estimular o empreendedorismo e a valorização do industrial pernambucano.
Perfil: Engenheiro civil, pós-graduado em Marketing. Sócio e diretor geral das empresas Indústria de Gessos Especiais LTDA, Gessos Odontológicos, Gessos Cerâmicos e Gessos Agrícolas e acionista da Supergesso S.A. Ind. e Com. É presidente do Sidusgesso, vice-presidente da Fiepe, presidente do Conselho de Administração do ITEP-OS e diretor do Ciepe. Além disso, é membro dos Conselhos Temático de Integração Nacional da CNI, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco e da Associação Comercial de Pernambuco.
Texto: Rachel Motta
Crédido da foto: Gustavo Penteado
Nenhum comentário:
Postar um comentário